+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Belezas potiguar

0

As belezas potiguar são o que torna o Rio Grande do Norte em um lugar especial de magia e determinação, naturalmente sendo um estado com uma forte presença de turismo estamos acostumados a imaginar belezas incríveis, mas ainda assim poucas pessoas sabem o que realmente o estado tem a oferecer.

As belezas potiguar estão em suas belas praias, em suas cidades cheias de estilo, em cada lagoa, cada rio, cada duna e muito mais, são tantas belezas que conhecer todas elas pode ser um grande desafio.

Nesse artigo vamos falar sobre as belezas potiguar, vamos dar algumas dicas para você saber exatamente quais são os pontos turísticos que você mais vai querer visitar na sua próxima viagem ao Rio Grande do Norte.

Maracajaú

Belezas potiguar
Crédito: Corais de Maracajaú/Divulgação
Vista aérea dos parrachos de Maracajaú, no litoral do Rio Grande do Norte.

Não são apenas as belas praias que trazem pessoas do mundo inteiro para nadar nas águas potiguar, as belezas aquáticas aqui são extensas então nada mais justo do que começar nossa lista indicando uma delas.

O município de Maxaranguape fica localizado a pouco mais de 70 km da capital, Natal, porém mesmo sendo uma viagem um pouco longa a paisagem sem dúvidas vai fazer valer a pena, visitando o pequeno município é possível conhecer as belezas de Maracajaú, são piscinas naturais super rasas localizadas dentro do mar a quase 7 km da praia.

Imagine a liberdade de poder mergulhar, nadar, boiar e ver de perto a vida marítima sem se preocupar com nada, o cordão de arrecifes de coral forma uma barreira natural contra grandes predadores tornando este em um dos melhores lugares para quem deseja conhecer de perto as belezas do mar potiguar.

São Miguel do Gostoso

Belezas potiguar
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Cavalgada em praia de São Miguel do Gostoso

Nossa próxima parada é ainda mais longe, são cerca de 120 km de distância entre São Miguel do Gostoso e a capital, mas a viagem pode ser tão refrescante e cheia de vida quanto as mais belas praias de Natal, por aqui o vento é o diferencial e você vai aprender a amar ele.

A maior parte das praias no Rio Grande do Norte são calmas e de águas claras, mas São Miguel do Gostoso oferece um tipo diferente das tradicionais belezas potiguar, imagine visitar uma praia de ventos fortes, águas turvas, ondas impressionantes, por aqui nadar não é a maior diversão.

O local é super apreciado pelos praticantes de esportes aquáticos como o windsurf e o kitesurf, as ondas ficam o ano toda cheias com praticantes profissionais, alguns aventureiros e principalmente novos alunos aprendendo de perto como buscar aventura no mar, sem dúvidas essa viagem vai ser uma das melhores da sua vida.

Tourinhos

Belezas potiguar
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Final de tarde na praia de Tourinhos

Não vamos nos afastar muito, se você ficou com vontade de conhecer São Miguel do Gostoso mas ainda quer ter a chance de se banhar em uma praia calma e curtir o pôr do sol com uma vista especial e talvez aquela pessoa que te completa ao lado ou mesmo passar uma tarde tranquila em família, Tourinhos vai te dar tudo o que você precisa.

A praia é tranquila, suas águas não são tão claras quanto as praias da capital mas a paisagem compensa com uma ampla faixa de terra que atrai famílias do mundo inteiro para aproveitar a tarde e relaxar, essa é uma praia perfeita para banho e perfeita para as crianças, sem grandes ondas e com todo o conforto a disposição.

Galinhos

Belezas potiguar
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Praia do Farol, em Galinhos

Mais um percurso longo pela frente mas com um final que faz tudo valer a pena, Galinhos fica a 170 KM de distância da capital mas isso não é um problema, a praia é tranquila amigável, perfeita para levar as crianças mas também perfeita para grandes aventuras.

Aqui você pode andar de buggy pela areia entre o mar e o rio e curtir algumas lagoas de águas límpidas para relaxar, tudo isso enquanto observa de perto as maravilhosas dunas que estão entre as mais tradicionais belezas potiguar, você vai adorar cada momento aqui. 

