+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

O que fazer em Natal RN

8

Se você está vindo para Terra do Sol e quer saber o que fazer em Natal, então acompanhe esse texto! Vamos levar você por uma verdadeira jornada na capital potiguar, para conhecer suas principais atrações turísticas.

Surpreenda-se com tudo o que Natal tem a oferecer.

O que fazer em Natal RN

A cidade de Natal é a capital do estado de Rio Grande do Norte, na extremidade nordeste do Brasil. Privilegiada por sua localização com um dos litorais mais belos do país e do mundo, recebe o título poético de Terra do Sol.

o que fazer em Natal RN
Vista aérea do Parque das Dunas com o mar ao fundo. Foto por Canindé Soares.

Natal é conhecida pelas extensas dunas de areia costeiras e pelo Forte dos Reis Magos, em forma de estrela, uma fortaleza portuguesa do século XVI na foz do rio Potengi. São muitas as belezas a serem apreciadas nesta terra incrível.

Quando alguém pergunta o que fazer em Natal RN, nós dissemos: de tudo um pouco e muito mais!

As paisagens de Natal vão muito além de suas praias, embora essas sejam fabulosas! Mas, por aqui também tem muita história, atrações culturais, festas e locais incríveis para conhecer!

Curioso para saber tudo de bom que tem em Natal RN? Vem com a gente agora!

1. O que fazer em Natal RN em 7 dias?

Está vindo para a linda capital e tem uma semana para aproveitar tudo de bom que a cidade oferece? Nós podemos ajudar com o seu roteiro de viagem!

Ponta Negra a noite.

A primeira coisa a fazer é procurar um bom hotel, pousada ou se preferir, um lindo Resort em Natal para se hospedar com todo o conforto.

Depois, é hora de conhecer os principais atrativos da cidade, a começar pela linda praia de Ponta Negra. Dependendo de onde você se hospedar pode ficar bem de frente para essa linda praia!

Além de Ponta Negra, não deixe de conhecer a Praia da Redinha, onde fica a Ponte Newton Navarro sobre o Rio Potengi. E aproveite também as outras praias urbanas de Natal: Areia Preta, Praia do Forte, a Praia do Meio e a Praia dos Artistas. Todas ficam pertinho uma da outra!

Na Praia da Redinha, bem no pé da ponta fica o Mercado da Redinha, que tem bares com vista privilegiada da ponte e de Natal

Cada uma delas tem uma ótima infraestrutura, com bares, restaurantes, quiosques e barracas. Se você quer o melhor da noite potiguar, fique em Ponta Negra, mas se sua intenção é mais calma e sossego, vá a Praia do Meio, mais frequentada pelos locais.

Mas, se você for se aventurar pelo litoral sul ou pelo litoral norte, saiba que vai precisar de pelo menos dois inteiros para explorar os atrativos das localidades vizinhas a Natal, seja de buggy ou de carro. Portanto, prepare-se com antecedência.

Entre os locais que você pode conhecer com os famosos passeios de bate e volta, que saem todo o dia de Natal, Pipa no Rio Grande do Norte é uma das melhores opções. Por aqui ficam praias lindas, como a conhecida Pipa, mas também a Praia do Amor, a Praia do Madeiro, famosa pelo turismo internacional e quase deserta Praia do Curral.

Em Pipa você também pode ver golfinhos e Tartarugas! E se der sorte, poderá nadar com eles. O litoral sul do Rio Grande do Norte é lindo.

E se você vai a Pipa, recomenda-se dividir a estadia, pois passar duas ou três noites na linda Vila de Pipa é um ótimo complementa a sua estadia de Natal. E fique sossegado, na charmosa Pipa a noite também tem agito, a região tem toda a infraestrutura necessária, com hotéis, pousadas, bares e restaurantes, além de quiosques e barracas nas praias.

Praia do Amor em Pipa.

Pipa e Natal são duas ótimas opções para suas viagens! Aliás, Pipa, e Tibau do Sul formam o principal balneário do litoral sul do estado!

Outras boas localidades a serem visitadas em um passeio bate e volta são: Touros , uma charmosa vila pesqueira e pólo de turismo estadual, a linda Galinhos, praticamente deserta e longe do turismo de massa, e a vizinha Parnamirim, onde fica a famosa Praia de Pirangi do Norte.

