Cervejas do Rio Grande do Norte: cervejas artesanais locais!
As cervejas artesanais se tornaram moda nos últimos anos e o nordeste brasileiro é um dos locais muito conhecidos nesse mercado que cresce a cada dia. Então, se você não abre mão de uma boa cervejinha para aqueles momentos de descontração, em sua próxima viagem ao Rio Grande do Norte, não pode deixar de conhecer as cervejas artesanais da região.
Para te auxiliar nesse tour das cervejas, confira tudo sobre as cervejas e cervejarias artesanais do Rio Grande do Norte, as melhores opções e onde você pode experimentá-las.
O que a cerveja artesanal?
Essas cervejas artesanais também podem ser conhecidas com outros nomes, como cervejas gourmets ou ainda cervejas premium. As cervejas artesanais, como o próprio nome já diz, são produzidas de forma artesanal, normalmente em pequenas quantidades.

Suas maiores características são a variedade de aromas, cores e sabores, pois são desenvolvidas com técnicas e receitas mais tradicionais. Assim como outras bebidas como vinhos e espumantes, as cervejas artesanais são gastronômicas sendo harmonizadas com diversos tipos de pratos, ajudando a destacar seus sabores.
Quais as 5 melhores cervejas artesanais?
O Brasil está entre os produtores de cervejas artesanais e cada vez mais o produto vem caindo no gosto dos amantes de cervejas. Preparamos uma lista de cervejas artesanais brasileiras, consideradas as melhores do país, confira a seguir:
Morada Hop Arabica
Uma mistura entre as bebidas preferidas dos brasileiros: cerveja e café. É uma cerveja de origem curitibana, ganhadora de prêmios em festivais de cerveja. Possui aroma cítrico, floral e café e harmoniza bem com frutos do mar, peixes e o tradicional bolinho de bacalhau.
Colorado Ithaca
De coloração bem escura, a Colorado Ithaca conta com um elemento famoso no nordeste brasileiro: a rapadura. Também é uma cerveja com diversas medalhas de ouro em festivais nacionais e mundiais de cervejas. Para uma boa harmonização consuma com carnes de caça, queijos maturados e presunto cru. Também combina bem com doces caramelizados, como pudim de leite.
Tupiniquim Polimango
Mais uma das cervejas artesanais premiadas, a Tupiniquim Polimango é uma cerveja feita de forma colaborativa entre uma cervejaria gaúcha e uma cervejaria sueca. Com sabor cítrico e alto amargor, ela contém farinha de polenta em sua composição. Seus aromas são cítricos, frutados e caramelados, harmonizando perfeitamente com comidas indianas, mexicanas e carnes vermelhas.
Bodebrown Cacau IPA
Para quem aprecia uma cerveja com sabor forte, essa é uma ótima indicação. Considerada uma das melhores do país, essa cerveja tem seu sabor com equilíbrio entre o doce e o amargo, com traços de álcool, malte e toques de cacau. As sugestões de harmonização são carnes vermelhas, carne de porco e sobremesas.
Schornstein IPA
Vencedora da medalha de ouro Festival Brasileiro de Cerveja, é uma cerveja forte e de coloração escura. Seu aroma, é um mix intenso de floral, cítrico e frutado, com sabor refrescante e notas condimentadas e amargor. Pode ser harmonizada com hambúrguer e queijos, como grana padano e parmesão.
Quais são as 8 melhores cervejarias artesanais do Rio Grande do Norte?
Na região, você encontra locais onde consegue apenas comprar as cervejas e outros que possuem um serviço com acompanhamentos e comidas para aproveitar.
Conheça onde você pode aproveitar o melhor que o nordeste brasileiro oferece quando falamos em cervejas artesanais:
- Armorial: Av. Norton Chaves, 231 – Lagoa Nova, Natal. Funciona de quarta a sexta, a partir das 14 até 20 horas. E nos sábados, funciona a partir 10 até 20 horas;
- Black Sheep: Rua Carlos Lamas, 1500, localizado em Candelária, Natal. Seu horário de funcionamento é nas quintas das 17 às 00 horas. E sextas e sábados das 17 às 3 horas;
- Mall: Rua do Ouro, 120 – Potilândia, Natal. Funciona de quarta a sábado das 17 às 22 horas. Terça a sexta entre 16 e 22 horas e nos sábados das 11 às 13 horas;
- Raffe: Av. Dão Silveira 3712 – Candelária – Natal. Funciona de quarta a sexta das 16 às 22 horas e aos sábados das 10 às 22 horas;
- 1920: Rua Carlos Serrano, 16 – Lagoa Nova, Natal. Seu funcionamento é de quarta a sexta, a partir das 17 horas.
- Bacurim: Rua Luzinha Falcão, 811 – Pres. Costa e Silva – Mossoró. Funcionamento de quarta a sábado, das 18 às 00 horas.
- Cabocla: Av. Alberto Maranhão, 694 – Centro – Mossoró. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta a partir das 8 até 18 horas e nos sábados das 8 às 12 horas.
- Elétrica: Rua Francisco de Castro Juca, 147 – João Catingueira – Pau dos Ferros. Funciona entre quinta a sábado das 17 às 22 horas.
A região do Rio Grande do Norte conta com mais de 25 produtores artesanais de cervejas, separamos as mais conhecidas que valem a pena fazer parte do seu roteiro.
Como encontrar as melhores cervejarias do Rio Grande do Norte?
A cervejaria artesanal se tornou uma paixão e por isso, hoje existem as famosas rotas das cervejas. Diversas agências de turismo oferecem esse tipo de passeio, onde os amantes de cerveja conseguem conhecer os melhores points para experimentar as cervejas artesanais nordestinas.
Essa é mais uma atração que vem ganhando espaço na região e por isso, vale a pena colocá-lo no seu roteiro de viagem. Principalmente se você gosta de apreciar produtos locais como a cerveja e sair dos roteiros óbvios de viagem.