+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Conheça Touros RN em 4 dicas

0

Você conhece a cidade de Touros RN? Se a sua resposta for não fique com a gente porque hoje foi  separamos 4 dicas incríveis para você saber o que tem de bom nesse município encantador do Rio Grande do Norte.

E mesmo que você já conhece um pouquinho de Touros Rio Grande do Norte fique com a gente mesmo assim para ela conhecer mais!

Pois, essa cidade conhecida como esquina do Brasil, por ficar justamente no ponto onde o mapa do nosso país faz uma curva em  quase 90 graus, tem atrativos incríveis que você não pode deixar de conhecer.

E quem sabe você até queira incluir a cidade de Touros RN no seu roteiro de viagem pela Terra do Sol.

Acompanhe a seguir. 

Touros RN

A cidade de Touros RN é um município do litoral norte Potiguar repleto de belezas como a praia das Perobas e suas piscinas naturais.

touros rn
Praia em Touros. Foto: Canindé Soares.

Por aqui não faltam paisagens deslumbrantes para você visitar e registrar na sua viagem de férias, além de muitas comodidades  e atrativos turísticos para você conhecer.

Esse município também é repleto de história para contar, pois foi aqui que os colonizadores Portugueses  desembarcaram por primeiro nas nossas terras.

Curioso para saber sobre tudo o que tem de bom em Touros RN? Então acompanhe a seguir.

1. Touros RN –  história e cultura

A nossa primeira dica sobre o município de Touros RN vai falar um pouquinho sobre a importância histórica nessa cidade e toda a cultura com a qual você pode ter contato ao visitar esse município.

Praia de Perobas. Foto: @ste.saratani

No ano de 1501 teve ocasião o primeiro desembarque de colonizadores portugueses ao litoral do Rio Grande do Norte pela orla marítima, na área de limite entre os municípios de Pedra Grande, Touros e São Miguel do Gostoso RN.

Então quando você estiver em Touros no Rio Grande do Norte Não deixe de lembrar-se desse fato histórico, pois você estará no local de descobrimento do Brasil.

Contudo,  apesar da sua importância para os colonizadores portugueses uma povoação definitiva só foi estabelecida na cidade de Touros RN no século XVIII. 

O que fizeram os colonizadores portugueses quando desembarcaram pela primeira vez no território que hoje corresponde a cidade de Touros RN?

Um dos comandantes de  expedição, para demarcar a posse das terras descobertas, colocou naquela praia, hoje chamada de Praia do Marco, o Marco de Pedra do descobrimento. 

Onde está localizada atualmente a pedra do Marco que ficava na cidade de Touros RN? 

Este monumento simbólico da posse dos portugueses sobre as terras brasileiras permaneceu ali por séculos, até finalmente ser removido para o Forte dos Reis Magos, alegando-se para essa remoção que a perna estava sendo  depredada pela população local em seu lugar foi deixado uma réplica que pode ser visitada na praia. 

2. Touros RN – conheça as praias

Outro atrativo imperdível no município de Touros RN são as suas praias,  as quais podemos dizer estão entre as mais bonitas de todo o Estado do Rio Grande do Norte.

Litoral em Touros. Foto: Canindé Soares.

Entre as praias mais procuradas destacamos a praia de Perobas, que é considerada por muitos como a melhor praia de Touros RN, um verdadeiro recanto de águas tranquilas, ideal para ter um contato próximo com a natureza.

Outra praia muito procurada por aqui é a Praia de Pititinga,  muito bonito e que também proporcionam a todos os visitantes um contato muito íntimo com a mãe natureza.

Como é o mar nas praias de Touros RN?

Por aqui você vai ver faixa de areia branca macia, e contrastam com as cores azuis intensas do oceano, em alguns momentos você pode vir no mar cor azul piscina, em outros, talvez tons de água esverdeados, dependendo da incidência da luz solar sobre espelho d’água.

Quantos dias eu preciso para conhecer tudo o que tem de bom em Touros RN?

Você precisa de pelo menos um dia para ver com calma todas as atrações desse município,  mas se você quiser ir mesmo aproveitar as praias e relaxar pode ficar um pouco mais, talvez os dois ou três dias, dependendo do seu percurso de viagem.

3. Touros RN –  o Farol do Calcanhar

A nossa terceira dica de lugar que você não pode deixar de conhecer quando visitar todos aí ele é o Farol do Calcanhar, que é o maior farol do Brasil.

O Farol do Calcanhar. Foto: Canindé Soares.

Esse farol fica no mesmo local do Marco Zero da BR-101. É uma torre cilíndrica em concreto armado com quatro gigantes laterais de reforço e lanterna. 

A construção, que impressiona, é pintada em preto e branco para contrastar facilmente, admirável!

Qual a  história do Farol do Calcanhar que fica em Touros RN?

Esse não é o primeiro farol da cidade, a primeira torre foi construída com ferro tipo Mitchell, tinha incríveis 50 metros de altura e foi inaugurada em 21 de dezembro de 1912. No entanto, os problemas ocasionados pela pouca visibilidade e a vibração excessiva da torre de ferro que levaram a construção da atual torre de concreto.

Quais as dimensões do atual Farol do Calcanhar em Touros RN?

Quem projetou o farol de concreto foi o engenheiro Ernesto Wilhelm. A obra, de 62 metros de altura, foi inaugurada em 1943 no mandato de Getúlio Vargas. São ao todo 298 degraus,  portanto, se quiser visitar o farol, venha preparado para subir todos eles!

Como faço para visitar o Farol do Calcanhar em Touros RN?

Esse farol é propriedade da  marinha brasileira, e as visitas acontecem somente aos domingos, entre as 14 horas até as 17 horas. Só é possível visitar o farol com permissão prévia da Marinha e todas as visitas são guiadas. 

4. Touros RN – Hospedagem e gastronomia

Para finalizar nossas dicas sobre o município de Touros RN vamos te falar um pouquinho sobre o que fazer por aqui, onde se hospedar e o que comer. 

Touros RN. Foto: @geldrones

Em Touros RN há muitos restaurantes especializados em frutos do mar, portanto, prepare-se para comer várias iguarias dessas por aqui.

Você vai comer muitos peixes, lagosta, caranguejo e outras iguarias típicas de praias, além  de pratos regionais e outros acompanhamentos.

E quando se trata de hospedagem também existem excelentes hotéis e pousadas por aqui, há, inclusive, acomodações luxuosas se o que você quer é ficar hospedado em um lugar onde não vai ter que levantar literalmente uma palha do chão!

Onde posso ter um exemplo das acomodações que posso encontrar no município de Touros RN?

Se o que você procura ela é uma olhadinha em um dos hotéis luxuosos da região nós temos uma dica muito legal para você, confira o Vila Galé Touros. O Vila Gale Touros tem com 514 quartos, distribuídos entre standard, familiares, suítes e bangalôs.

Quais outras praias são atrativas em Touros RN?

Além da Praia das Perobas, e de Pititinga, a Praia do Cajueiro e a Praia de Carnaubinha também estão entre os principais atrativos locais, juntamente a Praia do Calcanhar, onde fica o famoso farol.

Touros RN: dicas finais

Como você pode ver a cidade de Touros RN tem lugares incríveis que valem a pena uma passada durante a sua viagem pela Terra do Sol!

Essas são as nossas dicas de hoje. Antes  de ir embora Não deixe de conferir o nosso Guia completo de passeios.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.