Os passeios bate e volta valem muito a pena. Se quer saber mais sobre eles, confira o nosso Guia Completo de Passeios e planeje suas futuras viagens!

Portanto, em Natal você pode:

  1. Conhecer as praias urbanas;
  2. Fazer passeios bate e volta para cidades vizinhas;
  3. Dar passeios de buggy pelas dunas e via costeira;
  4. Conhecer pontos turísticos como o Forte e o Morro do Careca:
  5. Visitar museus, parques e locais culturais;
  6. Ir a bons restaurantes e bares;
  7. Ficar hospedado em um hotel beira mar!

Natal RN – o Morro do Careca, o Forte e mais!

Quando se fala em Natal, o Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos é um dos locais mais lembrados.

Morro do Careca.

E não é atoa, afinal essa é a edificação mais antiga da cidade de Natal Rio Grande do Norte. Foi em torno dessa fortaleza, construída para proteger a cidade de invasores indígenas, corsários franceses e dos holandeses, que a cidade de Natal se desenvolveu.

Há muito o que fazer em Natal, por aqui ninguém fica parado, a não ser que queira.

No centro do forte há uma pequena e antiga capela. Nesta igreja, símbolo da fé de seus construtores, havia um local secreto para guardar os armamentos e munições usados pelos colonizadores da época

A fortaleza fica na Praia do Forte. Ela foi fundada em 25 de dezembro de 1599 no lado direito da barra do rio Potengi e o marco inicial da cidade de Natal. Quem vai a capital potiguar não pode deixar de conhecer!

Outra atração imperdível é o Morro do Careca na Praia de Ponta Negra. O morro na verdade é uma enorme duna que pode ser vista em passeios de barcos. Infelizmente não é possível subir o morro, pois o mesmo foi fechado ao público devido a razões de preservação ambiental.

Mas, ainda assim, o lugar é lindo para fazer fotos e vale a pena fazer um passeio de barco pelas águas do mar em Ponta Negra. Do lado direito da praia, normalmente a cada hora sai um passeio de barco a ‘jangalancha, O passeio leva você pelo contorno do Morro do Careca e passa pela Praia de Alagamar, que pertence a Força Aérea Brasileira.

Mas, essas não são as únicas atrações que você pode aproveitar suas viagens pela capital potiguar. O Parque das Dunas é outro local incrível de se conhecer por aqui. O Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados, é uma reserva de 1.172 hectares de Mata Atlântica, com lindas dunas de areias brancas a perder de vista!

O local é ideal para Passeio de Buggy que inclui uma visita ao Aquário de Natal e leva você por toda a Via Costeira!

São quilômetros e mais quilômetros de praias, em um passeio radical. E no aquário o visitante irá ver espécies animais únicas, inclusive terrestres (200 animais de 60 espécies diferentes), e poderá até tocar em tubarões com a supervisão dos monitores do local.

Conhecer a Via Costeira de Buggy é ótimo! Quem faz esse passeio não se arrepende e no final tem uma visita aos dromedários, onde turista pode passear com eles se quiser.

Parque das Dunas.

Mas, nem só de praias é feita a sua viagem até Natal!

Outro lugar super legal de visitar é o Parque da Cidade. Trata-se de um lindo espaço de lazer, com trilhas, centro de visitantes, um centro infantil e muito mais. Um verdadeiro parque urbano que tem sua arquitetura assinada por Oscar Niemeyer!

O local é lindo, e tem um museu histórico bem no alto do mirante, uma vista espetacular regada a muito cultura!

Portanto, quando vier em Natal:

  • Conheça as praias;
  • Viste o Parque das Dunas;
  • Vá ao Parque da Cidade;
  • Aproveite o banho de mar;
  • Faça um passeio de barco.

Você vai se divertir muito!

2. O que fazer em Natal RN no Centro?

O centro de Natal, ou Cidade Alta é o bairro mais antigo da capital potiguar e por ali se fica o Centro Histórico de Natal, um lugar imperdível de ser conhecido!

O centro histórico é composto por uma área de aproximadamente 201.278 m², na qual estão inseridos 150 imóveis de diversos estilos, incluindo a arquitetura colonial, neoclássica, art-déco e modernista. Um misto incrível de arquitetura a ser apreciada pelos visitantes.

O Beco da Lama. Foto por Canindé Soares.

Quando for ao centro de Natal visite a Rua Chile, uma das primeiras ruas da cidade.

