+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Museu Câmara Cascudo

0

A história de Natal vista pelo olhar de pessoas que se dedicam há vinte anos a estudar o processo de modernização da cidade, assim como sua origem e formação. Toda essa trajetória pode ser observada nas exposições que sempre acontecem no museu câmara cascudo.

Fazem parte das exposições entrevistas, filmagens, imagens, documentos, dados e informações coletadas em diferentes épocas e acervos, que alicerçaram a realização de diversas produções científicas dentro do próprio museu. No material constam documentos desde a fundação da cidade, em 1599, ao início da década de 1960.

Por que o Museu Câmara Cascudo é importante para o país?

Museu Câmara Cascudo
Fonte: Acervo do Museu Câmara Cascudo

Localizado em um ambiente agradável, com guias prestativos, salas amplificadas e climatizadas, o MCC dispõe de grande acervo. Inaugurado no ano de 1960, o maior museu potiguar foi um dos grandes centros de pesquisas do Brasil. Atualmente, mantém grande valor de levar enriquecimento cultural aos seus visitantes, entre outros feitos.

O passeio para a cidade de Natal não abrange só paisagens lindas, mas também grande fonte de conhecimento, que fica na Avenida Hermes da Fonseca, bairro do Tirol, e é gerenciado pela UFRN. O local é repleto de coleções de arqueologia, paleontologia e etnografia. O objetivo do museu é a conservação, o ensino e a pesquisa sobre as Ciências Naturais e Antropológicas.

O que vou encontrar no museu câmara cascudo?

Entre os grandes destaques no museu você vai encontrar assuntos sobre paleontologia, costumes Potiguar, Biologia do local, tudo sobre como funcionou o sistema açucareiro no local, todas as profissões que se destacaram na história potiguar, teoria da evolução e as influências do território Potiguar além de muitas outros temas.

  • O Memorial Câmara Cascudo é um ponto turístico da cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. …
  • Visa homenagear o maior historiador e folclorista do estado do Rio Grande do Norte e um dos maiores do país. …
  • De sua construção até 1955, o edifício foi sede da Delegacia Fiscal, órgão do Ministério da Fazenda.

Qual a programação do museu câmara cascudo?

Que tal conhecer um pouco da história de Natal durante as férias escolares? Entrar em contato com os primeiros fósseis encontrados no RN e ter uma experiência sensorial explorando um jardim? Tudo isso é possível visitando um único lugar.

O passeio pode começar pela exposição Dinossauros da Bacia Potiguar, que apresenta os primeiros fósseis de dinossauros descobertos no estado do Rio Grande do Norte. O primeiro fóssil foi encontrado na Bacia Potiguar, na década de 2000, pela equipe do professor Francisco Pinheiro Lima Filho,

Museu Câmara Cascudo
Fonte: Acervo do Museu Câmara Cascudo

O tour pode continuar com uma visita ao Jardim Sensorial. Localizado no Parque das Ciências, instalado no Parque do Museu Raimundo Teixeira da Rocha do MCC, os visitantes têm a oportunidade de explorar os cinco sentidos humanos: olfato, audição, tato, paladar e visão. A experiência começa com a sequência de plantas que estimulam o olfato, muitas delas medicinais, depois surgem as que estimulam a visão, o paladar, o tato e a audição.

Qual a programação para esta temporada?

A reabertura das exposições acontece nesta sexta-feira (20), às 17h. Contudo, elas só estarão abertas ao grande público a partir do sábado (21), quando o museu funcionará em período estendido, de 13h às 22h. A entrada é gratuita para todos os públicos

‘Engenhos: Tradição do Açúcar’ apresenta o cotidiano, a arquitetura, a arte e as riquezas relacionadas à presença dos engenhos em território potiguar, como também seu impacto no ambiente e sociedade. Na exposição, o visitante também pode conhecer a rota dos engenhos do Ceará, um patrimônio histórico do que já foi o maior polo açucareiro do Rio Grande do Norte.

Já a exposição “Anatomia Comparada” que estava acessível à visitação parcialmente e em caráter provisório agora abrirá as portas revitalizada e com novo visual e acervo ampliado. Ela apresenta as semelhanças e diferenças entre os vertebrados, tendo como fio condutor o processo evolutivo.

