Acervo arquitetônico do Rio Grande do Norte

0 782

Você conhece o acervo arquitetônico do Rio Grande do Norte? O RN é um estado cheio de belezas naturais que são famosas em todo o Brasil e no mundo, suas belas praias, suas famosas dunas, tudo isso é conhecido e apreciado gerando um imenso fluxo de turismo para a região, porém o que poucas pessoas sabem é que o estado também tem um  rico acervo arquitetônico.

Embora a arquitetura local não seja tão famosa quanto aquela encontrada em outros estados existem ainda vários exemplos da arquitetura do RN que são incríveis e merecem ser mencionados como estando entre os mais belos do mundo.

Foi pensando nisso que criamos esta lista, nesse artigo falaremos um pouco sobre o acervo arquitetônico do Rio Grande do Norte, daremos alguns exemplos de quais são os maiores destaques desta parte tão importante da cultura e como a arquitetura ajudou a moldar o povo e a história do estado.

Pontos turísticos históricos 

Quando a arquitetura se destaca em uma região o resultado é sempre o mesmo, a história e a arquitetura muitas vezes se confundem dando origem a alguns dos mais belos pontos turísticos, alguns dos quais podem durar séculos, assim é o caso dos pontos mostrados nesta lista.

Capitania das Artes

A fundação cultural capitania das artes, também conhecida como funcarte é sem dúvidas um dos mais interessantes e visitados pontos turísticos da cidade de natal e tem a importância história de ser um dos pilares da cultura no estado e até mesmo no nordeste, quase todos os eventos que acontecem na capital potiguar são organizados daqui.

Posts Relacionados
1 De 165

O prédio foi construído com um estilo de arquitetura neoclássica que era comum na época e sua beleza se mantém original até hoje, em seu interior o espaço abriga lojas de artesanato, auditórios e serve como palco para exposições de forma constante, é um local feito de arte que serve como um símbolo da beleza cultural do nordeste.

O centro cultural fica localizado à Rua Câmara Cascudo, 434, no bairro Cidade Alta.

Igreja Nossa Senhora da Apresentação (Igreja Matriz)

Talvez o mais importante templo católico da região, a chamada Igreja matriz tem um importante valor histórico para a região por ter sido uma das poucas erguidas no século XVII e ainda permanecer de pé depois de centenas de anos, atualmente o local foi tombado pelo governo do estado passando a ser considerado como patrimônio histórico e arquitetônico, além de ser um ótimo lugar para mergulhar na história é sem dúvidas um dos pontos mais belos para se visitar na cidade e vai render boas fotos.

A igreja recebe diariamente centenas de visitas tanto de turistas quanto de fiéis da padroeira da cidade de Natal, sem dúvidas é um dos marcos históricos mais importantes do Brasil e vem sendo mantida preservada desde a conquista dos europeus, quem quiser visitar o espaço pode se dirigir ao outeiro do sítio onde Jerônimo de Albuquerque fundou a cidade, o estilo barroco é sem dúvidas um motivo para admirar essa obra.

O templo está localizado na Praça André de Albuquerque, no bairro Cidade Alta.

Praça André de Albuquerque

Acervo arquitetônico do Rio Grande do Norte
Acervo arquitetônico do Rio Grande do Norte

A mesma praça que abriga a Igreja Matriz foi o marco zero da cidade de Natal. Apesar das modificações e obras realizadas ao longo dos anos, o peso histórico-cultural do local se mantém vivo até os dias atuais.

O nome da praça faz referência a André de Albuquerque, revolucionário que lutou pela independência do Brasil e bisneto do fundador Jerônimo de Albuquerque.

Pouco tempo após constituir seu governo, André de Albuquerque teve sua sala invadida, foi ferido e morto. Seu corpo foi transportado despido e sujo de sangue pela praça até a Igreja Nossa Senhora da Apresentação, onde foi sepultado. Por esse motivo, o lugar também é chamado de Praça Vermelha.

Essa é uma das mais importantes praças da cidade e está rodeada de prédios de grande importância do município, como o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), que também vale a visita.

