Cidade Alta: a origem da capital Potiguar
A Cidade Alta, mais conhecida simplesmente como centro ou Centro Histórico, é o bairro mais antigo da cidade de Natal Rio Grande do Norte. Aqui nasceu a capital potiguar. O local, portanto, é cheio de construções históricas lindas, e sua importância para a cidade é indiscutível.
Escolhido por ser num chão elevado e firme ar margens do Rio Potengi, o bairro guarda muitos segredos e lugares lindos, que não podem ficar de fora do roteiro de viagem dos visitantes de Natal.
O Bairro Cidade Alta em Natal
Repleto de construções antigas, mas também cheio de comodidades e serviços incluindo bons hotéis e pousadas, com preços mais acessíveis do que aqueles próximos as praias, o bairro Cidade Alta pode ser uma ótima opção esse mesmo para você se hospedar na capital Potiguar.
É neste bairro o local onde o visitante vai conhecer muito da história da capital Potiguar.
Repleto de Belas construções e de eventos como feiras de artesanato, além de museus, espaços culturais, igrejas antigas muitas delas centenárias, e claro, bares e restaurantes, o bairro Cidade Alta é sem dúvida um dos mais importantes da cidade de Natal e um dos mais amados pelos seus habitantes.
Fique conosco para saber mais.
1. Cidade Alta – o centro de Natal
Natal foi fundada em em 25 de dezembro de 1599 no exato local onde hoje é o Bairro Cidade Alta. Foi, portanto, o primeiro núcleo de povoamento da capital potiguar.
Antes de ser mais organizada, o local onde hoje fica o bairro Cidade Alta era um dos terrenos mais propícios para construções em uma área banhada pelo mar e pelo rio Potengi.
É sempre bom recordar que a geografia do local não era exatamente igual aos dias de hoje. Na época em que Natal foi fundada a área tinha muitos manguezais e solos impróprios para sentar construções, assim os primeiros colonizadores escolheram a terra mais firme que puder não encontrar dando origem ao que viria a ser chamado de bairro Cidade Alta.
Foi na Praça André de Albuquerque, localizada no bairro, que foram inaugurados, em 1599, o Pelourinho e a Igreja Matriz, com a celebração da primeira missa. Marcou-se assim o início da pequena vila que cresceu até se tornar uma das maiores cidades do Brasil.
Portanto, o bairro Cidade Alta:
- É o local onde nasceu a cidade de Natal;
- Em seu entorno se desenvolveram os primeiros prédios públicos, primeiras igrejas e as primeiras residências e de toda Terra do Sol;
- O bairro Cidade Alta também é repleto de atrações culturais, incluindo museus e igrejas antigas;
- Por aqui o visitante também encontra boas opções de hospedagem normalmente com preços mais acessíveis do que aqueles praticados na areia bem na mar;
- O bairro Cidade Alta também tem atrações turísticas festivas como famoso forró com turista que acontece o Centro Turístico de Natal.
Cidade Alta – muita história para contar
A rua onde foram construídos o Pelourinho e a Igreja Matriz foi a primeira rua da capital. Ao caminhar por essas ruas históricas o visitante terá conhecimento de que ao longo de séculos milhares de brasileiros já deram seus passos no mesmo local.
No mesmo foram os conquistadores portugueses também construíram a casa de Câmara e a Cadeia local. Em seu inicio o bairro era chamado simplesmente de Rua Grande.
Uma curiosidade: os moradores dessa área da capital eram denominados de Xarias, por comerem o Xaréu, peixe nobre e rivalizavam altamente com os moradores da Ribeira, outro bairro antigo da cidade. Estes últimos comiam o peixe Cangulo, considerado de menor valor e eram chamados de canguleiros por isso.
Aqui, como se pode imaginar, há muitas construções históricas de diferentes épocas do Brasil. A verdade é que a história desse bairro se confunde e mistura-se com a história da própria capital, uma vez que esta cresceu muito lentamente nos primeiros séculos de existência
O calçamento só chegou ao bairro no século XIX. Pouco a pouco o bairro foi se modernizando e crescendo.
A verdade é que a história desse bairro se confunde muitas vezes com a história da própria capital Natal, Pois foi em seu entorno que todo o restante da capital Potiguar se desenvolveu, afinal todas as suas construções e instalações sempre foram essenciais ao funcionamento dos serviços tanto públicos quanto privados na capital.
Durante muito tempo o bairro Cidade Alta foi o principal núcleo Residencial da capital Potiguar, o famoso bairro da Ribeira, por exemplo, movimentado e agitado nos dias de hoje, permaneceu como área de plantio por um longo tempo, enquanto a cidade alta já fervilhava e se desenvolvia em ritmo acelerado.
No início do século XX teve início o processo de verticalização da cidade do Natal, com a destruição de antigos casarões e da memória arquitetônica do bairro e, consequentemente, da cidade.
Esse processo de verticalização da cidade de Natal, foi necessário e visto com bons olhos na época em que foi desenvolvido, contudo, de um ponto de vista histórico muitas perdas significativas ocorreram com a derrubada de prédios historicamente importantes. Locais que hoje só podem ser lembrados por fotografias.
Felizmente, muitos prédios escaparam dessa destruição e hoje compõe o Centro Histórico da cidade. Para saber mais acesse Patrimônio Histórico de Natal.
Aliás, quem visita a capital Potiguar não pode deixar de conhecer o centro histórico, é o berço de toda a terra do sol, prédios com arquitetura incrível e um charme diferenciado que os visitantes são encontra aqui.
