Banda Grafith – Natal RN
Banda Grafith é uma banda de música popular formada em novembro de 1988 em Natal, Rio Grande do Norte, por quatro irmãos que permanecem como membros da banda até hoje. O repertório ilimitado de gêneros ou preconceitos musicais fez a banda conquistar um público fiel de diferentes estratos sociais, os “Grafiteiros”
Com origem no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, a Grafith sempre se adaptou às novidades de cada geração. Nos anos 80, predominou o rock de Brasília, com Legião Urbana, Capital Inicial, também Kid Abelha e Abóboras Selvagens.
A banda começa a espalhar por todo o país um grande número de fã-clubes e admiradores, principalmente em seu estado natal, além dos estados do Ceará, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e até no Rio de Janeiro.
Alguns sucessos históricos da banda: O Bode, Jungle People, Brasil canta, Camaleão, Fuleragem. A banda reescreveu músicas malsucedidas de outras bandas, incluindo James Blunt e PSY, e se transformou em uma verdadeira explosão e, sem dúvida, a banda de maior sucesso na história do Rio Grande do Norte. São mais de 26 anos de carreira, com um pico de 122% nas paradas.
Atualmente, ela é mais conhecida pelo fato de o lutador de MMA Renan Barão entrar no octógono ouvindo um de seus sucessos. A banda é conhecida no estado do Rio Grande do Norte por seus ditados ” Bora negona ” e ” Simbora negona ”
Em 4 de novembro de 1988, os irmãos Kaká, Carlinhos, Joãozinho e Júnior se reuniram e compuseram a Banda Grafith. Vinte e cinco anos depois e com todas as mudanças ocorridas nessa longa jornada, a banda é uma das mais respeitadas do Rio Grande do Norte, com alta média de shows por mês durante o ano e constantes pedidos de carnaval, formatura, reuniões e eventos. Sua história é sempre lembrada e comemorada no mês de novembro, com uma grande festa que sacode a noite em Natal, com várias horas de show e uma viagem pelo mundo da música.
Há 26 anos, a banda encantou seu público com sua versatilidade. Conhecidos por seu estilo de dança, os irmãos tocavam de tudo, de disco e rock a samba e MPB. Eles foram pioneiros na realização da sua festa de aniversário – após a primeira festa de aniversário da Grafith Band, outros se inspiraram na idéia e, até hoje, realizam grandes eventos em comemoração a mais um ano de banda, grupo etc.
Além dessa inovação, os irmãos também foram os primeiros a gravar vinhetas de banda. Em 1990, eles gravaram a mesma vinheta ouvida hoje. Com a idéia testada e aprovada pelos fãs, a Banda Grafith lançou uma tendência em mais um segmento da música – as vinhetas se tornaram febre em todo o Brasil.
E não pare por aí. Os irmãos ainda eram os pioneiros do “olá”, que fazem uma pausa entre as músicas que costumavam dizer olá aos presentes, tão usados hoje. Virtude da família, a humildade sempre pode ser percebida nos shows, quando os primeiros saltos de cada apresentação foram dados a qualquer pessoa, independentemente da classe social. Essa atitude ainda é vista nos shows, 25 anos depois.
E aí gostaram de saber um pouco mais sobre a banda mais famosa de Natal?
A história da Banda Grafith faria um livro. Mas o que se pode concluir é que, em todos esses anos, quebrou paradigmas e superou preconceitos. Cresceu, ganhou nome e, hoje, colhe os frutos do sucesso com base nos conceitos de família, educação e bons exemplos.