Areia Branca RN

1 394

Areia Branca RN é um município charmoso, cheio de praias lindas, que fica no litoral norte do estado potiguar, na região conhecida como Costa Blanca.

Nesta cidade fica ainda a belíssima praia Ponta do Mel, o único lugar do mundo onde o sertão encontra o mar.

Areia Branca RN é conhecida pelas suas belas praias paradisíacas de areias brancas, dunas e falésias. Um espetáculo de local que fica a 330 quilômetros de Natal Rio Grande do Norte.

Quer saber mais sobre a linda Areia Branca RN? Vem com a gente!

Conheça Areia Branca RN

Areia Branca RN é um município encantador do Polo Costa Branca. Por aqui areia é muita clara, contrastando com o lindo mar azul.

Cheia de praias lindas, como e encantadora Praia Ponta do Mel Areia Branca é uma região cuja economia se assenta na produção do sal, turismo e pesca.

Posts Relacionados
1 De 165

Quer ver mais? Acompanhe!

Areia Branca RN: um pouco de história

A cidade de Areia Branca foi emancipada de Mossoró com a Lei nº 10, de 16 de fevereiro de 1892. É limitada pelos municípios de Grossos (oeste), Mossoró, Ponta do Mel (sul) e Porto do Mangue (leste).

A sede do município está localizada a 4 ° 57’22 “de latitude sul e 37 ° 08’13” de longitude oeste, bem no norte do estado potiguar, a uma altitude é de 03 m acima do nível do mar.

Segundo o IDEMA, a pluviosidade média anual na cidade é 693,6 mm. É adequado para culturas de longo período, como algodão de árvores, sisal, caju e coco.

A principal festa da cidade é o Carnaval e a Festa dos Navegantes, que comemora o aniversário da libertação da cidade, na primeira quinzena de agosto e outubro, para reconhecer e premiar os políticos locais e nacionais.

Areia Branca RN é um local ideal para:

  • Conhecer praias lindas, algumas quase desertas;
  • Visitar as salinas e se encantar com as montanhas de sal;
  • Conhecer a linda Ponta do Mel, onde o sertão encontra o mar;
  • Encontrar um povo hospitaleiro e um ambiente tranquilo, ideal para fugir do estresse da cidade grande.

Areia Branca RN – atrativos e paisagens

Outro ponto muito forte da cidade é o turismo religioso, já que a linda Areia Branca é um lugarejo de tradicionalmente de muita fé. Em agosto, a cidade se torna um símbolo de dedicação e fé. Neste mês ocorre uma linda festa cuja multidão que se reúne nela só pode ser comparada ao carnaval.

Os fiéis se reúnem em agosto para participar da festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

Mas, sem dúvida o principal destaque de Areia Branca são as suas praias. Entre as mais visitadas destacam-se:

  1. Praia de Upanema: a mais próxima da Zona Urbana e a mais visitada;
  2. Praia de Baixa Grande: preferida dos visitantes em qualquer época;
  3. Praia de Redonda: majestosa, conhecida pelas dunas que a cercam;
  4. A Praia de São Cristóvão: linda, com paisagens deslumbrantes;
  5. Ponta do Mel: um ótimo local para descansar, com boa estrutura de hospedagem e excelente culinária;
  6. Praia de Morro Pintado: uma praia deserta, pouco visitada pelo homem, um cenário quase intocado.

O que fazer em Areia Branca RN?

Se tivéssemos que recomendar algo praticamente obrigatório para o visitante que vai a Areia Branca seria conhecer a Praia Ponta do Mel.

A praia de Ponta do Mel possui uma característica única: é neste ponto do litoral do Rio Grande do Norte, a 250 km de Natal, que o sertão encontra o mar, criando uma paisagem exótica com grandes falésias coloridas, vegetação de Caatinga, como cactos gigantes, e animais típicos da região, como cabras, ovelhas e jegues.

A Ponta do Mel fica a 30Km do centro da cidade, e é a principal atração da região.

Do lado de Ponta do Mel fica a linda Praia do Rosado e suas majestosas dunas que impressionam pela cor rosada. Esse local é semelhante ao cenário do deserto marroquino, por isso serviu como cenário para a telenovela da Rede Globo O Clone.

Com certeza você vai amar passear de buggy por esse cenário!

Por sua vez, na cidade de Areia Branca fica o Porto Ilha que escoa a produção de sal da região.

E uma vez que esteja no porto, não deixe de conferir as belas e quase desertas praias de Cristóvão, Redonda e Morro Pintado, que ficam ali pelas proximidades.

