Como conhecer o maior cajueiro do mundo em Pirangi RN?

0 435

Se você planeja viajar nessas férias e relaxar em contato com a natureza, conheça as paisagens do Rio Grande do Norte e se surpreenda com o maior cajueiro do mundo em Pirangi RN, um de seus maiores cartões-postais.

A árvore, que é destaque no livro dos recordes devido às suas proporções gigantescas, atrai turistas o ano inteiro e surpreende por sua beleza e extensão. Saiba mais a seguir!

Como se chega até o maior cajueiro do mundo em Pirangi RN?

O maior cajueiro do mundo fica localizado na Avenida São Sebastião, s/n – na praia de Pirangi – em Pirangi do Norte, Parnamirim.

Saindo do centro de Natal você pode pegar um ônibus, carro, táxi ou outro meio de transporte até Parnamirim. Mas se estiver em Ponta Negra, é possível caminhar até a Avenida Praia de Pirangi, onde é possível pegar um transporte coletivo até a localidade.

Como se chega até o maior cajueiro do mundo em Pirangi RN
Maior cajueiro do mundo. Fonte/Reprodução: original

Ao chegar no local, já é possível ver os galhos da imensa árvore por sobre os muros, então não dá para errar! O valor da entrada é de R$ 8,00, o que dá direito a subida em um mirante com 10 metros de altura, um espaço elevado onde é possível ter uma vista panorâmica da árvore e da bela praia de Pirangi.

Posts Relacionados
1 De 43

Ainda, nas épocas de novembro a janeiro, período da colheita da safra, os visitantes podem colher e saborear os pseudofrutos do cajueiro, o caju, enquanto contemplam a paisagem.

Qual é a altura desse cajueiro?

Quando ouvem falar sobre o maior cajueiro do mundo, muitas pessoas imaginam que a árvore se destaca por sua altura, mas, na verdade, o que o torna gigantesco é sua extensão.

Afirma-se serem cerca de 8,5 mil metros quadrados de copa em extensão, mas esta não ultrapassa muito mais do que os 10m de altura, o que torna possível observá-lo sobre o mirante do local. Foi por essas proporções gigantescas que a árvore foi registrada no Guinness Book em 1994 como o maior cajueiro do mundo.

Após ser objeto de diversas pesquisas, explica-se que as proporções do maior cajueiro do mundo em Pirangi RN se deve a uma anormalidade genética chamada fito teratológica, em que os galhos se ramificam para as laterais, invés de seguirem um crescimento comum para cima, e o peso faz com que esses galhos atinjam o solo, criando outras raízes e dando continuidade à planta que, assim, aumenta de tamanho.

Qual a largura dele?

O maior cajueiro do mundo em Pirangi RN além de possuir uma copa que representa uma área de cobertura de 8,5 mil metros quadrados, ocupa também um perímetro de aproximadamente 500 metros.

Explica-se que seriam necessários 70 cajueiros para equivaler ao maior cajueiro do mundo em Pirangi RN. A árvore também é capaz de produzir cerca de 2,5 toneladas de caju por safra.

A árvore está em boas condições?

Sim, o cajueiro de Pirangi se encontra em boas condições. Atualmente, quem cuida do local é o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), além de colaboradores que residem no entorno que auxiliam a manter o cajueiro em um desenvolvimento saudável.

Todavia, existe uma polêmica acerca do Cajueiro de Pirangi. Como a árvore não para de crescer, por vezes, suas ramificações e galhos se estendem e invadem vias e algumas casas próximas.

A administração responsável pelos seus cuidados, então, tem que realizar algumas podas, o que não agrada alguns moradores da região, pois estes alegam que a árvore é rara e não deveria ser cortada, principalmente porque sua extensão atrai o turismo e ajuda na economia local.

Há algum guia que acompanhe os visitantes?

O maior cajueiro do mundo em Pirangi RN, conta alguns guias que acompanham os visitantes, que assim desejarem, no transcurso no interior do cajueiro. Estes fazem parte da equipe de funcionários que administram o local. Mas no local também existem os guias responsáveis por turistas e visitantes que contratam pacotes de viagens.

O passeio, embora rápido, oferece uma boa estrutura para os visitantes, além de nos arredores existirem diversos quiosques de ambulantes que vendem comidas, artesanatos, entre outros produtos.

Com o passeio também é possível ouvir o que a tradição oral conta, que o maior cajueiro do mundo em Pirangi RN foi plantado em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu aos 93 anos na sombra da árvore. Além disso, ao final do passeio, os visitantes ainda podem se deliciar com suco de caju da própria árvore que lhes é servido.

Com isso tudo, percebemos a grandiosidade do maior cajueiro do mundo em Pirangi RN, não somente em suas proporções naturais, mas é gigantesco pelo significado que carrega para a cidade, para os visitantes, moradores e para o comércio local.

Deixe um comentário