50 anos de história e a luta para transformar o Mercado de Petrópolis em um point cultural!

0 613

Há 50 anos, a cidade de Natal abriga um importante ponto cultural: o Mercado Municipal de Petrópolis. Com diversas iniciativas para promover a cultura na região, o local se transformou num verdadeiro marco para a história da cidade. Venha conhecer o local e descobrir porque ele é tão especial!

50 anos de história

Completando 50 anos de história, o Mercado de Petrópolis, situado na cidade de Natal, luta para se estabelecer como um importante ponto cultural da região, fica no bairro de Petrópolis.

50 anos de história
Praça de alimentação do mercado. Fonte/Reprodução: Mercado de Petrópolis.

Apesar de outorgado como Patrimônio Cultural Municipal, menos da metade dos 56 boxes está aberto, pois o estatuto do prédio permite que eles sejam cedidos a pessoas físicas ou jurídicas sem punição, ou obrigação de repasse.

Novas iniciativas para revitalizar o local

Entretanto, alguns entusiastas do local têm migrado seus ofícios e trabalhos para o Mercado, como sebos de livros e discos, antiquários, associações de cinema, escolas de arte e outros pontos culturais. Além disso, tem sido realizadas algumas iniciativas pontuais no local, como projetos relacionados ao samba, ao cinema ou datas comemorativas, além do Dia de Feira Livre no Mercado. O evento acontece todos os dias a partir das 10h, com acesso livre.

Posts Relacionados
1 De 5

Mezanino Abraham Palatnik

O mezanino Abraham Palatnik foi construído na parte superior do Mercado para sessões de cinema e projetos relacionados. Porém, desde 3 de novembro de 2016 ele está fechado devido a riscos na estrutura causados por um dos antiquários do mercado.

Embora haja um entendimento entre as partes para realizar as obras necessárias para reabrir o mezanino em cerca de 30 dias, essa data futura ainda não foi confirmada.

Estrutura do mercado de Petrópolis

Atualmente há cerca de 40 boxes no Mercado, sendo 28 associados e 15 mantendo a tradição dos hortifrutigranjeiros. A solução apontada para uma gestão mais eficaz do Mercado é uma parceria público-privada e existe esperança de que as coisas melhorem no local.

Qual é a solução apontada para uma gestão mais eficaz do local?

A solução apontada para uma gestão mais eficaz do Mercado é uma parceria público-privada. Ainda não há certeza se isso acontecerá, mas parece haver esperança de que as coisas melhorem no local.

 

Deixe um comentário