Desfrutar de muito sol, um banho de mar tranquilo e paisagens únicas, tudo em isso meio a calma do sertão, é um privilégio que o visitante tem aqui.

Portanto, ao vir para Areia Branca:

  • Não deixe de ir a Praia Ponta do mel;
  • Visite o Porto Ilha em Areia Branca, onde poderá ver de perto a produção de sal do lugar;
  • Confira as lindas Praias de São Cristóvão, Morro Pintado e Praia Redonda;
  • Não esqueça a câmera fotográfica para registrar tudo!

Onde se hospedar em Areia Branca RN

Se você for ficar em Ponta do Mel, saiba que o n tem menos de 6.000 habitantes.

Com ar típico de praia, a pequena vila tem apenas algumas ruas com calçadas de paralelepípedos, e as vias restantes são de terra batida.

Por aqui o sol é quente e o céu azul na maior parte do ano.

Se for ficar hospedado por aqui confira a Pousada Areia Branca. Localizada em um penhasco, a estrutura de acomodações do espaço combina conforto e vistas panorâmicas da enseada de Ponta do Mel.

A melhor época para conhecer é o período de estiagem, de julho a dezembro. Em agosto acontecem as maiores festas da região, a Festa da Nossa Senhora dos Navegantes, é o destaque.

Se você não gosta de chuvas evite os meses de março e abril. Mas, se isso não incomodar saiba que as temperaturas não variam muito o ano todo. A média é de 27º. O mês de julho é o mês com menor média 26º e Janeiro tem as mais altas temperaturas médias, em torno de 28º.

Não se esqueça, quando visitar Areia Branca RN:

  1. Prepare-se para muito sol e calor;
  2. Não deixe de conhecer as dunas do Rosado;
  3. Confira a Pousada Areia Branca;
  4. Evite os meses de março e abril se não quiser pegar chuvas;
  5. Aproveite a ótima infraestrutura da Praia Ponta do Mel.

Você conhece Areia Branca RN? Todos sabemos que o estado do Rio Grande do Norte é cheio de belas cidades, praias paradisíacas, culinária de dar água na boca e conforto que nunca parece acabar, porém ainda existem alguns paraísos que você talvez não conheça, hoje falaremos de um deles.

Quando deixamos um pouco de lado a maravilhosa cidade de Natal e nos aventuramos pelo estado acabamos encontrando lugares e pequenos paraísos que não fazem parte dos roteiros mais comuns e que por isso mesmo podem ser o destino ideal para suas férias.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre Areia Branca RN, vamos dar a você as dicas que você precisa para conseguir aproveitar ao máximo sua estadia na região e com isso tenha as férias que você sempre sonhou neste local lindo.

Pontos turísticos de Areia Branca RN

Claro que sendo uma cidade bem menos conhecida que Natal, Areia Branca acaba sendo uma caixinha de surpresas já que você não sabe o que esperar dela, por isso mesmo vamos começar nosso artigo com algumas dicas de pontos turísticos que você vai querer conhecer na região, fica ligado.

Praia da ponta do Mel

A região costeira do RN é cheia de belas praias e naturalmente Areia Branca não poderia deixar de apresentar algumas das melhores praias que você vai conhecer na vida, embora elas não sejam tão conhecidas são realmente lindas.

A praia da ponta do mel é realmente um lugar com um sabor doce, durante a tarde as águas são mais tranquilas e quentinhas, perfeitas para passar um tempo em família, você sem dúvidas vai querer relaxar e curtir o momento.

A ponta do mel que dá nome a praia é uma atração local atraindo fiéis de todo o estado, embora a simplicidade esteja nos detalhes ainda vale a pena passar uma tarde por aqui e aproveitar o sossego para descansar e relaxar.

Dunas do rosado

Quem conhece o RN sabe que as praias e as dunas fazem uma verdadeira dança por aqui, uma completando e ressaltando a beleza da outra, mas em se tratando de dunas nenhuma pode ser mais bela do que as dunas do rosado.

A areia faz uma dança toda mágica se movendo com o vento, as formações de dunas mudam o tempo inteiro tornando a paisagem em algo quase vivo, cheio de minúcias para quem deseja observar e se deslumbrar.

Mas o que realmente torna esse lugar especial é a coloração da areia que muda conforme a luz do dia e que pode atingir lindos tons rosados, em alguns momentos durante o dia é como olhar para uma pintura em movimento, sem dúvidas vale a pena conhecer.

Praia de Tibau

Bem na divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, a praia de Tibau é uma das mais belas da região por ser justamente o oposto das grandes praias encontradas na capital, aqui a tranquilidade e as belezas naturais são o verdadeiro show.

