Quais as cidades da chamada “Grande Natal” RN?
A região da grande Natal no RN é contemplada por diferentes municípios menores que circundam a capital. Cada um deles é repleto de histórias, características próprias e uma cultura rica e diversificada.
Tem de tudo, desde palcos de eventos históricos até lendas populares e belezas naturais que podem ser visitadas. Acompanhe a leitura dos próximos parágrafos para saber mais sobre a grande Natal no RN e fique por dentro de tudo.
Conheça as cidades da Grande Natal no RN
A grande Natal no RN é formada por vários municípios que fazem limite, ou ficam próximos à capital potiguar e a sua formação foi determinada por meio de uma Lei Complementar Estadual (nº 152) de 1997. O texto estabelece como sendo a região metropolitana de Natal, além da própria cidade: São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Extremoz, Parnamirim e Ceará-Mirim.
Ao longo dos anos, outros municípios das proximidades passaram a integrar a grande Natal no RN, que, atualmente, conta com 15 prefeituras. Cada um desses lugares possui suas riquezas culturais e características demográficas e territoriais. Vamos conhecer, da grande Natal no RN, as maiores cidades e saber um pouco mais de cada uma.
Parnamirim, o Trampolim da Vitória
Parnamirim é um dos primeiros municípios a fazer parte da grande Natal no RN e possui uma longa história. Fundado oficialmente em 1958, a cidade começou a ser povoada e a ter atividades relevantes ainda no século XVII. Distante 12 km de Natal, o município tem mais de 270 mil habitantes e uma área com mais de 124 mil km².
Pelo seu importante papel na Segunda Guerra Mundial, o nome “Trampolim da Vitória” está sempre associado à Parnamirim, já que foi neste território que os soldados aliados criaram uma base aérea para servir de ponto de referência e abastecimento de aeronaves. Esse feito foi fundamental para que ataques pudessem ser lançados no norte da África e na Europa, quando esses lugares ainda eram dominados pelos nazistas.
O aeroporto de Parnamirim
Durante muito tempo, o aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim, foi o mais importante da grande Natal no RN e até mesmo do estado. Ele funcionou de 1980 até 2014 com grandes quantidades de voos e passageiros, mas deixou de ser operado ao nível civil para ser de uso exclusivo da Aeronáutica. Hoje, o lugar só recebe aeronaves militares.
A Barreira do Inferno
Outro ponto interessante localizado em Paramirim é a Barreira do Inferno. Trata-se de um centro de lançamento de foguetes que existe desde 1965, de modo que foi um dos primeiros do Brasil e da América do Sul. Administrado pela Aeronáutica, o local ainda faz lançamentos e também pode receber visitas (marcadas antecipadamente).
A história da cidade de Macaíba
Outra cidade que faz parte da grande Natal no RN e tem grandes atrativos é Macaíba. Com uma população consideravelmente grande (cerca de 80 mil pessoas), o lugar foi fundado em 1855 e carrega no nome uma homenagem à árvore palmeira Acrocomia intumescens (o nome vem da denominação tupi para a planta – “makaîuba”).
Macaíba já foi bem maior do que é hoje, mas diminuiu seu território quando partes dele originaram outros municípios (São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi e uma parte de São Tomé). O lugar tem pontos turísticos interessantes, como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o Museu Solar Ferreiro Torto (este, repleto de elementos que ajudam a contar a história do município).
A cultura de Macaíba
A cultura do lugar, que faz parte da grande Natal no RN, é marcada pela mistura do histórico com o novo e o município conta com muitas atrações para quem quer passear e aprender. Um traço marcante de sua cultura é que Macaíba foi local de nascimento de vários nomes potiguares ilustres, como a poetisa Alta de Souza e o aeronauta Augusto Severo.
História e lendas de Extremoz RN
Extremoz faz limite com a capital potiguar e também ajuda a integrar a grande Natal no RN e enriquecer o lugar com muita história e belezas naturais. Também conhecido por suas lindas praias (entre elas, a famosa Genipabu), o município, fundado em 1963 (data de sua emancipação política de Ceará-Mirim) tem crescido muito nos últimos anos e se desenvolvido bastante.
O Rio Extremoz
A lagoa de Extremoz é um ponto à parte na história do município que faz parte da grande Natal no RN. De águas calmas, a formação natural é um atrativo para as pessoas que gostam de se banhar, andar de jet ski ou nadar. Mas ele também serve como um elemento de fomento à economia local, já que é usada para a prática da pesca comercial por moradores que vivem à sua margem. Além de tudo, é um lugar muito bonito e que vale a pena ser conhecido.
A Igreja de São Miguel Arcanjo
Outra coisa importante para a cultura de Extremoz, na grande Natal no RN, é a história da Igreja de São Miguel Arcanjo (padroeiro da cidade). Sua primeira construção é do século XVII e foi fundada pelos jesuítas missionários que buscavam catequizar os indígenas locais. Quais as cidades da chamada “Grande Natal” RN?.
À época, o templo era considerado o maior do RN, mas, com o passar do tempo, se deteriorou e hoje é apenas ruínas (que estão preservadas no centro da cidade e podem ser visitadas).
Já no início do século XX, uma outra construção foi levantada, próxima da antiga, para ser a nova, e atual, Igreja de São Miguel Arcanjo. Reza a lenda que as portas do atual templo são feitas com madeiras das janelas da igreja anterior, mas existem poucos registros históricos que comprovem isso.
A cidade de São Gonçalo do Amarante
Por fim, outra parte importante da grande Natal no RN, São Gonçalo do Amarante é muito populosa (cerca de 100 mil habitantes) e tem origens ainda no século XVII.
Sua história é muito marcante e tem como episódio principal o chamado “Massacre de Uruaçu”, que aconteceu quando moradores locais apresentaram resistência a invasores holandeses e foram cruelmente mortos. Hoje, esse evento é celebrado como um marco religioso, político e cultural da cidade.
Cultura
Por ser bem antigo, São Gonçalo do Amarante, na grande Natal no RN, é repleto de atividades culturais relevantes, como as festas religiosas de São Sebastião, Santo Antônio, Santa Terezinha, São Francisco, São Benedito, Nossa Senhora do Ó e a comemoração dos mártires de Uruaçu. Todas elas possuem datas e localidades diferentes. Além disso, o município ainda tem um teatro onde são montadas várias peças.
Aeroporto
É em São Gonçalo do Amarante que fica o atual aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, o mais importante do estado e que está em funcionamento desde 2014 (quando o de Parnamirim foi desativado). Sua capacidade atual é para receber mais de 6 milhões de passageiros todos os anos.
Como visto, a região da grande Natal no RN é muito complexa e repleta de histórias, culturas e atrativos próprios de cada município. Para quem visita o estado, vale bastante a pena conhecer melhor esses lugares e ter acesso a tudo que eles oferecem como conhecimento e entretenimento.