Carga Tributária: Uma Dor de Cabeça para a Indústria!

0 232

A carga tributária tem se tornado cada vez mais difícil para empresas em todos os setores, prejudicando a produção e o produto final. Se você quer entender como as altas taxas estão afetando a indústria e sua produtividade, continue lendo este artigo.

Aqui, você vai descobrir como reduzir custos e aumentar a produtividade mesmo sob a pressão fiscal.

Impostos no Brasil: Características e Dados

CaracterísticaDadoFonte
Peso dos impostos32,1%CNI
Redução das alíquotas do IPI35%Governo Bolsonaro
Reforma tributáriaAcabar com a cobrança do IPIGeraldo Alckmin

Carga Tributária

A carga tributária é um conjunto de impostos e taxas que um país cobra dos seus cidadãos para financiar os serviços públicos.

Carga Tributária
Calculando a Carga Tributária. Fonte/Reprodução: original.
Posts Relacionados
1 De 63

A carga tributária volta a liderar o ranking de reclamações da indústria, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), sendo considerada a maior dor de cabeça dos empresários brasileiros.

Por que a Carga Tributária é considerada uma dor de cabeça para a indústria?

A carga tributária volta a liderar o ranking de reclamações da indústria segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No quarto trimestre de 2022, 32,1% dos empresários ouvidos pela CNI citaram o peso dos impostos como um dos entraves à produção.

Quais medidas estão sendo tomadas para reduzir a Carga Tributária?

Em janeiro de 2022, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro reduziu em 35% as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industriais (IPI) dos bens que não são produzidos na Zona Franca de Manaus. No último dia 16, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que o novo governo decidiu não exonerar o IPI para “sinalizar para a indústria o desejo de aprovar a reforma tributária”.

Além disso, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, prometeu trabalhar para acabar com a cobrança do IPI na reforma tributária.

 

Deixe um comentário