Bobo de Camarão: Conheça os acompanhamentos típicos em Natal RN
Todo brasileiro já ouviu falar, em algum momento da vida, dessa iguaria que nasceu na África e se tornou típica da região Nordeste do Brasil, mais notoriamente da Bahia. O Bobó de Camarão é uma comida muito conhecida e pode encantar qualquer pessoa, especialmente aqueles que gostam de camarão ou de frutos-do-mar no geral.
O que algumas pessoas não têm conhecimento é que esse prato também é muito popular no Rio Grande do Norte onde, inclusive, ganhou cara própria. Acompanhe o texto e entenda melhor.
O que é o Bobo de Camarão?
Esse prato de valor cultural inestimável para o Brasil, nasceu na África e, quando desembarcou por aqui, ao que tudo indica, sofreu influência da culinária indígena. As primeiras versões do Bobó de Camarão provavelmente foram feitas no país ainda no século XVII e não tinham as características que possuem hoje.
O certo mesmo, é que ele é um prato indispensável nos restaurantes típicos do Nordeste e também de outros tipos. Ele é feito tendo como base a macaxeira (ou aipim), o azeite de dendê e o próprio camarão. Alguns outros elementos podem ser adicionados dependendo da região do país, mas a base é essa.
O Bobó de Camarão é, basicamente, um creme repleto de sabor e sua consistência varia dependendo dos itens usados no preparo. Ele pode ser servido em qualquer temperatura, quente, morno ou até mesmo frio.
Quais melhores acompanhamentos do Bobo de Camarão?
O Bobó de Camarão pode ser servido como prato principal ou mesmo como acompanhamento de algum outro preparo. Se for o caso dele ser a refeição mais importante, existem algumas boas opções de comidas e temperos que podem servir de complemento.
O arroz é o mais lembrado quando o assunto é acompanhamento para o Bobó. Sem dúvidas essa combinação funciona muito bem. Mas, além dele, também pode ser usada a batata palha, a pimenta em si ou mesmo um molho feito dela e, por fim, o coentro.
No caso deste último, pelo fato de algumas pessoas não gostarem dele, o ideal é deixá-lo à disposição na mesa na hora de servir o Bobó de Camarão, mas também é comum colocá-lo durante o seu preparo.
Bobo de Camarão no Jerimum: especial do Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte ressignificou o Bobó de Camarão e possui um modo de preparo específico para ele. Por aqui é usado o leite de coco, por exemplo, item que garante um sabor único ao Bobó, dando toques adocicados ao prato. Veja abaixo todos os ingredientes que são usados no preparo do Bobó de Camarão potiguar.
Ingredientes
Os quatro itens principais são: camarão, leite de coco, macaxeira e azeite de dendê. Mas também podem ser usados coentro, cebola, pimenta-de-cheiro, alho e sal (a gosto) e pimentão verde.
Onde comer Bobo de Camarão em Natal RN?
Quem está visitando o Rio Grande do Norte e quer experimentar um bom Bobó de Camarão por aqui, pode consumir o prato em diferentes estabelecimentos. O Camarões Restaurante, por exemplo, é um desses lugares que, além do próprio Bobó, ainda conta com várias outras opções de pratos. Em Natal, o Camarões pode ser encontrado na Av. Engenheiro Roberto Freire, 3980 ou na Rua Pedro Fonseca Filho, número 8887, ambos em Ponta Negra.
O Restaurante Yuru também trabalha com várias opções de pratos da culinária brasileira e, entre eles, está o Bobó de Camarão. Ele também fica localizado em Ponta Negra, mais especificamente na Av. Engenheiro Roberto Freire, número 4382.
Mais uma opção localizada em Ponta Negra, o Farofa D’água é um restaurante que também trabalha servindo o Bobó de Camarão e várias outras opções de pratos. Ele fica na Av. Praia de Ponta Negra, 8952.