Qual a maior Riqueza cultural neste Museu?

Museu Câmara Cascudo
Fonte: Acervo do Museu Câmara Cascudo

Outro grande motivo para visitar o museu é o fato de apresentar nas exposições um pouco da cultural local. Vale a pena o turista conhecer a origem e os costumes do povo da região. Nas exposições, são abordados temas da história e geografia do RN e artistas.

  • Na mostra “Xico Santeiro – Uma Escola de Arte Popular”, você conhece os trabalhos do grande escultor regional. São artes valorizadas, inclusive, fora do Brasil.
  • Em “Engenhos – Tradição do Açúcar” inclui-se as artes, arquitetura e riquezas. Apresenta também as consequências do engenho no ambiente e para a sociedade da época.​

Qual a função do museu Câmara cascudo?

O Museu Câmara Cascudo é o maior museu do Rio Grande do Norte e um dos mais importantes museus universitários brasileiros, tanto pelas atividades que desenvolve, quanto pelo acervo que conserva.

O Museu Câmara Cascudo tem por missão a conservação, investigação, exposição e divulgação do patrimônio histórico, natural e cultural do Rio Grande do Norte sob sua guarda. Vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi fundado, em 1960.

O museu presta serviços científico-culturais à comunidade local e aos visitantes de outras localidades, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como do atendimento ao público em suas exposições. Seu acervo é formado, principalmente, por coleções antropológicas, arqueológicas, geológicas e paleontológicas e serve de suporte ao desenvolvimento e à atualização das atividades científicas e pedagógicas do estado.

Qual a importância das mídias sociais para a divulgação da programação do Museu Câmara Cascudo?

Como muitas pessoas passam pela cidade sem um guia credenciado acabam não se aprofundando tanto na história da cidade e deixam passar a oportunidade unica de conhecer esse museu que conta grande parte da história Potiguar.

A globalização aproxima as pessoas do mundo, por isso é muito importante estar bem relacionados com as mídias sociais, pensando nisso daremos uma ótima indicação para você que quer conhecer um pouco do museu sem sair da sua casa, o canal do Felipo Bellini

posta com frequência atualizações sobre o conteúdo que é passado no museu.

No canal do youtube você vai poder encontrar varias apresentações da história Potiguar, informações que estão sempre recebendo atualizações para passar cada detalhe da história desse povo que sempre foi forte e valente nunca abaixando a cabeça pra ninguém.

Quais conteúdos é possível encontrar no canal do Felipo Bellini ?

O canal do Felipo Bellini tem uma variedade de conteúdo bem grande, sempre que possível é adicionado novas informações de mudanças do próprio museu, se você não conhece o Luiz Câmara Cascudo vai passar a conhecer com apenas um vídeo de apresentação, mas é claro que isso não vai lhe passar a mesma sensação de estar pessoalmente no museu.

Museu Câmara Cascudo – Apresentação – O que fazer em Natal RN

Logo no vídeo de apresentação você vai poder desfrutar de um conteúdo rico em informações, passadas por um debate de especialistas que entendem bem do assunto, tirando assim todas as dúvidas que você possa ter antes de fazer uma visita pessoalmente.

Como agendar uma visita ao Museu Câmara cascudo?

A programação que sempre é feita para receber os visitantes estão sempre mudando de acordo com o mês, por isso é sempre bom seu agente de viagens fazer uma avaliação direto com o museu, é possível fazer a visitação grats mas para isso um agendamento é necessário.

geralmente é cobrada uma taxa simbólica para os visitantes, isso ajuda na manutenção do museu por isso a importância de uma pré avaliação na programação, caso não consiga entrar em contato diretamente com o museu você pode acompanhar essas mudanças no canal do Felipo Bellini que está sempre postando conteúdos sobre as mudanças e programações do local.

Museu Câmara Cascudo e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o museu Câmara Cascudo e sua influencia na cultura local, aproveite essa oportunidade para ler sobre outras maravilhas do RN em nosso artigo sobre: O que conhecer em Natal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.