+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?
Chapada do apodi

Chapada do apodi

Chapada do apodi
Chapada do apodi

Região que fica na divisa entre o Ceará e Rio Grande do Norte, a Chapada do Apodi representa hoje a luta que se trava no Brasil entre modelos distintos de desenvolvimento, opondo a agricultura familiar ao agronegócio

Por volta de 1989 a 1991, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, implementou um projeto de irrigação no lado cearense da Chapada, o que possibilitou a instalação de cinco grandes empresas de fruticultura, modificando o panorama local.

Sem alternativas, boa parte dos pequenos agricultores que cultivavam a própria terra naquela época trabalham hoje para as companhias. Além da concentração de terras, o uso em larga escala de agrotóxicos contaminou canais de irrigação e em cidades como Limoeiro do Norte, Quixeré e Russas, localizadas no perímetro irrigado, e a incidência de câncer chega a ser 38% maior do que em outros municípios de porte semelhante.

O que é Chapada do apodi- morte e vida?

Chapada do apodi
Chapada do apodi

produção da Articulação Nacional de Agroecologia e da VideoSaúde/Fiocruz. Um dos objetivos é alertar para um projeto semelhante que está sendo desenvolvido pelo departamento nacional de obras contra as secas no lado potiguar da Chapada, podendo afetar a vida de aproximadamente 6 mil agricultores familiares que hoje são responsáveis pela produção orgânica de hortaliças, frutas, cereais, mel e carne caprina.

Os trabalhadores reclamam da falta de diálogo com o poder público para a elaboração do projeto, que prevê o cultivo de cacau e uva no sertão do Rio Grande do Norte.

Como surgiu a ideia de produzir uma documentário sobre a Chapada do Apodi?

Produzido pelo Tiago Carvalho. O documentário faz parte de uma série de curtas metragens que está sendo produzida pela Articulação Nacional de Agroecologia e a VideoSaúde/Fiocruz que mostra diferentes expressões da agricultura agroecológica em todo o Brasil.

A Chapada do Apodi é uma referência na produção agroecológica e na convivência com o semiárido e, ao mesmo tempo, é um território cobiçado pelo agronegócio. Conhecemos a situação de tensão que existe ali através da Articulação Nacional de Agroecologia e nos pareceu importante documentar o que está acontecendo.

É o momento de nos perguntarmos, que desenvolvimento queremos? Tivemos o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade da Cáritas e da organização Pão Para o Mundo para realizar o projeto.

Como é a relação da população local com as empresas do agronegócio?
No lado potiguar, a população resiste a sua chegada. No lado cearense, onde o perímetro irrigado existe desde o fim dos anos 1980, muita gente trabalha para as empresas, seja na aplicação de veneno, na colheita, em outras funções.

Chapada do apodi

Com o correr dos anos, a terra ficou concentrada nas mãos do agronegócio, então não restam muitas alternativas. Além disso, a população também se relaciona involuntariamente com as empresas porque consome a mesma água que serve às lavouras e que está contaminada com agrotóxico.

Segundo uma pesquisa coordenada pela professora Raquel Rigotto, a ocorrência de casos de câncer em Limoeiro do Norte, Quixeré e Russas (que são as cidades que o perímetro irrigado alcança) é 38% mais frequente do que em cidades cearenses de mesma população, mas que não estão expostas a um volume tão grande de veneno.

Quero conhecer mais sobre a região da Chapada do apodi!

Sendo uma importante área de divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará a região da Chapada do apodi é sem dúvida uma das mais bonitas do país, atraindo milhares de turistas todos os anos, sem duvidas vale a pena conhecer pessoalmente.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre Chapada do apodi não perca a chance de ler nosso artigo sobre: A floresta ciliar de carnaúba.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.