+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Qual a área do Rio Grande do Norte?

0

Todos já sabemos que o Rio Grande do Norte é um dos estados com maiores tesouros do Brasil, mas você sabe qual a área do Rio Grande do Norte e outras curiosidades sobre o estado? 

Caso esteja interessado nos acompanhe no artigo abaixo para conhecer mais sobre o Rio Grande do Norte, esse estado que abriga o maravilhoso povo potiguar, bosques e reservas belíssimas e uma das melhores culinárias do Brasil! 

Qual o tamanho da área do Rio Grande do Norte?

É de conhecimento geral que a região nordeste é uma das regiões mais belas do Brasil e com as mais deslumbrantes paisagens naturais. O ar tropical e litorâneo de toda região é um dom que faz com que certos lugares sejam paradisíacos e um destino comum para turistas não só do país como do mundo inteiro. 

O mesmo pode ser dito sobre o Rio Grande do Norte. Ao longo de toda a sua área de  52.797 quilômetros quadrados o Rio Grande do Norte exibe uma combinação admirável de paisagens rurais, povo simples, arquitetura clássica e praias lindíssimas com vista para o oceano Atlântico. 

Além desses tesouros, o Rio Grande do Norte tem em sua população 5 comunidades indígenas, patrimônios não só da região mas de todo o nosso país. 

Geografia e clima do RN

Como a maioria da região nordeste do Brasil, o Rio Grande do Norte é um estado bastante quente com uma temperatura média de 27º. Essa é uma das razões que fazem das suas praias bastante procuradas pelos turistas. 

Geografia e clima do RN
Conheça a geografia do RN. Fonte/Reprodução: original.

Por incrível que pareça, parte do estado litorâneo vive um clima semiárido, ou seja, com baixa umidade no ar. Isso se dá na região oeste do estado, longe do mar. No inverno essa umidade acaba caindo ainda mais. 

Hidrografia

Uma das maiores riquezas do Rio Grande do Norte é sua hidrografia. Como dissemos, o estado faz fronteira com o oceano Atlântico, é especificamente banhado pelo oceano na região norte e na região leste. Isso faz com que o estado tenha praias lindíssimas como a praia dos golfinhos, praia da Pipa, Ponta Negra, só para citar as mais conhecidas. 

Mas não só de mar vive o estado que tem em sua região rios Piranhas Açu, Potengi, Apodi-Mossoró, Seridó, Jacu e outros que banham inúmeros estados da região nordeste.

Quais as cidades mais populosas do Rio Grande do Norte?

Já falamos sobre a área do Rio Grande do Norte mas ainda não citamos sua demografia. Por toda a área do estado vivem cerca de 3 milhões e 500 mil potiguares. As 5 cidades mais populosas do estado são: sua capital Natal com 896.708, Mossoró com 303.792, Parnamirim com 272.490, São Gonçalo do Amarante com 104.919 e Macaíba com 82.828. 

Economia do RN

A economia do Rio Grande do Norte está muito ligada aos componentes naturais presentes no estado. A agricultura é bastante rica no estado com o plantio de cana de açúcar e frutas como mamão, melão, manga e abacaxi. Há também municípios dedicados a atividade petrolífera.

Economia do RN
Plantação de Melão no RN. Fonte/Reprodução: original.

O Rio Grande do Norte também se caracteriza economicamente como o maior produtor de camarão do Brasil. 

Cultura do Rio Grande do Norte

A cultura do Rio Grande do Norte recebe sua influência principalmente das suas raízes indígenas, africanas e portuguesas. Toda essa combinação presente não só no estado mas em outras regiões do Brasil se manifesta em formas de danças tradicionais, culinária baseada em frutos do mar e frutas, e festas católicas como Festas dos Santos Reis ou Festas Juninas. 

Além de festas folclóricas como fandango e o congo – bastante comuns no interior do RN – e gêneros como o forró e o baião.

Caso você planeje visitar algum lugar em suas férias, não deixe de pensar em fazer uma visita ao belíssimo estado do Rio Grande do Norte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.