Casa da Viúva Machado

Entre lendas e histórias reais, a tal Viúva Machado faz parte dos contos dos cidadãos natalinos. Conhecida popularmente como a “comedora de fígados”, a assustadora imagem criada da mulher é bem diferente da história verdadeira. Seu nome era Amélia Duarte Machado e foi casada com um rico português, dono de diversas terras na região.

Em 1910, a atual casa foi erguida ao lado da Igreja do Rosário, de forma imponente como um palacete. Após a morte de seu marido, a então Viúva Machado assumiu todas as heranças, porém manteve-se isolada boa parte da vida. A partir daí, boatos começaram a rodear entre os locais, que deram origem às famosas lendas populares.

Centro de Turismo de Natal

Um dos pontos turísticos de Natal mais frequentados pelos seus visitantes é o famoso Centro de Turismo da capital. O prédio, que desfruta de uma privilegiada vista para as principais praias urbanas da capital, abriga também inúmeros atrativos para o viajante que visita a cidade.

Em seu interior, há exposições de artesanato, um importante memorial sobre a história do edifício, galeria de artes com obras de artistas locais, lanchonete e restaurante. Conta, ainda, com a tradicional festa de forró todas as quintas às 22 horas. É o programa ideal para quem busca dançar e se divertir, seja natalense ou turista.

Forte dos Reis Magos

Este é um ponto turístico que precisa estar no seu roteiro, pois além de oferecer uma linda vista da cidade, tem uma arquitetura conceitual que conta a história e fundação de Natal. Quando os colonizadores portugueses chegaram ao território, começaram a construir um forte em formato de estrela para se protegerem contra invasões.

Na época, a edificação foi chamada de Fortaleza da Barra do Rio Grande e só depois recebeu o nome de Forte dos Reis Magos, em homenagem à data do início de sua construção: 6 de janeiro de 1598 — dia de reis, de acordo com o calendário católico. O Forte foi construído ao lado do Rio Potengi, atualmente próximo à Ponte Newton Navarro.

O piso do Forte é o mesmo desde a sua fundação, ou seja, tem mais de 400 anos de história, em estrutura bem conservada. No centro, há uma pequena igreja com esculturas em homenagens aos três reis magos. Também é possível conhecer antigos depósitos e alojamentos que abrigavam os soldados na época da colonização. Já a parte superior é uma das mais procuradas, pois é lá que estão os canhões utilizados durante o período de invasões.

O Forte está localizado na Avenida Presidente Café Filho, 1, na Praia do Meio, e funciona diariamente, de 8h às 16h30. O ingresso custa apenas R$3,00 por pessoa e há guias credenciados disponíveis para conduzir a visita. Os passeios em grupos devem ser agendados por telefone. O lugar tem estacionamento próprio, mas também é acessível de transporte público.

Palácio Potengi — Pinacoteca Potiguar

Acervo arquitetônico do Rio Grande do Norte
Acervo arquitetônico do Rio Grande do Norte

O prédio foi construído no século 19 e até meados dos anos 80 foi sede do governo do Rio Grande do Norte. Atualmente o espaço abriga uma pinacoteca com acervo importantíssimo para o estado. Além de conservar grandes obras responsáveis pela herança cultural de Natal, o Palácio também reservar espaços para exposição de artistas locais.

A mobília do prédio é uma atração à parte, proporcionando um verdadeiro mergulho histórico e cultural. Dependendo da época, o visitante também pode conferir exposições temporárias e eventos locais. O Palácio oferece lindas paisagens, seja por dentro ou por fora. Está localizado na Praça Sete de Setembro, sem número, no bairro Cidade Alta.

Acervo arquitetônico do Rio Grande do Norte e muito mais!

Todos esses pontos turísticos de Natal merecem ser visitados por quem chega à cidade e, sem dúvida, completam ainda mais a beleza e a riqueza cultural desse paraíso nordestino. Conhecer centros históricos e culturais é uma ótima programação para quem viaja sozinho ou acompanhado, além de mostrar um outro lado da cidade para quem está acostumado apenas com sol e mar.

Se você gostou do nosso artigo e quer aprender ainda mais sobre as belezas que o Rio Grande do Norte tem a oferecer, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Informações socioeconômicas do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário