Descubra Apodi: O Município Maravilhoso Criado Pelo Desbravador Manoel Nogueira Ferreira
Apodi é um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Norte, e que possui uma história única de emancipação. Em 18 de junho de 1856, o distrito de Apodi se emancipava e virava uma cidade!
Descubra Apodi
Apodi é uma cidade do estado do Rio Grande do Norte, criada e emancipada pelo desbravador Manoel Nogueira Ferreira.
Ele nasceu em 1655 em João Pessoa, com 25 anos chegou nas terras de Apodi, que naquela época, se chamava “Podi”.
A luta de Manoel Nogueira Ferreira para transformar a região
Manoel Nogueira Ferreira teve que enfrentar muitos perigos para conquistar a região. Doenças, índios bravios e feras eram alguns dos obstáculos que ele enfrentava. Para superá-los, Manoel Nogueira implantou a economia agrícola e pastoril, abriu estradas e construiu vias de comunicação.
Graças ao seu esforço, Apodi conseguiu os foros de cidade pela Lei provincial n.° 988. Hoje, a cidade é um dos principais destinos turísticos do alto oeste potiguar sendo considerada uma referência para o desenvolvimento da região, devido à Chapada do Apodi.
O que é Apodi?
Apodi é uma cidade do estado do Rio Grande do Norte fundada pelo desbravador Manoel Nogueira Ferreira. O nome teria origem indígena e significaria “coisa firme”, como uma altura unida, um planalto ou uma chapada, devido à Chapada do Apodi.
Qual a história de Apodi?
Em 1766 foi criado o Distrito de Apodi e, em 1833, sua emancipação como município, desmembrado de Portalegre. Em 1887, a cidade conseguiu os foros de cidade pela Lei provincial n.° 988. O desbravador Manoel Nogueira Ferreira foi um grande responsável pela criação e emancipação de Apodi, que começou com isso em 1680.
Qual a origem do nome Apodi?
Apodi é palavra de origem indígena. Segundo os historiadores do assunto significa coisa firme. Altura unida, um planalto, uma chapada. Seria a Chapada do Apodi à qual os índios davam esta denominação? É provável que sim.
A versão acima é do grande historiador Câmara Cascudo, a maior autoridade nos nossos assuntos históricos.
Morte de Manoel Nogueira Ferreira
Ele não viu a emancipação de Apodi, mais de 200 anos depois da sua criação, pois faleceu em sua fazenda Outeiro, em 1715.