Atualmente, a Cidade Alta é dos bairros mais importantes de Natal. Aqui ficam localizados muitos prédios públicos importantes, como a Prefeitura da cidade, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça.
Ou seja, o Bairro Cidade Alta:
- Reúne as principais construções históricas da cidade;
- Foi por muito tempo o principal núcleo de povoamento do município de Natal;
- passou por um processo de verticalização no início do século XX, o que é infelizmente provocou a perda de prédios históricos significativos;
- permanece sendo comuns principais bairros de Natal, onde ficam localizados os prédios públicos mais importantes e boa parte do comércio da cidade.
2. Cidade Alta – principais atrações
O destaque do bairro fica por conta dos prédios históricos.É possível encontrar por suas ruas construções ao estilo colonial, que preservam a típica da arquitetura Colonial portuguesa trazida ao Brasil pelos primeiros colonizadores do nosso país.
Também é possível encontrar e visitar muitos prédios que tiveram importância estratégica para o Estado do Rio Grande do Norte e alguns deles até mesmo para o país.
A maioria destes prédios atualmente abriga um museu que podem ser visitados em nenhuma dificuldade. Alguns deles, contudo, ainda funcionam como prédios públicos, como é o caso do Palácio que abriga a sede da Prefeitura de Natal.
esses espaços também podem ser visitados, mas convém entrar em contato com antecedência com as instituições para se informar de como funcionam as visitas, pois a maioria delas precisa ser agendada com antecedência.
Como são prédios importantes para o funcionamento da capital Potiguar a entrada de grupos de turistas normalmente é controlada, sendo por isso que é preciso marcar a sua visita com antecedência.
Entre as construções sobreviveram algumas igrejas, ainda hoje existentes, que constituem o sítio histórico do Natal, dentre as quais se destacam a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
O bairro Cidade Alta tem muitas construções e ruas charmosas, que levam o visitante em uma verdadeira viagem no tempo. Um ótimo local para andar a pé, sem pressa e conhecer com carinho cada detalhe das construções e mesmo das praças e parques que encontrar pelo caminho.
E se ficar com fome ou sede durante seu passeio, na Cidade Alta é muito fácil encontrar bom para locais para comer e beber, de lanchonetes comida de rua, até restaurantes um menu completo a sua escolha. tudo depende da sua fome, do seu tempo e do quanto você quer gastar com a sua refeição,. pois opções não faltam.
Por aqui há muitas ruas estreitas. Um resquício vivo do modo desordenado de construir cidades na Europa portuguesa e que os colonizadores também aplicaram no Brasil.
lembre-se: também há museus, bares e restaurantes muitos bons na Cidade Alta. É um ótimo lugar para quem procura ver mais em Natal além das praias.
Há ainda o chamado Beco da Lama, um local boêmio tradicional do bairro, eleito pela própria comunidade como patrimônio histórico de Natal. É um charme só!
O bairro também dá guarida ao chamado Corredor Cultural, que se estende da Igreja de Santo Antônio até o Centro até a Praça Augusto Severo, onde está o Teatro Alberto Maranhão.
E no centro de turismo de Natal o restante vai encontrar muitas lojas algumas delas com peças exclusivas de artesanato produzidas por artistas locais. um ótimo espaço para passear, fazer compras e fazer um lanche, pois há lanchonete e restaurante no local.
Em outras palavras, no bairro Cidade Alta ou digitando de pode:
- conhecer muitas construções históricas;
- visitar museus, igrejas, praças e outros espaços culturais;
- visitar prédios históricos onde funcionam ainda instalações do poder público como a prefeitura de Natal;
- Dá um passeio muito divertido a pé pelas ruas estreitas e charmosas;
- comer e beber muito bem no comércio local;
- fazer compras, incluindo peças de artesanato.
Como chegar a Cidade Alta em Natal
É muito fácil visitar o bairro da Cidade Alta. Por aqui há um bom com transporte público e também tem passeios que passam por pontos importantes do bairro, como o City Tour Natal Centro Histórico.
Se você preferir, pode alugar um carro, chamar um táxi ou até mesmo um Uber. o bairro Cidade Alta é muito conhecido e qualquer pessoa que mora na capital saberá indicar como chegar até ele.
E se você preferir pode se hospedar diretamente aqui, o que não impedirá em nada de conhecer a região das praias, pois assim como é fácil vir de Ponta Negra até a cidade alta, também é muito simples fazer o caminho inverso.
Tudo depende das suas preferências para sua viagem, e claro, do quanto você quer gastar com hospedagem.
Os turistas mais Aventureiros conhecem a cidade usando o transporte público e filocomo vendo a pé sempre que podem. além de economizar é um jeito muito divertido de ver de perto tudo o que a cidade de Natal tem para oferecer.
em outras palavras:
- chegar ao centro histórico de natal é muito fácil;
- você pode até mesmo se hospedar por aqui;
- o transporte público é um meio muito eficiente e barato de chegar à cidade alta;
- Mas se você preferir mais conforto e comodidade pode se locomover com carro alugado, táxi ou Uber;
- um jeito Aventureiro de conhecer a cidade de Natal é andar de ônibus e a fé sempre que possível.
O bairro Cidade Alta Natal
E aí curtiu o bairro Cidade Alta? Para saber mais sobre os bairros de Natal acesse nosso Guia Completo Bairros de Natal.
Até a próxima!