Capoeira potiguar: onde praticar esse esporte

1 890

A Capoeira Potiguar é um estilo de se jogar capoeira, em um estilo regional, ao qual foram acrescidos elementos para torná-la mais assertiva e marcial. As mudanças começaram em meados dos anos 20, porque antes dessa época, a referência da capoeira eram os golpes e movimentos herdados dos nossos antepassados africanos.

A Capoeira, hoje Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, é uma expressão cultural que envolve movimentos de artes marciais, música e movimentos de dança. Ela possui marcante participação na construção de nossa história, por ser um meio dos povos escravizados lutarem por sua liberdade.

O que é capoeira?

A capoeira é, antes de tudo, uma luta que envolve movimentos corporais de ataque e defesa, geralmente realizados ao som do atabaque, berimbau, pandeiro, reco-reco e agogô. Durante o jogo não existe contato entre os capoeiristas, o fim da rodada é definido pelo mestre de capoeira presente na roda ou pela entrada de uma nova dupla para o embate dentro da roda de capoeira.

Como podemos perceber, a capoeira apresenta características peculiares para ser considerada uma luta: acontece numa roda formada por todos os participantes, tem música própria e os jogadores seguem o ritmo da mesma para se desafiarem, além do embate não ter contato corporal. Por esses motivos ela é muito difundida, apreciada e jogada.

O que é capoeira?
Qual a sua origem. Fonte/Reprodução: original.

Mais do que luta, é considerada uma expressão cultural e artística em nosso país. Nos dias de hoje existem variações da capoeira, nas quais alguns mestres acrescentaram golpes que não existiam em sua primeira versão: a capoeira de Angola. Referente às outras maneiras de jogar capoeira temos a regional e a contemporânea. A Capoeira Potiguar transita pelos estilos existentes.

Posts Relacionados
1 De 129

Capoeira de Angola

É o estilo tradicional de se jogar capoeira, inspirado nos golpes dos povos africanos: sua ginga ou ritmo acontece por meio de movimentos mais lentos, perto do chão ou em pé. Na capoeira de Angola encontramos malícia, furtividade, malandragem e improvisação.

Outros elementos que os jogadores devem aprender são: subterfúgio, dissimulação e teatralização, afinal, o jogador precisa ganhar de seu oponente quase que numa brincadeira.

Esse estilo difere da regional e a Capoeira Potiguar tem relação com esta última. Os mestres que protagonizam esse estilo são: Mestre Noronha, Pastinha, João Grande e Moraes.

O ritmo marcado no estilo vem de um atabaque, três berimbaus, dois pandeiros, um ganzuá e um agogô.

Capoeira Regional

O estilo regional tem relatos históricos a partir de 1920, com Mestre Bimba e seu aluno Cisnando. Eles sentiam que a luta tinha perdido seu valor marcial e decidiram remodelar, diminuindo os golpes furtivos e inserindo golpes mais assertivos, apresentando, assim, uma jogada mais baseada em ataque e contra-ataque.

O Mestre agregou também alguns golpes de artes marciais e acrobacias. Nessa modalidade, em que a capoeira potiguar está inserida, teremos um berimbau e dois pandeiros para marcação do ritmo.

Foi na capoeira regional que entrou o sistema de graduação: calouro, formado e formado especializado. Para distinguir a graduação, os capoeiras usavam lenços de diferentes cores na cintura.

Capoeira Contemporânea

No estilo da Capoeira contemporânea, considerada a partir da década de 1970, teremos um misto da Angola e Regional.

Independente do estilo, o essencial da capoeira é preservado em sua prática. Ou seja, o jogo de capoeira é realizado num círculo formado pelos praticantes, que participam acompanhados dos instrumentistas. Como já referenciado, os instrumentos usados são berimbau, pandeiro, atabaque, agogô e ganzuá.

Os participantes se desafiam com movimentos de ataque e contra-ataque, mas sem encostar no oponente, os desafios seguem o ritmo das músicas tocadas pelos instrumentistas e acompanhadas com as palmas dos demais que estão na roda.

Os golpes usados na roda de capoeira são: rasteiras, chutes, cabeçadas, joelhadas, cotoveladas e acrobacias aéreas ou no solo.

Atualmente para os segmentos que utilizam o sistema de graduação, os mesmos são feitos por meio de cordões coloridos a cada nível que o capoeirista alcança.

As canções usadas também são específicas, chamadas ladainha, corrido, quadra e chula.

Qual a origem da capoeira?

A origem da capoeira é brasileira se dá a partir de uma adaptação da luta herdada dos povos africanos que, na condição de escravizados, vieram para o Brasil. Para esses povos, o jogo era uma maneira de iniciar os jovens meninos na idade adulta e o vencedor poderia escolher sua noiva.

O nome capoeira tem o significado de “o que foi mata” estabelecendo relação com a vegetação da região, por onde os escravos percorriam quando conseguiam fugir dos senhores de escravos.

Qual a história da capoeira?

A história da Capoeira tem relação profunda com o período do Brasil enquanto colônia de Portugal, pois, os povos africanos eram trazidos para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar e café do país.

As pessoas eram comercializadas por donos de terras e obrigadas a trabalhar até à exaustão, vivendo presas e passando por privações e violência. Para conseguirem se livrar dos maus tratos sofridos e se defender das punições, criam essa mistura de dança com movimentos de luta, através da qual se protegiam.

Mesmo dentro das fazendas usavam a Capoeira para aprimorarem sua capacidade de combate e como elemento de auxílio em situações de fuga.

