Assinatura Eletrônica De Documentos Pelo MeuGov; Passo A Passo

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A assinatura eletrônica do MeuGov está disponível desde 2020 e permite assinar documentos de forma totalmente digital e gratuita.

Um documento assinado digitalmente tem a mesma validade de um documento assinado fisicamente e está sujeito ao Decreto N° 10.543.

Dessa forma, o cidadão não precisa se deslocar até um cartório ou qualquer órgão público, diminuindo a burocracia para acessar o serviço.

Na esteira da pandemia de COVID-19, percebe-se o quão necessária é a digitalização dos processos entre cidadãos e autoridades públicas e privadas.

Hoje, podem ser criadas plataformas seguras onde os cidadãos podem confirmar seus dados e resolver processos burocráticos em qualquer lugar.

A assinatura digital do Gov.br é totalmente gratuita para os cidadãos. Para utilizá-lo, o solicitante deve ter uma conta Gov.br verificada por meio de uma das seguintes opções:

Reconhecimento facial realizado pelo aplicativo Gov.br;
um banco aprovado;
certificado digital.
As contas com as verificações acima são consideradas prata e ouro. A validação é muito importante para tornar o processo mais seguro.

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Passo a passo

Acesse o Portal de Assinaturas Eletrônicas (http://assinador.iti.br/) usando sua conta gov.br;
Certifique-se de que a conta seja verificada para operações de assinatura eletrônica.

Se você ainda não possui uma conta, deve acessar o portal Gov.br e criar uma, não esquecendo das verificações necessárias.

Adicione arquivos a serem assinados. Basta clicar em “Escolher arquivo” e selecionar o arquivo desejado em seu computador, celular ou tablet. O formato deve ser o mesmo: .doc, .docx, .pdf ou .odt;
O portal lhe dará a opção de escolher um local de assinatura no documento. Basta clicar para definir onde será colocado. Em seguida, clique em “Assinatura Digital”;
Verifique sua assinatura. Na janela Provedor de Assinatura, clique em usr gov.br. O código será então enviado para o telefone cadastrado em sua conta. Coloque o código;

Após concluir as etapas acima, uma mensagem de sucesso aparecerá e você será redirecionado para a página para baixar o documento assinado. Clique em Baixar arquivo de assinatura para baixar o arquivo .pdf.
Para consultas de assinatura de documentos, basta visitar o portal de assinatura e adicionar documentos assinados. A assinatura será listada no campo “Assinante Digital”.

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