Além da Rua Chile, há o  Beco da Lama , uma região tradicionalmente boêmia da Cidade Alta originada na rua Dr. José Ivo. Local de reunião da galera que curte a noite no centro, o Beco é uma ruazinha estreita, mas muito charmosa com muitos bares aconchegantes e locais para comer.

Além disso, no Centro Histórico é a Theatro Alberto Maranhão e o Solar Bela Vista. Estes monimentos já são  já são tombados individualmente pelo Iphan.

Outra construção emblemática do centro histórico é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, conhecida pelos potiguares como Catedral Velha, pois é a primeira igreja da cidade e foi construída no local onde se ergueu a primeira capela da cidade de Natal RN.

A  Catedral Metropolitana, conhecida como Catedral Nova, também fica no Centro e sua arquitetura moderna contrasta com o estilo barroco da Catedral Antiga. Vale a pena visitar ambas!

A Catedral Metropolitana é a atual sede arquidiocesana da cidade, já antiga Igreja Matriz, foi a primeira igreja da cidade a ser construída. Sua construção aconteceu em meados do século XVII, em pleno período de colonização do Brasil.

Outro lugar especial a ser visitado em Natal RN é o Museu de Arte Sacra, que também fica no centro da cidade. Este museu possui um grande acervo de objetos e artes religiosas, com muitas relíquias antigas de Natal RN.

Mas, se você quer fazer compras e gosta de artesanato, então o Centro de Turismo de Natal é um grande atrativo para suas viagens. Por aqui tem muitas lojas onde você encontra peças únicas de artistas da capital Natal, do estado potiguar e da região do Nordeste.

Todas as lojas estão abrigadas em um prédio lindo com arquitetura antiga bem preservada. Quem vista o local ama e há muito o que fazer em Natal RN por aqui!

Simplesmente não falta o que fazer em Natal RN!

E mais, os visitante se surpreendem ao saber que o espaço fica em celas de prisão, já que ali funcionava a antiga Casa de Detenção de Natal.

E para os amantes de história existe ainda o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Este museu abriga um acervo com fotos, revistas e jornais de outras épocas. Lindo!

Por aqui acontece todos os anos a Caminhada Histórica do Natal que visa resgatar o interesse e aproximar a população e os turistas pelo centro histórico da cidade. 

E ainda há muito mais o que fazer em Natal RN.

No centro da cidade você pode:

  1. Ver construções históricas;
  2. Passear pelas ruas charmosas do Beco da Lama;
  3. Comer, beber e fazer compras;
  4. Ver lindas igrejas;
  5. Conhecer museus e espaços culturais.

Qual o valor do passeio de buggy em Natal?

O valor total de um passeio de buggy fica na faixa de 300 reais para quatro pessoas, são 75 reais para cada passageiro.

Dromedários em Genipabu. Foto por Canindé Soares.

Cada buggy comporta até quatro pessoas. E caso você não deseje dividir o veículo, precisa pagar pelas vagas que ficarão livres. Pode ser uma boa opção para casas ou viajantes que não queiram dividir o veículo com pessoas desconhecidas.

Mas, se em suas viagens você vai com a família, então fica fácil preencher todas as vagas somente com a sua galera.

Os passeios de buggy podem ser com ou sem emoção. Isso depende do quanto de adrenalina o visitante que ter em sua experiência pelas dunas de Natal. Um bom local para dar passeios assim é a Praia de Genipabu, onde tem duas incríveis, além de lagoas e uma praia linda.

Outro bom local para um passeio de buggy são as dunas móveis que ficam em Pitangui e Jacumã. Por aqui as vistas são lindas, e o passeio normalmente é com muita emoção, portanto, se não quer muita adrenalina, peça para ir mais de vagar ao bugueiro!

Entre as dunas móveis há uma parada para prática do “esquibunda”, em um lugar equipado com um elevadorzinho de trilho, para subir de volta sem esforço. Você desce as dunas de prancha de madeira e cai em águas refrescantes na lagoa logo abaixo.

Os passeios de buggy sempre fazem paradas para banho e para almoço. Normalmente os valores das refeições não estão incluindo nos pacotes, por isso vá preparado. E mais, não se esqueça que em Natal faz muito calor, por isso vista roupas leves, trajes de banho, óculos escuros, filtro solar, chapéu ou boné.

Buggy em Jacumã.

