+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Morro do Careca Natal

1

Hoje nós vamos falar sobre o Morro do Careca Natal, um dos principais pontos turísticos da capital Potiguar e cartão postal de Natal Rio Grande do Norte

Quem vem conhecer a capital Potiguar não pode deixar de ver ao menos uma vez o Morro do Careca Natal,  pois conhecer a Terra do Sol sem ver de pertinho essa duna incrível é como se você não tivesse vindo até Natal RN.

Todas as cidade e todos os lugares turísticos tem aqueles locais especiais,  que as pessoas planejam vir conhecer, pesquisam antes e quando finalmente chegam a seu destino, se não conseguem conhecer esse determinado lugar ou lugares, parece que não viajaram direito e não viram tudo que tinha para ver. 

E de fato, vir até a capital Natal RN e não conhecer o Morro do Careca,  é deixar de ver um ponto turístico importante e mesmo essencial, para cultura Potiguar e para a capital. 

E hoje nós vamos apresentar o Morro do Careca Natal, para você conhecer esse lugar incrível mais de pertinho antes de vir vê-lo pessoalmente!

Acompanhe.

Morro do Careca Natal em Ponta Negra

O Morro do Careca natal é  um ponto de parada obrigatório para todo turista que vem conhecer a Terra do Sol.

Morro do Careca Natal
Morro do Careca. FOTO: @alexandre.vasconcelos.rn

Localizado em uma das praias mais bonitas do Brasil, e sem dúvida alguma mais badalada praia de Natal RN, a bela Praia Ponta Negra, o Morro do Careca é uma das vistas mais bonitas que você vai ter por aqui e de brinde ainda vai poder aproveitar o dia  na praia mais visitada da capital Potiguar.

Se você não conhece a praia Ponta Negra e o Morro do Careca Natal RN ainda,  fique com a gente, pois hoje você vai conhecer bem de pertinho e saber tudo de bom que tem para ver e fazer por aqui!

1. O Morro do Careca Natal –  um pouco de história 

O Morro do Careca é uma duna de aproximadamente 107 metros de altura, localizada no extremo sul da Praia de Ponta Negra, em Natal, Rio Grande do Norte. 

FOTO: @alberto_bandeira

Esta duna lindíssima é um dos principais símbolos turísticos da capital potiguar. 

No passado era uma fonte de diversão. Milhares de pessoas já subiram o Morro do Careca Natal antes da década de 1990, e passavam os dias nessa praia divertindo-se na duna mais procurada da Terra do Sol.

A popularidade do Morro do Careca Natal fez com que ele se tornasse rapidamente uma das paisagens mais procuradas por turistas e visitantes que chegavam até a capital Potiguar.

Toda essa popularidade e transformou o Morro do Careca em um dos principais pontos turísticos da cidade e cartão postal de Natal RN até os dias de hoje.

Sua fama não diminui, mesmo depois que o lugar foi fechado para subida de visitantes por motivos de preservação ambiental.

Desde o final da década de 90 o Morro do Careca está fechado a visitação. O motivo da implantação da cerca de proteção é para preservação da mata de restinga e também para a areia não descer e consequentemente a altura do morro diminuir. 

Portanto, nos dias de hoje é suspensa qualquer atividade sobre a duna.

Quando eu Morro do Careca Natal foi interditado ele recebeu o status de zona de Proteção Ambiental,  no entanto, em 2011, o Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conema, mudou essa categoria para Monumento Ambiental.

Quando a cidade de Natal RN recebeu os jogos da Copa do Mundo em 2014 cogitou-se transformar o Morro do Careca em uma zona de turismo novamente, só que dessa vez com medidas de segurança  para controlar as atividades de turismo e garantir a preservação ambiental.

Foi  cogitado até mesmo em construir um bondinho para levar os turistas até o Alto do Morro do Careca com mais facilidade. 

No entanto, esse projeto ainda não saíram do papel e não podemos dizer se isso realmente vai ser feito no futuro.

Por enquanto, os turistas e Moradores locais somente podem apreciar as belezas do Morro do Careca de longe,  e o máximo que podem fazer é chegar pertinho da dona até a cerca de proteção, não podendo ultrapassar o limite imposto pela cerca.

Confira outras curiosidades e informações úteis sobre o Morro do Careca Natal a seguir.

O que as pessoas faziam quando subiu o morro do Careca Natal antes da proibição de subir a duna entrar em vigor?

O Morro do Careca pela sua altura ela é muito procurada por pessoas que subiu o lado na para assistir o fenômeno do pôr do sol ou do nascer do sol do alto do morro.  Não temos dúvida de que assistir o sol se erguer ou descer sobre o mar do Alto do Morro do Careca ela realmente uma das vistas mais bonitas que qualquer visitante morador no local poderia ter em Natal RN.

