A insurreição comunista de 1935 no RN

1 353
A insurreição comunista de 1935 no RN
A insurreição comunista de 1935 no RN

A insurreição comunista de 1935 no RN teve muitas consequências, Não tenho a pretensão de analisar sociologicamente as causas da revolta ou as suas conseqüências para história política do País, mas apenas oferecer às novas gerações com base na razoável literatura existente, em pesquisa na imprensa da época e na memória pessoal do autor, na condição de filho e neto de contemporâneos do episódio, as informações que possam ajudar a dirimir algumas das dúvidas existentes.

Constitui também uma homenagem àqueles que, de um lado ou de outro, acertada ou equivocadamente, há 70 anos, com idealismo e patriotismo, lutaram por mudanças sociais ou defenderam a legalidade.

O que foi a insurreição comunista de 1935 no Rio Grande do Norte?

A revolução de 1930, tendo como bandeiras a representatividade do voto popular, o combate ao coronelismo político, à corrupção e ao atraso econômico, derrubou a República Velha, cujos principais expoentes eram os chefes políticos tradicionais de São Paulo e Minas Gerais, que se alternavam no poder, na chamada “política do café com leite”, numa alusão às principais atividades econômicas daqueles Estados. Quais as motivações para essa insurreição?

  • A troca de deputados elegidos
  • Monopólio de poder entre 2 estados
  • Revolta popular contra a política do café com leite

A ascensão de Getúlio Vargas ao governo provisório foi fruto de uma aliança heterogênea de políticos emergentes com dissidentes oportunistas do antigo regime e uma geração de jovens militares idealistas e politizados que há uma década lutavam por reformas políticas, através de intervenções militares.

Posts Relacionados
1 De 116

Quais a características da liderança militar na insurreição de 1935?
A fantástica capacidade de liderança militar, os dotes de estrategista dos quartéis, a opinião pessoal e o caráter inatacável do jovem capitão de 24 anos, somaram-se à fama que a “coluna invicta” caiu no imaginário popular, e resultou na entrega simbólica a Luís Carlos Prestes da liderança do tenentismo e por extensão.

Revolução Brasileira, antioligárquica, liberal, moralista e industrializante. Exilado na Bolívia e a seguir na Argentina, Prestes não era mais o idealista apolítico. Iniciou-se na leitura de Marx e nos contatos com os comunistas argentinos. Após a derrota de Getúlio Vargas nas eleições presidenciais de 1930 para o candidato do presidente Washington Luís, Prestes, passa a ser assediado pelos tenentes e pelo próprio Vargas, para assumir o comando do movimento militar.

Como foi a candidatura do Getúlio Vargas?

Durante toda a campanha eleitoral, que durou oito meses, foi notória a participação da maioria dos oficiais em apoio ao Partido Popular, um fiel retrato da indisciplina que reinava nos quartéis naquele período. Esse fato determinou uma disputa junto ao Ministério da Guerra, entre o interventor, com prestígio no gabinete presidencial e José Augusto, muito ligado às bancadas gaúcha e mineira.

A insurreição comunista de 1935 no RN
A insurreição comunista de 1935 no RN

No fervor popular que dominava as ruas, bem ao seu estilo, Vargas cozinhou os dois lados até o final do processo. Merece registro, por retratar muito bem o ambiente de boatos e intrigas, a solicitação do interventor ao comandante da região militar para a transferência de dez sargentos que supostamente também estariam apoiando a oposição “liberal”. Curiosamente, quatro deles estiveram entre os mais destacados líderes do levante de novembro.

As eleições realizaram-se em 14 de outubro de 1934 e tiveram a participação também do Partido Comunista do Brasil com chapa encabeçada por Lauro Reginaldo da Rocha, membro do Comitê Central Nacional e norte-rio-grandense e da Ação Integralista Brasileira.

Quero conhecer mais sobre a insurreição comunista de 1935 no RN!

Aprender sobre acontecimentos historicos é sempre fascinante, ainda mais sobre um estado como o RN que é rico em fatos que ajudaram a moldar o Brasil.

Se você gostou deste aprendizado e quer saber ainda mais deste estado lindo, não perca a oportunidade de ler também um de nossos artigos mais informativos que fala sobre: A economia no RN.

Mostrar comentários (1)