7° Simpósio do Parque das Dunas (Simparque)
No mês de novembro de 2022, ocorreu o 7° Simpósio do Parque das Dunas, elucidando um acontecimento bastante interessante: o aniversário de 45 anos do Parque das Dunas, o belíssimo e grandioso espaço da floresta amazônica no meio da cidade de Natal RN! Vamos falar nesse texto o que aconteceu nesse evento bacana!
O que é o Parque das Dunas?
O Parque das Dunas é maior parque urbano sobre dunas do Brasil, ele é uma Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, ou seja, como reserva deve ser respeitada e protegida, quando for por lá, tenha consciência ambiental de guardar o seu lixo e preservar as árvores e animais de lá, com o devido respeito.
O Parque das Dunas exerce uma importância muito relevante para o meio de vida da cidade, ele contribui com a purificação do ar e filtragem do lençol freático da cidade. Além de ter uma importante contribuição para a conservação da fauna e flora do lugar, que tem várias especies em risco de extinção.
Por tanto, o Parque das Dunas tem extrema importância para Natal, não para a cidade, mas para cada morador, já que visitar ele é uma questão de amor ao meio ambiente e ao bem estar.
O que aconteceu no 7° Simpósio do Parque das Dunas (SIMPARQUE)?
O tema principal do evento foi “Ecoturismo em Unidades de Conservação como Potencial para a Conservação de Áreas Protegidas e sua Viabilidade Econômica”, um evento que durou dois dias e foi finalizado no dia 23 de novembro. Ele aconteceu no Auditório Tocandira, no próprio Parque das Dunas.
O evento foi bem abrangente e contou com 70 participantes, dentre estudantes, colaboradores do Idema (Instituto de Defesa do Meio Ambiente em Natal) e profissionais da área da Ecologia. O objetivo foi achar métodos para atrair mais pessoas para o parque para poder fazer com a população entenda sobre o trabalho de preservação do meio ambiente.
Para a diretora do Parque das Dunas, Mary Sorage, a conscientização da população é de extrema importância para a conservação do parque, já que há várias visitas todos os dias, principalmente nos fins de semana quando normalmente tem algum evento acontecendo. Ela ainda chama atenção e diz:
“Nosso trabalho também requer ouvir a floresta e lutar pelos que não falam e para que as gerações futuras possam usufruir. Estou há muitos anos à frente da gestão do Parque. Um lugar que pulsa vida, respeito e diversidade. Há 45 anos pessoas viram a necessidade de preservar este espaço. E por isso hoje estamos aqui celebrando o amor e a proteção à vida. O evento celebra o aniversário do Parque e é um espaço para debates sobre o meio ambiente”.
Falou a gestora afirmando mais uma vez que a preservação do Parque das Dunas precisa também do cuidado dos seus visitantes, pois todos têm de ter em mente a grandiosa importância do parque e assim respeitar ele e tratá-lo bem.
Quais personalidades estavam presentes nesse evento?
No primeiro dia, o evento de abertura, onde se comemorou os 45 anos do Parque das Dunas, teve a participação:
- Do diretor técnico do Idema: Werner Farkatt;
- Da gestora do Parque das Dunas: Mary Sorage;
- Do representante do Conselho Gestor do Parque e do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes: Ivan Augusto;
- Da vereadora e deputada eleita: Divaneide Basílio;
- O representante da deputada Natália Bonavides: José Flamínio.
A deputada Divaneide salientou a importância de conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente:
“Ser parceira e desenvolver um trabalho junto com esse equipamento, que é símbolo da luta pela preservação ambiental da nossa cidade e todo o RN, é uma honra sem tamanho. Temos sempre que pensar em políticas públicas para o nosso Parque. Nossa riqueza natural.”
Uma participação adorável sabendo que a deputada prioriza pela conservação do meio ambiente em seu plano de governamental.
45 anos do Parque das Dunas
O Parque das Dunas então completou 45 anos do mais lindo bosque de duna que existe. No evento, bonitos troféus foram dados aos colaboradores e servidores do parque.
O Parque das Dunas foi criado em 1977, como a primeira unidade de conservação da biosfera da mata atlântica no RN.
Espero que tenham gostado de saber sobre o Simparque! Acompanhem o site para mais notícias!