Como é o Forró: dança tradicional potiguar

0 1.195

Caso você não saiba como é o forró, trata-se de um estilo de dança muito popular pela região nordeste. Principalmente no RN, Natal. Se você nunca experimentou dançá-la, sugerimos que você tire um tempinho quando visitar o estado para curtir este gênero tão gostoso, alegre e divertido.

Confira abaixo algumas dicas sobre onde encontrar essa dança em Natal e outras curiosidades.

Como o Forró é executado?

Se você não sabe como é o forró e nem como é executado, saiba que este estilo exigem-se instrumentos musicais como o acordeão, triângulo e a zabumba. A sua execução, por mais que seja simples como aparenta ser, faz com que as danças se tornem mais agitadas e rápidas.

As pessoas que não sabem como é o forró, ficam surpresas ao dançarem pela primeira vez. A música e a sua melodia cheia de balanceios, conquistou o coração de todo o povo nordestino com as músicas de Luiz Gonzaga. Se você nunca ouviu, nem dançou, sugerimos que você dê uma oportunidade quando vier a Natal.

Certamente você ficará apaixonado com tudo o que verá, ouvirá e aprenderá. Já saber como é o forró, te ajudará a se preparar para dançar e a sua diversão com certeza estará garantida do início das músicas até o fim.

Posts Relacionados
1 De 112

Quem pode dançar Forró?

Agora que você já sabe como é o forró, queremos contar que a dança é liberada para todas as pessoas. Todo mundo pode dançar, mesmo que não saiba os passos, e nem o que deve ser feito. Basta seguir o ritmo do parceiro e da melodia e curtir, não tenha medo de errar porque é através dos erros que vem os aprendizados.

Você pode dançar com as suas crianças, com o marido, amigos ou com desconhecidos. Esta é a graça de saber como é o forró e o que ele te reserva de bom quando vier visitar Natal. Não sinta vergonha de participar dos arrasta-pés, apenas se divirta.

RN é rico em diversidade cultural e musical, e você perceberá estes fatores assim que chegar ao estado. Você ficará encantado com as músicas e verá como é o forró, e por qual motivo tantas pessoas o adoram tanto e regularmente o dançam em Natal.

O que é necessário para se dançar Forró?

Você precisa de música e pessoas. Em Natal, você conhecerá locais interessantes para saber como é o forró, que conta com o Forró com Turista e o Rastapé Casa de Forró. Estas são sugestões de locais interessantes para se frequentar em sua estadia e que você gostará muito de conhecer.

Qualquer pessoa que viaja a Natal e não sabe como é o forró, precisa visitar um dos dois locais. Esteja atento quanto os horários em que abrem, pois o Rastapé funciona às quartas-feiras durante 21:30, e o Forró com Turista de quinta-feira às 21h.

Quais os movimentos característicos do Forró?

Dependerá muito do estilo de forró que você queira dançar. Se for o universitário, exigirá um pouco mais de movimentação corpórea, como os giros. Se for o tradicional baião, você, além de lidar com os rodopios frequentes, deverá aprender o passo do calcanhar e o de ajoelhar.

Nenhum dos movimentos são complicados de serem feitos, e gradualmente você aprenderá a dançar como os natalenses. Lembre-se: não sinta vergonha se você não souber. Com o tempo, os passos se facilitarão e você não sentirá nenhuma dificuldade ao executá-los em sua dança.

Qual a origem do Forró?

O forró se originou nos anos 30, mas ganhou força mesmo durante a década de 50, quando Luiz Gonzaga surgiu e trouxe consigo instrumentos como a zabumba, triângulo e sanfona. Lentamente, o estilo se popularizou pelo nordeste sendo levado a outras partes do Brasil, como a região sudeste que adora o forró.

Atualmente, existem diferentes estilos, como o baião, xote e xaxado. Recomendamos que você ouça desde as melodias mais clássicas, até as atuais para saber qual combina com os seus gostos e ter as suas canções favoritas para ouvir quando quiser.

Deixe um comentário