Quais outras atividades as pessoas faziam no Morro do Careca Natal à venda em assistir o pôr do sol e o nascer do sol?

As pessoas também subiam o Morro do Careca para praticar uma das brincadeiras mais populares em dunas no Estado do Rio Grande do Norte,  o famoso “esquibunda”. A brincadeira do skibunda é muito praticada até hoje no Rio Grande do Norte, principalmente nas Lagoas como as localizadas em Genipabu RN.

O que é a prática do “esquibunda”  que as pessoas praticavam no Morro do Careca Natal RN?

A prática do “esquibunda”  é uma brincadeira da pessoa desce a duna em uma prancha de areia para cair então dentro da água. As pessoas subiram o Morro do Careca Para de ser a dona de prancha de madeira e cair dentro do mar em Ponta Negra.  

FOTO: @hotelpontanegrabeachnatal

Só que isso estava causando uma diminuição na altura da duna além de danos a vegetação que serve o local, e foi a principal razão da subida ao Morro do Careca ter sido proibida.

Porque o Morro do Careca  Natal leva esse nome?

Não é difícil entender porque o Morro do Careca é chamado assim. Quando olhamos para esta duna percebemos que a sua paisagem  se assemelha realmente com a careca de alguém! 

Trata-se de uma ilusão que  engana o olhar, pois como é alto e margeado por extensa vegetação nativa,  a extensa faixa de areia em conjunto com esta vegetação acaba formando um cenário que se assemelha a uma careca.  A comparação da paisagem do Morro do Careca Natal com a calvície que acomete muitas pessoas, normalmente homens, e é popularmente conhecida como “careca”, foi inevitável. Desta forma, logo a dona recebeu este nome que se  mantém até os dias de hoje.

Morro do Careca Natal e a praia de Ponta Negra

Como dissemos a visitação ao Morro do Careca Natal foi proibida durante a década de 1990 para preservar essa paisagem incrível da sua cidade para as  gerações futuras, guardando o meio ambiente.

FOTO: @farakiko063

Mas, isso não significa que você não possa aproveitar a paisagem no Morro do Careca localizado na  linda Praia de Ponta Negra.

Vamos falar também um pouco mais sobre essa tão incrível para que você possa ter uma ideia das Belezas e da diversão que vai encontrar em Ponta Negra.

A praia de Ponta Negra tem uma excelente infraestrutura,  é a praia mais procurada pelos visitantes que vem conhecer a Capital do Rio Grande do Norte.

Por aqui o turista pode curtir um dia incrível na praia com todas as comodidades possíveis pois não faltam bares, restaurantes, quiosques,  barracas e vendedores ambulantes para que você possa encontrar absolutamente tudo o que quiser por aqui.

Simplesmente sentar em uma barraca protegido do Sol e apreciar a vista do mar com uma boa bebida gelada já é uma grande diversão para qualquer visitante. Um momento para relaxar e não se preocupar com nada.

E além de aproveitar o mar de Ponta Negra para tomar aquele banho refrescante no calor,  você também pode praticar esportes Náuticos por aqui como windsurf e kitsurf.

Se você é fã de esportes Náuticos e quer curtir esse tipo de aventura com certeza vai amar as opções que você encontrar na praia de Ponta Negra.

É muito fácil alugar equipamentos para a prática de esportes Náuticos por aqui,  incluindo pranchas de surf. Vários estabelecimentos comerciais nas proximidades da praia oferecem serviços assim,  é só procurar o seu!

 E quanto ao Morro do Careca?

Um passeio muito popular por aqui é o passeio de barco,  que sai de hora em hora para levar os significantes através de uma jornada pelo mar na praia de Ponta Negra.

Esse passeio de barco, que você pode encontrar facilmente quando estiver por aqui, faz o contorno do Morro do Careca, permitindo que você veja tanto a frente da duna quanto conheça a praia localizada atrás do morro.

A praia que existe no lado contrário do Morro do Careca natal é uma praia deserta e que você somente consegue alcançar para conhecer através desse passeio de barco.

Antigamente,  quando a visitação ao Morro do Careca Natal era permitida as pessoas podiam passar pelo outro lado facilmente e se divertir nessa praia, mas hoje isso não é mas  é possível.

A praia localizada atrás do Morro do Careca é a Praia das Tartarugas,  ela é deserta e sem nenhuma infraestrutura. Mas, é uma praia muito bonita  e que vale a pena você conhecer quando estiver em Natal RN.

E durante o seu passeio de barco você pode aproveitar para fazer fotos incríveis no Morro do Careca Natal. É o melhor momento para você conseguir fotos de ângulos diferentes de fazer aqueles registros inesquecíveis na sua viagem.