O melhor de tudo é que enquanto as outras opções desta lista são super populares entre o grande público, Galinhos deu as costas ao turismo popular, aqui você vai ter tranquilidade para curtir suas férias longe do turbilhão das praias mais conhecidas, perfeito para quem gosta de relaxar.

Dunas do Rosado

Belezas potiguar
Crédito: Eduardo Vessoni
Amanhecer nas Dunas do Rosado, em Porto do Mangue, no Rio Grande do Norte

Vamos ainda mais longe na nossa próxima parada, As dunas do Rosado são localizadas a quase 270 KM de distância de Natal, a viagem pode não ser longa mas é cheia de paisagens incríveis então sem dúvidas vale o esforço, e quando você finalmente chega ao final bem entre a cidade de Porto do Mangue e o vilarejo de Ponta do Mel você vai ter a chance de ver de perto algumas das dunas mais lindas e incríveis do mundo.

Normalmente dunas são apenas areia comum, igual àquela encontrada na praia mas essas são especiais, graças a composição do solo na região a gente pode ver de perto um espetáculo de cores, durante o dia as dunas ficam realmente rosadas, avermelhadas, alaranjadas e até mesmo douradas, é lindo de ver.

Além da beleza do local que tem quase 10 KM de extensão você ainda pode caminhar nos locais que foram cenário de algumas das novelas mais famosas do mundo como por exemplo a novela “ O Clone” da rede Globo que foi exibida em mais de 80 países.

Castelo Zé dos Montes

Belezas potiguar
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Vista do labirinto externo do Castelo Zé dos Montes, no Rio Grande do Norte, a 100 km de Natal

tudo começou em 1941 quando o fundador do local,  José Antônio Barreto teve uma visão onde Nossa Senhora lhe pedia para construir sete igrejas em sua homenagem, levou toda a sua vida para encontrar o local ideal e dar início a uma obra que permanece inacabada.

O castelo feito principalmente rocha não tem mobília mas nem por isso deixa de ser um espaço magnífico, andando pelos corredores do local e visitando cada espaço é possível ter uma ideia mais clara sobre a grandiosidade da construção, é um espaço dedicado a fé e a adoração que pessoas do mundo todo visitam.

O espaço fica aberto apenas nos finais de semana mas é possível visitar o castelo e explorar livremente os muitos cômodos, ver altares de pedra e se transportar com a imaginação para tempos mais belos.

Seridó

Belezas potiguar
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Cânions dos Apertados, em Currais Novos, a pouco mais de 180 km de Natal

Mais uma vez longe das praias, na parte mais interna do estado onde encontramos a verdadeira essência do sertão podemos ter um tipo totalmente diferente de aventuras, com caminhadas curtas e trilhas leves é possível mergulhar de cabeça na história da humanidade.

As trilhas levam a sítios arqueológicos onde podemos ver algumas das pinturas rupestres mais antigas da América, provas de povos que viveram na região séculos atrás e que deixaram apenas parte de sua cultura e de seus segredos.

Quem gosta de conhecer um pouco mais sobre a história de uma região e apreciar os mistérios dos povos antigos esse lugar é uma parada obrigatória, contudo, o clima pode ser bastante quente então lembre de se manter hidratado a todo custo.

Serra de São Bento

Belezas potiguar
Crédito: Carla Belke-Divulgação
Lounge da Pedra do Sapo, em Serra de São Bento, no Rio Grande do Norte

São quase 100 KM de distância da capital, uma viagem que pode parecer cansativa considerando que você vai apenas ver pedras para todos os lados, talvez essa não pareça a melhor ideia de passeio para você, mas não se preocupe, você vai adorar.

O turismo da idade da pedra é muito forte na região, tem pedras lindas que são mais belas do que jóias, pedras que foram escavadas e transformadas em hotéis super confortáveis, algumas pedras onde você pode fazer pendulo humano, tudo com segurança e uma vista fantástica.

Mas a região fica ainda mais convidativa durante a noite, imagine ter a chance de conhecer um bar todo feito em pedra que por acaso existe embaixo de uma gigantesca rocha, você vai ficar sem fôlego só de entrar no local, mas claro que para tornar tudo melhor, a bebida local é uma delícia, perfeita para tornar cada noite em um momento de risos e diversão com os amigos e a família, você precisa conhecer esse lugar.  