E claro, aproveite as praias de Natal! Alias, o buggy é uma das melhores formas de percorrer o litoral potiguar de ponta a ponta.

Os  bugues e carros 4×4 podem evitar a estrada, rodando pela areia, o que torna a sua diversão muito melhor do que ir de carro. E claro, há muitas paradas em pontos incríveis, praias, lagoas, restaurantes e mais.

Lembre-se:

  • Os passeios de buggy podem ser com ou sem emoção;
  • Vista roupas leves;
  • Leve dinheiro para comer e comprar lembranças;
  • Não esqueça o traje de banho!

O Maior Cajueiro do mundo e muito mais

Para finalizar, nossa última dica do que fazer em Natal é visitar o maior cajueiro do mundo. Localizado 12 quilômetros ao sul da capital, este cajueiro uma árvore gigante que fica em Pirangi e é um dos lugares mais visitados do estado.

O Maior Cajueiro do Mundo.

Esta é a maior árvore frutífera do planeta com um total de 8.500 m². Quem quer que veja essa árvore assim que descobre que é uma única planta se impressiona.

A árvore cresceu tanto devido a uma anomalia genética que faz com que seus galhos, ao tocar o chão, desenvolvam raízes. Quem não sabe diz que é um verdadeiro bosque de cajus, mas é uma árvore só!

E mais do que apenas o cajueiro, Pirangi também tem praia. Uma excelente opção de passeio para suas viagens! Tem muito o que fazer em Natal!

E perto do cajueiro tem uma feira de artesanato onde o visitante pode comprar peças lindas e castanhas. Ao passear pela feirinha veja tudo com cuidado, você vai descobrir peças únicas feitas por artistas locais.

Visitar o O Maior Cajueiro do Mundo é um daqueles passeios que você não vai fazer em mais lugar nenhum em suas viagens, pois só tem um e fica aqui em Natal RN!

E se você quiser, pode visitar ainda o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, que é um dos pontos turísticos que mais legais nas proximidades de Natal.

O local é uma base aérea e tem um museu da aeronáutica com peças originais e várias réplicas de aviões, satélites, foguetes e outros equipamentos especiais, aéreos e climáticos. Para quem gosta de ciência e história é a medida certa de ambas.

Barreira do Inferno é uma praia fechada a visitação, pois pertence a base aérea. Mas, de assustador o lugar só tem o nome. O lugar é chamado assim porque a luz do sol bate nas falésias e, de longe, assemelha-se com uma grande barreira de fogo. Um espetáculo lindo para quem tiver o privilégio de observar!

o que fazer em natal rn
Barreira do Inferno. Foto por Canindé Soares.

A praia de Barreira do Inferno é protegida pelo projeto Tamar por causa da reprodução das tartarugas marinhas que desovam no local. Aliás, em Natal e arredores muitos espaços são protegidos por leis ambientais, especialmente por causa dos recifes de corais, tartarugas e golfinhos!

Seja como for, há muito o que fazer em Natal RN e seus arredores. Os passeios são incríveis! E a vista das praias em natal é linda. Descobriu o que fazer em Natal?

Suas férias serão inesquecíveis, venha visitar a Terra do Sol!

8 Comentários
  1. […] muito  o que fazer em Natal e nas principais e mais belas cidades do Rio Grande do […]

  2. […] Mas,  se você não tem ideia de quais atividades fazer na capital Potiguar,  confira este nosso texto aqui sobre o que fazer em Natal. […]

  3. […] você está procurando o que fazer em Natal a noite então veio ao lugar certo! Natal RN é Uma cidade cheia de comodidade e atrativa tanto de […]

  4. […] E se você quer saber o que tem por aqui além de boa gastronomia, Saiba que há sempre muito o que fazer em Natal!  […]

  5. […] as muitas coisas que você pode fazer em Natal  cursar uma boa faculdade a uma delas! A capital Potiguar tem muito a oferecer além de praia […]

  6. […] cenários mais bonitos que você vai vir em todo o Rio Grande do Norte. Se você está procurando o que fazer em Natal pode  ter uma excelente ideia conhecer esta Lagoa já que ela fica no município vizinho de […]

  7. […] com os melhores passeios em Natal RN. Portanto, se  você está  procurando  pelo que fazer em Natal  veio ao lugar […]

  8. […] de atividades para fazer em Natal visitar  o forte dos Reis Magos é uma das coisas que você pode fazer sem grandes […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.