+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Parque das Dunas Natal

1 8

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Hoje vamos apresentar para você o Parque das Dunas Natal,  que também é conhecido como Bosque dos Namorados. Esse é o segundo maior parque urbano do Brasil ficando atrás somente da Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro. 

Quem vai na cidade de Natal RN não pode deixar de conhecer em  o Parque das Dunas Natal. 

Tendo sido criado por meio do Decreto Estadual nº 7.237 de 22 de novembro de 1977, o Parque das Dunas foi a primeira unidade de conservação ambiental implantada no estado do Rio Grande do Norte.

Além da sua importância ambiental,  o Bosque dos Namorados também é um dos mais importantes Pontos turísticos do Rio Grande do Norte

Nesse post que nós vamos apresentar para você vários motivos para você não perder a oportunidade de dar uma passada no bosque dos Namorados durante a sua estadia na Terra do Sol.

Prontos para embarcar conosco nesta jornada  pelo Parque das Dunas Natal? Então vem com a gente agora!

Conheça o Parque das Dunas Natal

O Parque das Dunas Natal, além de sua importância turística, ajuda a fazer a regulação do clima local, contribuindo ainda com a recarga do aqüífero subterrâneo, fixação das dunas e purificação do ar, além de ser uma paisagem belíssima para a cidade.

Parque das Dunas Natal
Vista do Parque das Dunas.

O turista que visita o Parque das Dunas Natal vai ter oportunidade de conhecer um lugar incrível além de estar em uma área de preservação ambiental  única no Brasil.

Curioso para saber quais são os atrativos o Parque das Dunas Natal?  Então acompanhe a seguir.

Parque das Dunas Natal – quem construiu?

É claro que a natureza exuberante do Rio Grande do Norte já estava presente ali muito antes de alguém pensar em construir um parque naquele local.  Contudo, a iniciativa de construir o Parque das Dunas Natal merece ser comentado, afinal, além de ser um ponto turístico também prestou importantes contribuições ao meio ambiente. 

Estátua dos Namorados. Parque das Dunas Natal.

O parque foi construído pelo governador Cortez Pereira, que buscava dotar a capital do Rio Grande do Norte de locais agradáveis para os turistas.

O terreno onde hoje fica o parque estava em posse do Estado, ou seja, era uma propriedade pública na época utilizado pela CAERN, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, até aquele momento. 

O Parque das Dunas Natal foi finalmente inaugurado em 1975, já no final do mandato de Cortez Pereira, e foi projetado pelo arquiteto Aírton Vasconcelos.  

Ou seja,  o Parque das Dunas Natal é um dos pontos turísticos urbanos da capital Potiguar mais antigos, um local  de muita importância para a cidade, para a natureza e para a atividade econômica do Turismo.

Na década de 1990, o parque recebeu investimentos, sendo restaurado durante na gestão do governo Garibaldi Alves.  Todos esses investimentos contribuíram para atrair um número cada vez maior de visitantes, pessoas de todo o Brasil e do mundo passaram a frequentar  o Parque das Dunas Natal durante suas visitas a Terra do Sol.

Além disso, desde a sua construção, o Parque das Dunas sempre foi muito procurado por moradores locais em busca de um ambiente onde pudessem ter um contato maior com a natureza e passar momentos de lazer.

E nos dias de hoje, o Parque das Dunas segue sendo um dos locais mais procurados e visitadas na Capital do Rio Grande do Norte.

Por que o Parque das Dunas Natal é considerado o segundo maior parque urbano do Brasil?

O Parque das Dunas Natal é um parque Urbano por que fica dentro da cidade,  e o título de segundo maior parque Urbano em razão da total que o parque ocupa: 1172 hectares.  É realmente um parque muito grande!

Onde está localizada a entrada para o Parque das Dunas Natal?

Como dissemos, o Parque das Dunas Natal é um parque gigantesco que  perpassa vários bairros de Natal, mas para você entrar no parque o endereço é: Final da Av. Alexandrino de Alencar – Tirol,  Natal RN. Esse local de entrada é chamado de Bosque dos namorados e tem uma área de aproximadamente 7 hectares, com muitas espécies nativas da Mata Atlântica. 

Parque das Dunas Natal – conheça os principais atrativos

Agora que você já conhece um pouco da história do Parque das Dunas Natal vamos falar para você um pouquinho também sobre os principais atrativos do parque, para que você possa saber o que fazer por aqui ao visitar o local.

Parque das Dunas Natal.

Logo na entrada do Parque das Dunas Natal RN o visitante se depara com o Bosque dos Namorados, uma extensa área urbanizada com muitas árvores e lugares para lazer.

No Bosque dos Namorados existem mais de 1300 árvores representando 50 espécies nativas da Mata Atlântica. Portanto, o visitante se depara com diversos atrativos a sua disposição para conhecer através do Bosque dos Namorados.

