Baraúna – RN

0 406

Baraúna é o município do Brasil no estado do Rio Grande do Norte. Está localizado a uma altitude de 94 metros, na 05º04’48 de longitude oeste “37º37’00 de longitude norte e sul”, a 317 quilômetros da capital.

Baraúna – RN

Sua população estimada em 2014 era de 26.799 habitantes. Tem uma área de 825.802 quilômetros quadrados.

História de Baraúna – RN

O município foi emancipado de Mossoró através da Lei nº 5.107, de 15 de dezembro de 1981. Limita-se com o município que lhe deu origem, Mossoró (a leste), Governador Dix-Sept Rosado (ao sul), e com o estado do Ceará (ao norte e a oeste), sendo Aracati (ao norte) e Quixeré e Jaguaruana (a oeste).

Uma Segunda versão, é defendida pelo historiador Luiz da Câmara Cascudo de que este nome veio devido a uma planta por nome de Ibiraúna, cujo moradores dizem que aqui não existe e nunca existiu nos limites do município. Já os moradores, defendem que, Baraúna nasceu numa localidade que chamava-se “Rancho do Sabiá” e, que o mesmo servia de abrigo para os tropeiros que faziam o percurso Ceará para Mossoró, e estes repousavam sobre o frondoso pé de Sabiá.

A mudança do nome

Posts Relacionados
1 De 212

A mudança do nome para Baraúna deu-se devido a um Preto Velho conhecido pelo alcunha de Baraúna que residindo em Mossoró, passava a maior parte do seu tempo nesta região dedicando-se a caça, uma vez que a mesma era farta, pois segundo os mesmos, existia em quantidade onças, porco-do-mato, tamanduás e outros.

Os primeiros moradores dessa localidade foram os senhores João Batista Dantas e Guilherme Freire, estes construíram as primeiras casas e desenvolveram as primeiras atividades agropecuárias e outras. Com algumas famílias residindo no local, destacou-se particularmente uma, devido suas condições financeiras, que aos poucos foram se apropriando de grandes quantidades de terra. Esta família era conhecida como os Pachêcos e eram do Ceará o que veio gerar entre os Pachêcos e os demais moradores conflitos, pois entendiam os demais, que os Pachêcos estavam entrando em terras baraunenses para registrá-las no Ceará.

Em 1940

intensificou-se a exploração da madeira, e da região, saiu milhares de dormentes e outras espécies, embora trabalhadas manualmente.
889 de 17 de Novembro de 1953 foi criado o Distrito de Baraúna e foi escolhido para o Primeiro ¨subprefeito¨ não oficial o Sr. Já na condição de Distrito de Mossoró, Baraúna toma impulso na Agricultura e seus principais produtos são: Algodão, Milho e Feijão, os quais permanecem até hoje acrescido do Melão, Melancia, Acerola, Caju e outros.
Por meio de um plebiscito decidiu-se elevar o Distrito de Baraúna à categoria de Município, e pela Lei de nº.

5.107 em 15 de Dezembro de 1981, finalmente desmembrou-se do município de Mossoró. Em seguida veio José Araújo Dias (PFL) 1993 – 1996, posteriormente foi eleito o professor Francisco Gilson de Oliveira (neto de Francisco Leandro de Medeiros)(PFL)1996 – 2004, cassado por improbidade administrativa em Março de 2004 deu lugar assim, a José Araújo Dias(DEM) do qual o mesmo também foi cassado em Janeiro de 2007.

Gostou da matéria?

Nos acompanhe

Compartilhe

Siga nosso Instagram

Deixe um comentário