Comidas Típicas do Rio Grande do Norte
Você conhece as comidas típicas do Rio Grande do Norte? Saiba que o estado Potiguar é muito rico em sua gastronomia culinária local, e o visitar a Terra do Sol você provavelmente vai acabar comendo alguns desses pratos ou outros pratos típicos aqui, então é bom conhecer a gastronomia local, não é mesmo?
São sabores intensos e muitos ingredientes deliciosos que você terá a oportunidade de provar quando Viajar conhecer a Capital do Rio Grande do Norte.
Você está curioso para saber quais as denúncias foram aprovados por aqui? Então fique conosco e acompanhe!
Comidas típicas do Rio Grande do Norte
A gastronomia Potiguar assim como a culinária nordestina de uma forma geral é muito diversificada em pratos, ingredientes e Sabores. Por aqui a todas fortes de pratos que não agradar a todos os gostos!
Como o Rio Grande do Norte é um principais produtores de camarão do país você pode esperar encontrar essa iguaria na maioria dos locais como quiosques bares e restaurantes, servidos das formas mais variadas possíveis.
O camarão é um dos pratos mais comuns por aqui e você vai encontrar o com muita facilidade até mesmo piócitos mais simples das praias. E a maioria dos restaurantes mesmo que eles não especializados em frutos do mar vão ter algum prato com essa Iguaí seu menu.
Mas, nem só de Camarões vive a Terra do Sol! Para ajudar você conhecer melhor a combinar local preparamos uma lista com cinco pratos deliciosos. Confira.
1. Comidas típicas do Rio Grande do Norte – baião de dois
A nossa primeira dica de prato típico Potiguar é o famoso baião-de-dois e também é servido em outros estados do Nordeste brasileiro e até mesmo muito apreciado em outras regiões do país em restaurantes de comida nordestina.
O baião-de-dois é um prato muito popular em todo o nordeste brasileiro e possui algumas variações conforme o estado e até mesmo a cidade onde é feito.
Mas, basicamente a sua receita consiste em primeiro cozinhar o feijão e depois cozinhar o arroz junto na mesma panela, podendo a crescer a receita com outros ingredientes como linguiça e carne de sol.
Ingredientes do baião de dois
Quer saber quais os ingredientes dessa iguaria para fazer aí na sua casa? Então confira:
- meio quilo de feijão-de-corda seco
- 2 colheres (sopa) de óleo
- meia xícara (chá) de bacon picado
- 1 cebola ralada
- 2 dentes de alho amassados
- meia colher (sopa) de coentro picado
- 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
- 1 colher (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de queijo coalho picado.
Modo de preparo: deixe o feijão de molho um dia antes e cozinhe em 3 litros de água. Em outra panela, aqueça o óleo e doure o bacon, a cebola e o alho. Acrescente o coentro e o arroz, refogue e adicione o feijão cozido com e o sal.
Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até que o arroz fique cozido e úmido. Misture o queijo coalho picado, deixe derreter e sirva.
2. Comidas típicas do Rio Grande do Norte – Arroz de Leite
Apesar do nome o arroz de leite tipicamente nordestino é um prato salgado, que é chamada assim devido a sua extrema cremosidade que o torna leitoso.
O modo de preparo do arroz de leite segue a receita tradicional mas quando o arroz está cozido e a água já foi totalmente seca adiciona-se a receita meia xícara de vento e uma colher de margarina ou mais dependendo da quantidade que você está preparando.
Com este preparo adicional o arroz fica muito mais cremoso.
Ingredientes de Arroz do Leite
Quer conferir os ingredientes para fazer aí na sua casa este arroz? então confira:
- 1 xícara de arroz da terra ou arroz branco
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Azeite
- Sal
- Água até cobrir o arroz ou em quantidade suficiente para o cozimento
- Leite em quantidade suficiente.
Modo de preparo: lave o arroz, e refolgue a cebola junto com o alho no azeite, acrescente o arroz e refolgue um pouco mais. Depois coloque água até que cubra o arroz, deixe cozinhar aos poucos.
Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente aos poucos o leite até o arroz cozinhar. Deixe terminar de cozinhar e está pronto para servir.
3. Comidas típicas do Rio Grande do Norte – Bobó de camarão
E como falamos tanto de camarão não poderíamos deixar de estar ou menos um trato feito com essa iguaria marinha. O bobó de camarão é uma receita muito apreciada em todo o Rio Grande do Norte e de forma geral em todo nordeste, especialmente nas cidades costeiras.
Bobó de camarão é um dos traços mais apreciados na grande Natal RN em todo estado Potiguar, os Camarões costumam ser refogados no leite de coco e o creme do Bobó leva purê de mandioca entre outros ingredientes típicos do nordeste brasileiro.