Nessa extensa área arborizada existem trilhas que os visitantes podem fazer. E se você só pensando que as trilhas são só para pessoas com um bom preparo físico, fique tranquilo, existe uma trilha mais curta e com uma dificuldade pequena que qualquer pessoa, até mesmo as crianças,  podem fazer sem grandes obstáculos.

Até mesmo pessoas sedentárias podem fazer a trilha da Perobinha, como é chamada essa trilha mais tranquila e com o percurso mais fácil para ser concluída.

Mas, para que eles que querem entre as mais difíceis também tem, se você é atleta ou tem um bom preparo físico, ou é uma pessoa que quer um desafio maior,  também existe a trilha da Peroba que é a mais difícil e a trilha da Ubaia Doce, que tem uma dificuldades nível intermediário.

Seja como for, em qualquer uma delas, você terá um encontro com a natureza bem de pertinho!  e não se esqueça de usar roupas confortáveis e frescas, um bom calçado, como um tênis apropriado para caminhadas,  e proteção solar ( é bom levar um boné ou chapéu, e não esqueça o protetor).

E mais uma coisa:  se você quer fazer as trilhas no Parque das Dunas Natal saibam que elas precisam ser agendadas previamente,  e tem um custo fixo bobco de R$ 1 por trilha. As saídas para as trilhas ocorrem às 8h, 8h30, 14h e 14h30. Não é permitido fazer trilha sem o acompanhamento de guias,  eles vão orientar você sobre os cuidados durante o percurso, vão te conduzir um segurança durante a ida e a volta, além de precisarem valiosas informações sobre a fauna e a flora local.

Portanto, aproveite o passeio  para conversar com os guas e sabendo mais sobre o Parque das Dunas Natal!

Confira outras informações úteis sobre o Parque das Dunas Natal a seguir.

Como faço para explorar o Parque das Dunas Natal através das trilhas no bosque dos namorados?

A natureza é isso perante do Parque das Dunas Natal pode ser explorada  através de três trilhas guiadas: 

  1. Peroba, que passa por um mirante com vista para o Morro do Careca,  tem uma distância de aproximadamente 2,2 km e dura em torno de 1h30  para ser concluída;
  2. A Ubaia Doce, que passa por um trechi mata fechada até um mirante com vista para o mar, tem em torno de 4,2 km de extensão e leva aproximadamente 2h30 para ser feita;
  3. Perobinha: mais tranquila, é ideal para fazer com crianças (acima de 7 anos), tem em torno de 800 metros e leva aproximadamente 40 minutos.

Quais outras espécies de plantas, além de árvores, existem na área do Bosque dos Namorados no Parque das Dunas Natal?

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

Além das muitas árvores nativas da Mata Atlântica o visitante também vai poder observar várias espécies de flores, algumas que que só existem aqui no Rio Grande do Norte. No Parque fica localizada a Unidade de Mostra de Vegetação Nativa das Dunas, que dispõe de canteiros com exemplares de orquídeas, bromélias, aráceas e cactáceas, entre outras, além do Viveiro Parque das Dunas.

Parque das Dunas Natal –  pesquisa e Proteção Ambiental

Agora que você já sabe que dá para fazer trilhas incríveis no Parque das Dunas Natal, vamos  falar para você um pouco sobre o importante trabalho de pesquisa realizado pelos cientistas que atuam no parque.

O lago no Parque das Dunas.

O Centro de Pesquisa do parque é composto por pesquisadores e estagiários das áreas de ciências biológicas e possui dois laboratórios: um de botânica, composto por herbário, carpoteca e xiloteca, e um de zoologia, onde constam diversos exemplares de animais conservados em vidros com álcool e formol ou empalhados.

Além disso, o laboratório de zoologia também tem viveiros com cobras e aranhas, e aqui é possível obter informações sobre a biodiversidade do parque.

Nas proximidades do Centro de Pesquisa há ainda a Unidade de Mostra de Vegetação Nativa das Dunas, que como falamos conta com diversas espécies de flores nativas e também de outras regiões do país. 

O viveiro também realizar a produção de mudas de árvores nativa para plantio no parque e doação a escolas.

Essa doação de mudas de plantas nativas visa incentivar a comunidade a se envolver em atividades de reflorestamento e Proteção Ambiental,  contribuindo deste modo para a formação cidadã e também para a preservação do meio ambiente.

Ao todo, o Parque das Dunas conta com mais de de 350 espécies de plantas que compreendem os formações vegetais de praia, duna e florestas atlântica e tabuleiro litorâneo.

Qual a importância ambiental da vegetação nativa do Parque das Dunas Natal?

Além de ser muito bonita, a vegetação atua como uma fixadora das dunas impedindo que as areias se movam, impulsionadas pelo vento,   do contrário áreas urbanizadas de Natal RN acabariam soterradas pelas areias das dunas, o que seria um verdadeiro desastre para a capital  Potiguar. E a vegetação também contribui para tornar o clima local mais fresco, como mencionamos no início do texto.

Qual a importância do trabalho de pesquisa e Proteção Ambiental realizado pelo viveiro do Parque das Dunas Natal?

