Conheça a Coluna Capitolina em Natal – RN
A Coluna Capitolina, embora não seja um grande edifício ou uma grande construção, é um dos momentos mais importantes da capital potiguar. Esse belo monumento é um dos símbolos da amizade entre Brasil e Itália. O monumento se encontra na frente da sede do Instituto Geográfico e Histórico do Rio Grande do Norte, bem no centro da capital do estado potiguar.
Quer saber mais sobre esse monumento? Acompanhe!
A Coluna Capitolina
O Brasil é um país conhecido pela sua autenticidade e alegria, mas também pela sua hospitalidade. Somos um povo que sabe receber muito bem a todos que nos procuram, não atoa somos formados pela rica mistura de tantos povos e raças. A Coluna Capitolina é um verdadeiro símbolo da amizade que pode surgir e se firmar entre dois povos.
A Coluna Capitolina foi um presente da Itália ao Rio Grande do Norte. Trata-se de uma coluna romana que foi dada pela nação italiana como um agradecimento pela boa acolhida oferecida pelo estado e pelo Brasil, aos aviadores daquele país, Carlo del Prete e Arturo Ferrarin.
Curioso para saber como foi essa história? Acompanhe!
A história da Coluna Capitolina em Natal – RN
Foi na data de 5 de julho de 1928 que o avião Savoia-Marchetti S-64 pilotado pelos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin completaram com sucesso o primeiro voo transatlântico italiano. Após terem embarcado em Roma, os pilotos percorrem um total de 7.200 quilômetros até alcançar a costa potiguar.
Foi um feito único na história. Os pilotos conseguiram chegar com sucesso a cidade de Touros, no Rio Grande do Norte após um voo que durou incríveis 49 horas e 19 minutos! Lembrando que naquele tempo não havia a comidade e conforto dos aviões modernos. Também não havia muitos dos equipamentos de segurança e de voo que existem hoje.
E mais, o voo foi feito sem escalas! Os dois pilotos entraram no avião em Roma e só pararam quando chegaram as terras potiguares, onde foram muito bem recebidos pelos moradores locais.
Como forma de reconhecer e agradecer o acolhimento dados aos pilotos, a cidade de Natal Recebeu um presente. Na ocasião, Benito Mussolini, “Il Duce”, como 1º Ministro da Itália, resolveu doar à cidade uma “Coluna Romana, conhecida como Coluna Capitolina. O nome provém do Monte Capitólio na Itália localizado em Roma.
Inaugurada no dia 8 de janeiro de 1931, a coluna foi trazida a bordo do navio ”Lanzeroto Mlocello”. O navio em questão havia participado como apoio dos pilotos em sua travessia aérea.
E assim o Brasil e a cidade de Natal foram presentados com um monumento histórico antigo de grande valor! O mesmo se encontra exposto em frente ao Instituto Geográfico e Histórico do Rio Grande do Norte, onde pode ser visitado.
O que ver e observar na Coluna Capitolina em Natal – RN
Aqui você pode ver de perto um pedaço vivo da história do Brasil. Pois, se o voo foi realizado pelos italianos, também é verdade que o nosso país fez parte dessa história!
O visitante pode observar a coluna que é o símbolo do feito incrível dos pilotos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. Sendo igualmente um forte símbolo da amizade entre Brasil e Itália.
Se você gosta de história e de aprender coisas novas, não perca a oportunidade de ver de perto esta linda a Coluna Capitolina! E mais, você pode aproveitar para visitar também o Instituto Geográfico e Histórico do Rio Grande do Norte.
Como visitar a Coluna Capitolina em Natal – RN
Visitar esse monumento é bem simples, você só precisa ir até o Instituto Geográfico e Histórico do Rio Grande do Norte.
O instituto fica localizado na Rua da Conceição, 622 – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-270.
Você pode obter mais informações, como horários de funcionamento e visitações, pelo telefone (84) 3232-9728. Se preferir, acesse o site oficial em Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
Quer conhecer mais sobre os pontos turísticos do Rio Grande do Norte? Acesse Guia Natal. Programe suas férias e divirta-se!