Pipa

Belezas potiguar
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Praia do Amor vista do Chapadão, em Pipa )

Dessa vez vamos em direção ao sul, são cerca de 90 KM de distância de Natal mas com certeza vai valer a pena, o município de Tibau do Sul é o lar da famosa praia de pipa além de algumas outras praias de beleza sem comparação.

Quem gosta de uma vida noturna agitada vai adorar conhecer o lugar, o centro da cidade é super movimentado a noite e caminhando pela rua baía dos golfinhos você vai conseguir misturar o charme de uma cidade do interior com suas ruas de paralelepípedos e a agitação de uma cidade cheia de festa.

Mas o melhor da cidade fica mesmo ao ar livre, praias lindas para todos os gostos, águas claras, piscinas naturais, tudo o que você precisa para ter momentos inesquecíveis com a sua família ou levar aquela pessoa especial para passar um final de semana cheio de magia.

Barra do Cunhaú

Belezas potiguar
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Vista da Barra do Cunhaú

Ainda perto de pipa, esse é um lugar que permanece pouco conhecido pelo fluxo constante de turistas mas que sem dúvidas vai em breve fazer parte do circuito mais popular de viagens, pessoas do mundo todo visitam o lugar e ficam de boa aberta com as belezas locais.

Aqui é onde o rio catú se encontra com o mar e de acordo com a posição do vento podemos ver um lindo balé das águas que é capaz de deixar todo mundo hipnotizado, as belezas naturais são muitas e as aventuras esperam a cada esquina.

Quem deseja ir de carro pode ainda atravessar para a outra margem do rio a bordo de uma jangada com carro e tudo, sem dúvidas é uma aventura que vale a pena ser colocada no seu roteiro e que vai tornar sua viagem de algo maravilhoso para algo inesquecível.

Baía Formosa

Belezas potiguar
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Baía Formosa, no Rio Grande do Norte

Essa é para quem gosta de natureza, calma, e belezas sem igual, Baía formosa fica praticamente na fronteira com o estado da paraíba, o local abriga uma das mais belas reservas de mata atlântica do Brasil e provavelmente do mundo, visitar esse espaço é um privilégio.

São mais de 26 KM de mata atlântica nativa, protegida e intocada, apenas caminhar por estas praias quase desertas vai tornar cada momento da sua viagem em algo especial e único, o local não faz parte do roteiro principal de turismo e isso é o que torna tudo mais perfeito.

Se você deseja dar uma escada para uma aventura romântica ou quer fazer uma aventura em família para conhecer um dos lugares mais lindos do mundo, essa é uma oportunidade que você não vai querer perder.

Lagoa da Coca Cola

Belezas potiguar
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Lagoa da Coca Cola, no litoral sul do Rio Grande do Norte, a pouco menos de 100 km de Natal

Sem ir muito longe podemos encontrar belezas dentro de belezas, a lagoa da coca cola é localizada ainda dentro da reserva florestal e mesmo não sendo deserta ainda é pouco visitada pelo grande público então vai sem dúvidas ser uma aventura que vale a pena apostar.

O local recebeu esse nome graças as suas águas escuras que lembram a famosa bebida, a coloração da água é resultado de um solo rico em ferro e iodo além da coloração das raízes das árvores a volta, a população da região diz que o banho na lagoa é revigorante e faz bem para a pele.

se você quer um espaço para levar a família e fazer um piquenique durante a tarde sem ficar no meio da multidão e sem o risco de grandes ondas, esse pode ser exatamente o espaço que você estava procurando, além de tudo também é possível visitar a reserva e ver um pouco das belezas que a mata atlântica tem a oferecer.

Quero conhecer mais belezas potiguar!

Visitar um estado belo como o Rio Grande do Norte é sempre uma oportunidade de ouro, cada pedaço desse lugar magico é cheio de aventuras e belezas que você nunca vai conseguir esquecer, então sua visita tem tudo para se tornar em um momento especial que vai durar para sempre, aproveite então para conhecer cada uma das belezas potiguar mencionadas em nossa lista.

Mas se você não vai viajar agora e quer continuar aproveitando para conhecer um pouco melhor esse estado lindo e cheio de maravilhas, aproveite para ler um pouco mais sobre politica, historia, cultura, economia e turismo com nossos artigos super completos, você pode começar lendo nosso artigo sobre: Carnaval em Natal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.