O viveiro do Parque das Dunas Natal tem muitas espécies que estão ameaçadas de extinção e o trabalho dos pesquisadores que eu ia turma contribuem para que as plantas consigam sobreviver e sejam conhecidas para gerações futuras. A doação de mudas para a comunidade também ajuda nesse processo.

Parque das Dunas Natal –  lazer para adultos e crianças

O Parque das Dunas Natal é uma extensa área verde ao ar livre, um local arborizado que conta com muitos ambientes distintos, inclusive espaços destinados a atender as crianças.

Parque infantil.

Localizado bem no meio do Bosque dos Namorados do Parque das Dunas Natal, o parque infantil contava com 20 brinquedos educativos que propiciam a diversão das crianças de diversas faixas etárias.

Recentemente os brinquedos do parque foram substituídos por novos tornando a diversão dos pequenos ainda melhor.

Portanto, se você está viajando com crianças saiba que existe uma área toda para elas no Parque das Dunas Natal.

Além disso, foram construídos caminhos pela área para pedestres, divididos entre a “trilha dos répteis” e a “trilha das aves”, identificáveis pelos desenhos em mosaico ao longo de cada um.

E se você ficar com alguma dúvida e precisar de uma informação é só procurar o centro de visitantes do parque.

O Centro de Visitantes é o local para obter informação e orientação sobre todas as atividades do parque. No centro fica localizada a Administração do parque, um auditório, uma sala de exposição, uma enfermaria e até mesm uma lanchonete, além da Biblioteca Luiz Emigdio de Mello Filho, especializada na área de meio ambiente.

Ou seja,  se ficar com fome não precisa sair do Bosque dos Namorados Para comer é só ir até a lanchonete do Centro de visitantes,  nós sabemos que para quem viaja com crianças ter um local assim certo é muito bom.

E o centro de visitantes também tem banheiros,  o que é outra necessidade muito cômoda para todos os visitantes.

E não deixe de aproveitar para conhecer a biblioteca Luiz Emigdio de Mello Filho. Vale  a pena fazer uma visita no espaço para aprender mais sobre a natureza do Parque das Dunas Natal.

Confira outras informações úteis sobre o Parque das Dunas Natal a seguir.

Quais as outras opções de lazer para os visitantes no parque das dunas Natal?

As crianças têm o parque infantil, com dissemos,  Mas além disso o Parque das Dunas Natal também conta com uma área com várias mesas para piquenique e uma área de jogos com mesas para damas e xadrez, um anfiteatro ao ar livre para eventos  e até mesmo um lago artificial que forma uma linda paisagem. É um local perfeito para passar o tempo com os amigos e fazer Belas fotos de registro da sua viagem.

Quais as principais áreas de preservação ambiental do Parque das Dunas Natal?

Todo o Parque das Dunas Natal é uma área de preservação ambiental, mas ela  é dividida entre diferentes setores conforme segue:

  1. Zona Primitiva: aqui ficam as áreas que sofreram o mínimo com a intervenção Humana. Isso é especialmente bom para as pesquisas e favorece a educação ambiental das pessoas;
  2. Zona de Uso Extensivo: aqui ficam as áreas que sofreram algumas intervenções humanas, mas sem afetar muito  a natureza. É maior zona do parque;
  3. Zona de Uso Intensivo: aqui ficam as áreas de recursos naturais, mas que sofreram com a intervenção dos homens. O objetivo dessa área é ensinar que a ação do homem pode ser empreendida sem agredir a natureza;
  4. Zona da Recuperação: São áreas que sofreram muito com a intervenção dos homens, mas que estão sendo recuperadas;
  5. Zona de Uso Especial: São áreas restritas para uso de profissionais do Parque. O acesso ao público não é permitido aqui.

O Parque das Dunas Natal:  dicas finais

O Parque das Dunas Natal merece uma visita sua quando você estiver passando as suas férias na Terra do Sol. Que tal incluir o parque no seu próximo roteiro de viagem dá até a capital Natal RN?

Mesas de jogos no Parque das Dunas.

Você vai poder aproveitar momentos ao ar livre, curtir um dia com a sua família ou amigos,  e fazer o incríveis memórias que com certeza vão ficar na sua lembrança e de todos aqueles que te acompanhar  na sua viagem.

Não esqueça a sua câmera fotográfica e o seu celular para não perder nenhum momento sequer,  e lembre-se também de fazer as suas reservas com antecedência para garantir que você não vai ficar sem uma boa  acomodação durante a sua estadia.

Tenha em mente que os  hotéis lotam em época de férias de verão,  durante o carnaval e também ficam cheios na época das festas juninas.  Se for viajar em qualquer uma dessas datas fazer a reserva com antecedência é uma necessidade!

E para conferir os melhores passeios de todo o Rio Grande do Norte de uma olhada no nosso Guia Completo de Passeios.

Até a próxima!

- Anuncie Agora: 84 999583848 -

1 comentário
  1. […] Parque das Dunas Natal […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.