As águas são mornas durante o dia todo e com ondas tranquilas que tornam esse o ambiente perfeito para passar uma tarde com as crianças, como se isso não fosse o bastante a infraestrutura na região cresceu para se ajustar e oferecer o melhor ambiente para as famílias que visitam a praia.

Dentre todas as praias do RN essa talvez esteja entre aquelas que oferecem o melhor ambiente para quem quer aproveitar o dia longe da agitação da capital mas sem abrir mão do conforto que a infraestrutura pode oferecer.

Culinária de Areia Branca RN

Já que estamos falando sobre o que Areia Branca tem de melhor a oferecer, vamos falar um pouco sobre como é a culinária do local, para isso decidimos falar um pouco sobre alguns dos melhores restaurantes da região, você vai querer visitar todos eles.

Pic Nic

Quem quer um ambiente popular para sorrir, aproveitar o clima e ter acesso a comida boa, o Pic Nic pode ser o lugar certo, o espaço é realmente simples mas a animação pode ser vista de longe.

A comida tipicamente Brasileira se aproveita dos frutos do mar para oferecer alguns dos melhores pratos que você vai experimentar na vida, mas sem abrir mão de uma boa pizza para você que quer algo simples.

Talvez não seja o lugar certo para um encontro romântico mas sem dúvidas é perfeito para quem deseja passar algumas horas com os amigos ou mesmo para sair com a família e ter uma refeição descontraída e saborosa.

O espaço é simples, com muitas mesas a céu aberto, se você quer algo sem pretensão mas que vai ser uma boa surpresa alimentar visite esse local, você vai adorar do começo ao fim.

Churrascaria o Osmar

Churrasco é coisa de Brasileiro, e combinado com belas praias o churrasco pode ser talvez o tipo de alimento que vai fazer o seu dia se tornar perfeito, a churrascaria o Osmar é uma tradição na região e com bons motivos para isso.

O espaço vem crescendo nos últimos anos e já é um dos mais disputados da região, o motivo, claro, não poderia ser outro, o churrasco é uma delícia, o ambiente é super acolhedor e a animação é de graça.

Quem deseja passar uma tarde ou noite animada bebendo com os amigos e comendo o melhor churrasco não pode escolher outro local, sem dúvidas vai ser perfeito para você, o local fica aberto durante o almoço e de noite então organize sua visita.

Restaurante Barriga cheia

Quem gosta de comida caseira de qualidade e quer aproveitar o almoço ou a janta para experimentar algumas das mais tradicionais receitas Brasileiras, o restaurante Barriga cheia vai ser a opção perfeita para você.

Aqui a simplicidade anda de mãos dadas com o sabor, o local não é muito conhecido mas recebe muitas visitas então quem quiser aproveitar uma refeição precisa chegar cedo ou vai perder as melhores mesas.

O ambiente é bastante tranquilo e confortável, perfeito para relaxar durante a hora do almoço e escapar um pouco da temperatura, você e sua família vão adorar cada minuto dessa experiência.

Vida Noturna em Areia Branca RN

Enquanto as praias e as dunas fazem do dia em Areia Branca um local super divertido e que vai manter você ocupado e gastando energia, durante a noite os bares ficam lotados, a galera se reúne em peso e pessoas de todas as idades acabam se encontrando, você precisa conhecer alguns dos bares mais badalados da região.

Gigliola Drinks

Quem gosta de beber e quer experimentar algumas das melhores cervejas do Brasil além de alguns drinques tipicamente nordestinos sabe que o Gigliola vai ser perfeito para relaxar e curtir a noite potiguar.

As bebidas estão sempre no ponto, a galera sempre animada e os petiscos também não deixam a desejar, mesmo sendo um local simples você vai adorar o atendimento que é de primeiro mundo e vai te fazer sentir realmente bem vindo.

O local apenas abre durante a noite então nada de aproveitar os drinques durante a tarde, mas ainda vale a pena chegar cedo e aproveitar ao máximo a noite.

Bar do Jorge

Tradicional na região o bar do Jorge é um dos mais populares para os moradores locais e com isso acaba não atraindo tantos turistas assim, o bar é espaçoso e tem um atendimento de qualidade mas por ser muito voltado ao público local ele acaba não tendo muita agitação.

Se você quer aproveitar boa bebida e conhecer gente nova, além de ouvir histórias dos moradores da região esse bar pode ser perfeito para você, contudo as mesas podem ser bastante disputadas então chegue cedo.