Ingredientes do bobó de camarão
Confira os ingredientes do bobó de camarão tradicional:
- 1 kg de camarão fresco, sal;
- 3 dentes de alho picados e amassados;
- suco de 1 limão, pimenta-do-reino;
- 1 kg de mandioca (prefira as que já vem embaladas e descascadas, é mais prático);
- 3 cebolas (1 cortada em rodelas e 2 raladas);
- 1 folha de louro;
- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- 2 vidros de leite de coco;
- 1 maço de cheiro-verde picado;
- 2 latas de molho pronto de tomate (pomarola);
- 2 pimentões verdes bem picadinhos;
- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê.
Modo de preparo: lave os camarões e tempere com sal, alho, pimenta e limão, deixe marinar. Depois, pegue uma panela com água e cozinhe a mandioca em pedacinhos, com louro e a cebola em rodelas.
Quando estiver mole, acrescente um vidro de leite de coco. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Refogue a cebola ralada e deixe dourar no azeite de oliva. Acrescente os camarões e frite.
Adicione as 2 latas de molho de tomate, o cheiro-verde, o pimentão e deixe cozinhar por alguns minutos. Junte na mesma panela, a mandioca batida no liquidificador, outro vidro de leite de coco e o azeite de dendê. Quando levantar fervura está pronto.
4. Comidas típicas do Rio Grande do Norte – Caranguejada
Outro prato muito popular por aqui é a caranguejada, feito à base de caranguejos outra iguaria Marinha muito consumida em todo o Rio Grande do Norte e principalmente em Natal RN.
Encontrar uma boa caranguejada na Terra do Sol é uma coisa muito fácil, você pode encontrar este prato na maioria dos quiosques e restaurantes de todas as praias do Estado.
Quebrar a casquinha do Caranguejo provar a sua carne branca é sem dúvida uma experiência muito boa que muitas pessoas principalmente aquelas que moram longe da Costa não tem a oportunidade de fazer todos os dias.
Aliás, esta é uma das vantagens de morar em um município que é muito mais fácil ter acesso à frutos do mar frescos com preços mais acessíveis.
Ingredientes da caranguejada
Confira os principais ingredientes da caranguejada:
- Leite de coco.
- 1 tomate e meio.
- Meio Pimentão.
- Uma cebola roxa.
- Sal.
Modo de preparo: Lave cada um dos caranguejos que serão levados à panela. Depois, pegue uma panela grande e preencha com um pouco de água misturando junto o tomate, a cebola, o pimentão e todos os ingredientes, já picados, que escolheu acrescentar em sua caranguejada.
Depois de ferver, acrescente o leite de coco e deixe mais um pouco até começar a borbulhar. Despeje todos os caranguejos na panela e tampe para cozinhar. Quando estiver cozido só servir.
5. Comidas típicas do Rio Grande do Norte – Escondidinho
O escondidinho é um dos pratos mais populares do Rio Grande do Norte aliás Esse é um prato popular no Brasil inteiro mas o que o distingue no estado Potiguar São os seus ingredientes típicos.
Um escondidinho tipicamente Potiguar é feito normalmente com carne de sol e leva também purê de macaxeira, mas mas também pode ser encontrado facilmente a base de frutos do mar como camarão em muitos restaurantes da capital Natal e outra cidades do estado.
Confira os ingredientes de um escondidinho típico do Nordeste::
- 500 g de carne de sol
- 1 copo pequeno de leite
- 1 colher de manteiga
- Pimenta calabresa a gosto
- 1 kg de mandioca bem cozida
- 400 g de queijo mussarela (ou de sua preferência) ralado grosso
- 1 tomate
- 1 cebola
- 1 sachê de sazon para arroz
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto.
Modo de preparo: cozinhe a carne de sol por 30 minutos na pressão e depois desfie, ou triture no liquidificador. Refogue a cebola na manteiga e coloque a carne, o tomate picadinho, a pimenta calabresa e salgue a gosto. Reserve.
Amasse metade da mandioca, e a outra metade bata no liquidificador com o leite até ficar bem homogêneo. Misture ambos em outra panela fazendo um purê e tempere com Sazon.
Para finalizar pegue um refratário e acrescente metade do purê, depois o recheio de carne e um pouco do queijo, cubra com o restante do purê, e leve ao forno pré-aquecido acima de 180°C por aproximadamente 40 minutos.
É só servir!
Comidas típicas do Rio Grande do Norte
E aí o que você achou dos Pratos que apresentamos? Essa é apenas uma pequena amostra do que você vai poder provar Quando Vier conhecer o Rio Grande do Norte!
Prepare-se para comer muito bem, para se fartar de frutos do mar e paga para lavar muitos pratos típicos do nordeste brasileiro quando visitar a Terra do Sol!
E se você quer saber o que tem por aqui além de boa gastronomia, Saiba que há sempre muito o que fazer em Natal!
Até a próxima!