Aneel Garante Preço Estável na Conta de Luz em Fevereiro!

0 209

Os brasileiros ficaram aliviados ao saber que os preços da conta de luz estão garantidos para Fevereiro. Mas afinal, como o governo conseguiu isso? Neste artigo, buscaremos entender melhor o sistema elétrico brasileiro e descobrir como aproveitar ao máximo essa oportunidade de economizar. Não deixe de conferir!

Sistema de Bandeiras Tarifárias para Geração de Energia Elétrica

CaracterísticaDescriçãoExemplo
Sistema de Bandeiras TarifáriasSistema de indicação dos custos da geração de energia no paísBandeira Verde, Amarela e Vermelha 1 e 2
Cobrança AdicionalCusto extra para produção de energiaBandeira Verde não cobra nenhuma taxa adicional
TransparênciaPermite aos consumidores se programarem e terem um consumo mais conscienteSistema de Bandeiras Tarifárias

Aneel Garante Preço Estável

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira, 27, que manterá a bandeira verde acionada em fevereiro para todos os consumidores conectados ao setor elétrico nacional.

Aneel Garante Preço Estável
Conta de luz estável. Fonte/Reprodução: original.

Com isso, os brasileiros não terão cobrança adicional na conta de luz, que permanecerá com o mesmo preço estável.

Posts Relacionados
1 De 21

Boas Condições de Geração de Energia Apenas Para Fevereiro

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 com o objetivo de indicar os custos da geração de energia no país para os consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras. A bandeira verde significa que o custo para produzir energia está baixo, enquanto as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, o fato de manter a bandeira verde reflete projeções realizadas no ano passado, que apresentavam boas expectativas para os próximos meses. Além disso, ele destacou que as bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem aos consumidores se programarem e terem um consumo mais consciente.

Antes do sistema de bandeiras tarifárias, o custo da energia era repassado às tarifas das distribuidoras apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente, por meio da “conta Bandeiras”.

FAQ:

Por que foi criado o sistema de bandeiras tarifárias?

O sistema foi criado com o objetivo de indicar os custos da geração de energia no país para os consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras.

O que significa quando não há cobrança adicional?

Quando acionada a bandeira verde, não há cobrança adicional; já as outras duas significam um aumento no custo da geração e necessidade de acionamento de térmicas.

Deixe um comentário