E se você não quiser comprar um passeio de barco você pode alugar uma lancha um barco,  essa é uma opção viável caso você saiba pilotar uma embarcação e queira ter mais liberdade para permanecer no local o quanto quiser.

Não é difícil encontrar opções para alugar Barcos e lanchas na praia de Ponta Negra,  sendo uma das regiões mais turísticas de todo o Rio Grande do Norte e a localizada à beira mar, essa é uma das coisas mais fáceis de fazer por aqui.

Na  dúvida, converse com os moradores locais que eles vão saber dar você as melhores  informações e falar sobre aquelas coisas que somente Quem mora na região sabe indicar.

Quer fazer fotos lindas de praias? Então a praia de Ponta Negra e o Morro do Careca são paradas obrigatórias para você quando estiver aqui na Vila da Terra do sol!

E não é só isso, é na Praia de Ponta Negra que existem as melhores opções de hotéis e pousadas da capital Potiguar para que você possa escolher as melhores acomodações para sua viagem.

Você vai encontrar diversas opções desde hotéis e resorts de alto padrão até acomodação e um pouco mais em conta no valor.  Se você não quiser ou não puder ficar hospedado à beira mar pode pegar uma pousada ou hotel no Bairro Ponta Negra e ficar alguns passos da praia do mesmo modo.

Confira outras informações sobre a praia de Ponta Negra e o Morro do Careca Natal a seguir.

Quais são as minhas opções de acomodação  nas proximidades do Morro do Careca Natal Praia de Ponta Negra?

Se você quer ficar hospedado na praia mais badalada de Natal RN mas não conhece as opções disponíveis,  fique tranquilo, nós ajudamos você nessa tarefa, é só conferir as nossas listas a seguir e escolher o melhor hotel à beira-mar para você!

  1. TOP 7 Pousadas em Natal – especial Ponta Negra
  2. Top 7 melhores hotéis de Natal – especial beira mar
  3. Hotéis em Ponta Negra Natal
  4. Resort em Natal RN

Quais as opções que eu tenho para comer e beber ao conhecer o Morro do Careca Natal na praia de Ponta Negra?

Se você quer ter uma ideia melhor de como são os Restaurantes e Bares na orla da praia de Ponta Negra, confira  as nossas listas a seguir e escolha as melhores opções para você conhecer quando vier a Natal RN:

  1. Melhores Restaurantes de Natal
  2. Top 7 melhores bares de Natal
  3. Onde comer sushi em Natal
  4. Bares Ponta Negra
  5. Restaurante em Natal RN

Quais os outros pontos turísticos localizados na capital Potiguar que eu posso visitar além do Morro do Careca Natal?

Além do Morro do Careca Natal você também pode aproveitar para conhecer o Forte dos Reis Magos, que também fica  localizado à beira-mar só que ao invés de estar em Ponta Negra está na bela Praia do Forte.

FOTO: @maxbuggytur

Essa linda Fortaleza  que tem formato de estrela foi construída em 1599 e junto ao Morro do Careca Natal é um dos principais cartões postais da cidade.  Um local histórico que fica em uma praia igualmente linda e vai propiciar momentos de diversão incrível nas suas férias.

O que mais posso fazer na praia de Ponta Negra para me divertir além de conhecer o Morro do Careca Natal?

Além de aproveitar o dia no mar e conhecer o Morro do Careca Natal, você pode aproveitar para cair na noite curtindo as festas incríveis que você encontra por aqui.  Na região de Ponta Negra ficam localizadas as melhores casas de show de toda a capital Potiguar, além de ótimas boates para que eles mais dispostos a curtir e dançar a noite inteira literalmente.

É uma combinação perfeita,  você passa o dia na praia, aproveita o mar faz fotos incríveis de registro da sua viagem no Morro do Careca Natal e durante a noite você se diverte à vontade com a sua galera de viagem,  ou até mesmo sozinho ou em família, se preferir.

O Morro do Careca Natal: dicas finais 

Mesmo que você não possa subir no Morro do Careca Natal, é inegável a importância que esse lugar tem para a  capital Potiguar.

Vale a pena fazer uma visita a  Praia de Ponta Negra e ver mais de perto Morro do Careca Natal,  tanto pela sua importância histórica quanto pela sua importância cultural para os potiguares,  isso sem falar da beleza natural deslumbrante dessa incrível duna.

E não se esqueça,  se for viajar faça suas reservas com antecedência!

Aproveite também para conferir no nosso Guia Completo de Passeios e  ver os melhores passeios do Rio Grande do Norte para garantir a diversão na sua viagem!

Essas  foram as nossas dicas de hoje, conte pra Gente o que você achou nos comentários e até a próxima! 

1 comentário
  1. […] É na Praia de Ponta Negra que fica um dos cartões postais da cidade de Natal RN: o Morro do Careca. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.