Chanana: conheça a flor símbolo de Natal

2 870

Você que andou pelas ruas de Natal, com certeza já viu a chanana, ela nasce praticamente em qualquer lugar, de bueiros á telhados de casas. A chanana está por toda Natal, ganhou então o título de flor símbolo da cidade. Venha conhecer mais sobre essa flor!

Qual a origem da chanana?

A chanana, também chamada de xanana (com x) ou flor-do-guarujá, é uma flor muito comum, mas o que quase ninguém sabe é que ela tem várias propriedades medicinais e pode ser consumida sem nenhum problema. Com certeza  você deve ter se alegrado um pouco vendo ela abrir pela manhã, horário que ela mais gosta, enquanto passava em alguma rua.

Qual a origem da chanana?
Um arbusto da chanana. Fonte/Reprodução: original.

Uma flor que quebra as barreiras do urbanismo, atravessa e vinga a natureza nascendo e florando em basicamente qualquer lugar. Se ver uma casa mais velha, provavelmente ali pela Ribeira, vai ver um vestígio dela em algum lugar ao redor, eu mesmo já vi até em telhados de casas mais antigas. Ela é muito danada, a chanana.

Dados científicos

A chanana tem o nome científico de Turnera subulata, é uma planta considerada nativa da região, ou seja, sempre esteve por aqui. 

Posts Relacionados
1 De 44

Características

A chanana gosta de sol perene, um sol de regiões costeiras e de quase qualquer solo, é um arbusto em formato de bola, pode chegar a 80 cm de altura e suas flores tem um aroma muito interessante. 

Folhagem

Os ramos são eretos e pubescentes (tem pequenos pelinhos por todo ele), quando velhos apresentam estrias por todo o ramo. As folhas são pubescentes, simples, alternas, pecioladas, de formato oval-elípticas, de margem serrada e possuem dois nectários extraflorais opostos na sua base.

Flores

As flores se abrem pela manhã e se fecham por volta do meio-dia, sobrevindo novas flores no dia seguinte. São solitárias, o cálice é campanulado de cor verde-amarelado, com bráctea afinada (subulada), a corola é formada por cinco pétalas de cores branco-amareladas e roxo-escuras na sua base.

Florescimento

O florescimento ocorre o ano todo e as flores são atrativas para diversas abelhas, principalmente as nativas, além de borboletas. As sementes são obovoides e numerosas, com 2,0 a 3,0 milímetros de diâmetro. Por isso que ela consegue se espalhar por muitos lugares e cair em frestas e outras reentrâncias.

Para que serve a chanana

A chanana tem uma beleza incontestável, ela fica muito bem em vasos e canteiros, já que suas flores são muito bonitas e exalam um aroma muito interessante.

Além disso, a chanana é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) devido ao sabor doce da sua flor, ela é pode ser usada em saladas e em doces. Traz também vários benefícios para nossa saúde.

Benefícios da chanana

A chanana não é só uma flor linda e gostosa, também tem propriedades medicinais do seu chá, lembrando que se for fazer o chá, lave bem as folhas e flores.

As propriedades do chá e do extrato são muito importantes:

  • Antioxidante e anti-inflamatório: principalmente infecções intestinais e urinárias;
  • Antibacteriana;
  • Antifúngica.

No extrato, foi confirmado a presença de ácidos graxos e ômega 3 e 6. Na Índia, foi descoberto a ação antitumoral contra câncer de figado. Uma flor maravilhosa e que é muito forte. Devemos deixar bem claro que tudo isso é só da chanana dessa espécie das fotos que colocamos aqui.

Como plantar e evitar pragas

Para plantar a chanana é bem simples: basta pegar um galinho que se ligue ao galho central e colocar em um jarrinho ou saquinho com adubo comum, depois que ela crescer mais um pouco, coloque húmus de minhoca ou outro substrato orgânico.

Um inseto safado chamado percevejo-de-renda adora essa planta, ele fica na parte de baixo das folhas sugando a seiva, e seus dejetos são descartados na parte de baixo o que ajuda a destruir a folha. O jeito mais prático é pulverizar de baixo para cima um inseticida orgânico ou eliminar os galhos doentes.

A chanana é a flor símbolo de Natal, ela ajuda a deixar nossa cidade linda e maravilhosa, todo lugar que você olhar, verá uma chanana. Uma flor maravilhosa de nossa flora mais linda ainda.

Mostrar comentários (2)