O espaço abre durante a tarde para drinques e fica aberto até o final da noite, então você pode relaxar e aproveitar os petiscos que são saborosos e tem aquele toque de culinária nordestina que vai te deixar apaixonado.

Bar e Restaurante O Meinha

Um bom bar tem que ter as melhores bebidas, um ambiente amistoso e um atendimento de qualidade, O Meinha tem tudo isso e ainda oferece drinques tipicamente nordestinos que vão pegar de surpresa você que vem de outra região e quer experimentar o sabor local.

O local é espaçoso então cada mesa tem suas próprias belezas para oferecer, você sem dúvidas vai adorar cada momento com conforto, e para quem quer mais do que apenas a bebida o local também é um restaurante com um cardápio delicioso.

Se você está de visita com a família ou os amigos e quer comida de qualidade, bebida boa e a chance de conhecer gente nova e interessante, essa pode ser a oportunidade perfeita para você.

Hospedagem em Areia Branca RN

Se você chegou até aqui já deve estar pensando sobre como vai ser sua viagem para conhecer as belezas e maravilhas de Areia Branca, contudo falta apenas um detalhe para que sua viagem fique completa, a hospedagem.

Pousada do mestre

A pousada do mestre existe na região a muito tempo e vem crescendo nos últimos anos por causa do bom atendimento e quartos realmente confortáveis, o local pode ser a escolha perfeita para quem deseja conhecer a cidade sem gastar muito mas com conforto.

O local é simples mas os quartos são espaçosos e confortáveis, o serviço de atendimento é realmente muito bom e a localização próxima das praias e dos bares da região torna tudo melhor, você sem dúvidas vai adorar cada momento.

O preço está entre os mais atraentes da região então vai ser perfeito para o seu bolso, além disso o espaço mesmo sendo simples pode ser uma boa escolha para sua viagem de lua de mel ou para aquela viagem de férias no fim do ano.

Pousada da Lena

Outra boa opção na região, a pousada da Lena tem um atendimento diferenciado em que cada hóspede recebe atenção suficiente para se sentir em casa, o local é espaçoso e os quartos lado a lado fogem do formato padrão de pousadas e lembra muito as grandes pousadas famosas nos Estados Unidos.

Os preços são bastante acessíveis e podem se tornar ainda mais atraentes para quem quer fazer visitas mais longas, não é incomum encontrar hóspedes que passam meses na região então para você que é nômade digital esse pode ser o local perfeito.

Além de tudo isso você ainda conta com uma bela vista da região e proximidade dos melhores restaurantes e bares, você vai adorar se hospedar aqui, sem dúvidas vai ser a melhor opção.

Areia Branca Apart Hotel

Quem deseja ter conforto e espaço pode preferir o Apart Hotel que é super popular na cidade, esse tipo de hospedagem na verdade não é muito comum no Brasil mas você vai adorar.

Cada hóspede tem seu próprio apartamento o que oferece a liberdade de não apenas dormir mas realmente viver na região durante um tempo, essa é uma opção para quem vai passar férias na cidade e quer ter mais comodidade.

O apart hotel é perfeito para que você possa cozinhar, dormir e viver no hotel economizando muito nos custos o que vai ser perfeito para tornar sua vida mais confortável e organizada durante as férias em família.

Clima em Areia Branca RN

Quem gostou da ideia de conhecer Areia Branca e quer aproveitar essa oportunidade para planejar sua visita mas ainda não sabe qual é a melhor época, não se preocupe, nós pensamos nisso também.

Durante o verão toda a região recebe bem mais visitas então é perfeito para as pessoas que querem aproveitar ao máximo o calor humano e conhecer gente nova, se você vai fazer uma viagem com os amigos e quer curtir a praia.

Já para quem deseja curtir com a família e quer fugir um pouco das multidões, a baixa temporada no inverno e no outono são perfeitas, nessa época do ano o clima fica menos intenso e as praias com suas águas mornas são uma delícia, você vai se sentir muito mais confortável com as crianças.

Areia Branca RN

Areia Branca é o principal município do Polo Turístico Costa Branca, uma região tão linda e importante quanto a capital Natal.

E para fechar com chave de ouro, uma dica final: Areia Branca têm um dos eventos de carnaval maiores e mais divertidos interior do Rio Grande do Norte.

Gosta de festa? Venha para cá no carnaval e aproveite uma experiência única. Curtiu? Não deixe de conhecer a Terra do Sol!

E para planejar sua viagem com mais tranquilidade, não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Passeios. Temos sempre muitas dicas do que fazer o que fazer em Natal e nas principais e mais belas cidades do Rio Grande do Norte!

Até a próxima!

Mostrar comentários (1)