Quando os povos escravizados iniciam os movimentos de fugas para as matas, onde procuram locais para sobreviver, esses locais recebem o nome de quilombos. Nos quilombos os africanos conseguiram resgatar um pouco de sua cultura, hábitos e vivências, além de aprimorar a Capoeira que ajudava a proteger os quilombos, quando sofriam ataques dos militares do governo.

Onde posso praticar capoeira Potiguar?

A Capoeira Potiguar como já explicitado anteriormente, procura seguir mais o estilo de Capoeira Regional, porém algumas escolas seguem também o estilo de Angola. Vamos ver onde a luta pode ser praticada.

A Capoeira potiguar

No estado do Rio Grande do Norte, quase um terço dos 167 municípios existentes possuem espaços para prática de capoeira.

A escola de Capoeira Cordão de Ouro, atuante na cidade de Natal, identificou, através do “Projeto de Capoeira no Rio Grande do Norte”, municípios que possuem pontos de prática de capoeira no estado. Esse levantamento teve a participação de mestres, contramestres e monitores de capoeira, não apenas do Rio Grande do Norte, mas também do Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia e apontou a prática em 50 municípios do estado.

A Escola Capoeira Cordão de Ouro existe desde 1996 e tem como missão difundir a Capoeira Potiguar na cidade de Natal.

Foram levantadas, nas principais cidades do Rio Grande do Norte, as escolas em que se pode praticar a Capoeira Potiguar, além de mais dois municípios que foram importantes no desenvolvimento do projeto acima mencionado.

Natal

Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, também conhecida como a “Cidade do Sol” ou “Noiva do Sol” encontraremos os seguintes centros de capoeira:

  • Capoeira Cordão de Ouro;
  • Escola de Capoeira Ylê Ayê;
  • Memorial da Capoeira;
  • Capoeira CTMV (Centro Tradicional de Capoeira e Vadiação);
  • Capoeira Boa Vontade;
  • Academia de Capoeira Professora Miudinha;
  • Academia de Capoeira CDO;
  • Escola de Capoeira Batucaxé ECB (Mestra Sherra);
  • Grupo de Capoeira Lua Arte;
  • Instituto Capovida Mestre Welton;
  • Capoeira Dona Moça;
  • Centro Cultural Gingafrica;
  • Sede ECNU – Mestre Jr. Aranha.

Importante ressaltar que foram elencados os locais que têm relação direta com o esporte, mas pode acontecer de encontrarmos mais academias que incluam o esporte em seu repertório.

Parnamirim

A cidade de Parnamirim é vizinha a Natal, tem parte na história da Segunda Guerra Mundial, quando tornou-se base aérea dos EUA: Parnamirim Fields, devido à sua posição estratégica. Ela também possui muitos pontos turísticos, um dos mais conhecidos é o Cajueiro de Pirangi.

Os centros de capoeira em Parnamirim são os seguintes:

  • Academia Mala Véia Capoeira ECNU;
  • Centro de Formação Capoeira Herança de Zumbi;
  • Salatiel Rufino – aulas de Capoeira com Textura;
  • Associação NAGÔAS de Capoeira Tradicional.

Assim como em Natal, destacamos os centros voltados para diretamente para o esporte.

Mossoró

A próxima cidade que apresentamos onde praticar capoeira é Mossoró, localizada geograficamente entre Natal e Fortaleza, historicamente se destaca por ter abolido a escravidão antes da Lei Áurea exigir e, também, por impor resistência aos cangaceiros e Lampião. Segue uma escola tradicional de capoeira da cidade:

  • Escola Quilombo Capoeira – Mossoró.

Mossoró também é conhecida por sua forte cena cultural, sendo o Chuva de bala a mais característica.

São Gonçalo do Amarante

O município de São Gonçalo do Amarante tem desde 2014 o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, transportando cargas e passageiros, sua localidade é a região metropolitana de Natal. As escolas de prática de capoeira que encontramos são:

  • Academia de Capoeira Renascer;
  • Mestre Lobinho.

Até agora levantamos as principais escolas das principais cidades do Rio Grande do Norte. Na sequência estão duas cidades que constam no “Projeto de Capoeira no Rio Grande do Norte”.

Pau dos ferros

Na cidade de Pau dos Ferros um destaque é o atrativo cultural FINECAP – Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar prevista para acontecer entre o final de novembro e meados de dezembro. Aqui para jogar capoeira temos:

  • Associação Cultural e Desportiva Pauferrense de Capoeira.

Como já abordado algumas vezes, provavelmente existam espaços que promovam esportes variados e incluam também a capoeira, a intenção aqui foi destacar o espaço que é parte do projeto.

Caicó

De Caicó, para conhecermos um pouco, os destaques são culturais: a Festa de Sant’Ana, considerada patrimônio imaterial e os bordados de Caicó ou Seridó, por terem

acabamento perfeitos. O local também tem prática de capoeira:

  • Projeto Fábrica Cultural – Aulas de Capoeira.

Essas são algumas das cidades que promovem a prática da Capoeira no RN. Mas se você mora em outra cidade, pode procurar saber nas escolas e associações vinculadas a esportes, onde praticar em seu município.

A Capoeira Potiguar, como já mencionado, também pode ser encontrada em outros municípios dentro do Rio Grande do Norte e é um excelente esporte a ser praticado por pessoas das mais variadas idades, trazendo diversos benefícios para o corpo, além de uma vivência cultural que fortalece as raízes do praticante com a história do nosso país.

Mostrar comentários (1)