Como são os animais selvagens do Rio Grande do Norte e como eles vivem?
Existem muitos animais selvagens do Rio Grande do Norte, uma fauna variada, é habitual encontrar com facilidade mamíferos, aves e insetos pelas matas. O Rio Grande do norte tem um território rico em vegetação, divididas em três classes: a floresta tropical, agreste e caatinga e esse ambiente abriga várias espécies diferentes de animais selvagens, vamos conhecer um pouco agora.
Quais são os animais selvagens do Rio Grande do Norte?
Se você gosta do universo dos animais selvagens, vai gostar muito de visitar o Rio Grande do Norte, já que por lá podemos encontrar a catita, frangos D’água Azul, Casaca-de-Couro, beija-flor-da-Barriga Branca, Besourinho-de-Bico- Vermelho e entre outros.
Onde eles vivem?
Os animais selvagens do Rio Grande do Norte, habitam:
- A floresta tropical, localizada na área litorânea, fazendo parte da conhecida Mata nordestina;
- No agreste, com uma vegetação de transição, de clima semiárido;
- Sertão, vista em toda parte oriental do estado;
- A caatinga se faz presente nas regiões centrais e oriental, abrangendo 90% da área estadual.
Um ecossistema maravilhoso é o potiguar.
Quais são as suas características?
Conheça alguns dos animais selvagens mais comuns no RN.
A Catita
Esse mamífero marsupial é popularmente conhecido no Rio Grande do Norte (principalmente em Natal) por Catita, e cientificamente como Monodelphis domestica. Essa espécie pertence à mesma família do Timbú ou Gambá. Ele é solitário, se juntando com outro apenas para reproduzir.
Essa espécie apresenta ampla área de distribuição que se estende do litoral nordeste do Brasil ao centro e sudeste da Bolívia e extremo norte da Argentina.
O beija-flor-de-Barriga-Branca
O beija-flor-de-Barriga-Branca como o próprio nome já diz, é um pequeno beija-flor de 10 cm de comprimento, que se caracteriza pela sua barriga branca, região dorsal com uma cor verde predominante, bico reto com sua base levemente rosada, suas asas e cauda são escuras.
Essa ave pode ser encontrada nos ecossistemas de manguezais, restingas, tabuleiros litorâneos, áreas de cultivos e jardins.
Casaca-de-Couro
Casaca-de-Couro, esse é um pássaro é popularmente conhecido por esse nome, mas Pseudoseisura Cristata é seu nome cientifico, esse “passarinho” se caracteriza pela sua única cor marrom e um “topete” super charmoso, com um bico alongado. Uma característica é que ela só faz ninhos com galhos que tenham espinho, por isso também o seu nome.
Essa elegante ave pode ser encontrada nas regiões de mesorregiões Agreste Potiguar, Central Potiguar e oeste Potiguar, principalmente na mesorregião Central, na região de Seridó, também já foi avistada nos municípios de Apodi. Jucurutu, Parelhas e Acari.
Galinha d´Água
A ave Porphyrio Martinicus, conhecida popularmente como galinha d´água, é uma ave que gosta de lugares úmidos e inundados, então, podendo ser encontrado em lugares como, pântanos, riachos, rios e açudes de todas as regiões do Rio Grande do Norte.
É uma ave predominante na cor amarelo e extremidades de suas penas com uma coloração acinzentadas.
Aranha de Prata
Aranha de Prata, também conhecida como aranha de jardim ou aranha de Teia, pode ser encontrada frequentemente na vegetação aberta e em jardim, se alimentam de pequenos insetos, ela possui glândulas de veneno para imobilizar suas presas, mas considerada inofensiva para seres humanos.
Todos esses e muitos outros animais são encontrados no território do Rio Grande do Norte, apesar de serem seres curiosos e alguns extremamente bonitos, são animais selvagens e não domesticados, então em hipótese algum toque neles, pois provavelmente irão se assustar e se defender com um ataque.
Como podemos protegê-los?
A extinção de uma espécie traz graves consequências ao nosso ecossistema, afetando assim outras espécies incluindo o ser humano, por isso protegê-los é muito importante para todos.
Ainda que não entendemos, algumas das nossas atitudes podem contribuir para a saúde e bem-estar dos animais, por exemplo, respeitar as áreas que habitam, não desmatar, não caçar, não jogar lixos, não passar a mão nos animais selvagens e se possível torne-se um voluntário para causas protetivas de animais.
Por que eles são importantes para o ecossistema?
As espécies, inclusive os seres humanos estão ligadas e relacionadas, todas as espécies têm seu papel importante dentro do ecossistema, fazendo parte de uma grande rede de espécies, contribuindo algo para o mundo, os animais contribuem para o equilíbrio da natureza, são eles que espalham sementes e pólen, promovem a reciclagem de nutrientes e controlam a população de outras espécies, equilibrando o meio ambiente.
E aí, gostou de conhecer a grande área de animais selvagens do Rio Grande do Norte? Existem diversas espécies espalhadas por esse gigantesco paraíso, mas lembre-se de ser apenas um observador e também defensor da natureza.