Conheça a cidade de Rio do Fogo RN! A chamada rota do paraíso!

0 606

Um pouco mais de uma hora de Natal fica a cidade de Rio do Fogo. Alguns consideram um pequeno pedaço do paraíso, outros desejariam passar um final de semana. E, o melhor, é possível viajar de carro, conhecer os principais pontos turísticos e se hospedar em lugares incríveis. 

Apesar de ser um local movido pelo turismo, a pesca e agropecuária, a cidade é encantadora e explicaremos a seguir. 

Onde fica Rio do Fogo RN?

Rio do Fogo é um município potiguar, que fica a 70 quilômetros de distância de Natal e próxima da cidade de Touros, mas também fica próximo de Pureza e está numa Área de Preservação Ambiental. Foi fundada em 21 de dezembro de 1995, onde ficou desmembrada de Maxaranguape após um plebiscito com a população. Hoje, a cidade é um ponto turístico, cheio de praias e rios.

História de Rio do Fogo RN

Tudo começou no final do século XIX, onde famílias fugiram do sertão para o litoral, onde fizeram moradia próximas aos rios. Assim, começou a surgir comunidade de pescadores e assim surgindo a região. O local começou a virar ponto de turístico quando surgiu um Spa e um hotel em Barra de Punaú. 

Quais as principais praias de Rio do Fogo RN?

Posts Relacionados
1 De 10

O Rio do Fogo tem várias praias consideradas paradisíacas no Litoral Norte, sendo que as principais são: 

Rio do Fogo RN

A praia de Rio do Fogo fica na parte mais central da cidade, onde tem ruas estreitas, pequenos comércios e a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira da região. O local tem um mar bastante agitado. Mas, ela é ideal para passeios de lancha em direção aos Parrachos de Rio do Fogo. 

Sem contar que é totalmente diferente de Zumbi, que explicaremos logo abaixo. 

Zumbi RN

Quando se pensa em Rio do Fogo, rapidamente pensamos em Zumbi. O local é tão isolado, que praticamente não há restaurantes. O seu nome, por acaso, veio dos nativos da região, no qual utilizaram a palavra “zumbi”, de origem africana, que pode ser traduzida como fantasma, em que relacionavam a região com abandono ou ser mal assombrada.

Mas, de assustadora não tem nada. Além dos cataventos que fornecem energia solar, Zumbi é conhecido pelo seu imenso mar azul e com belos coqueiros que ilustram a região. 

Pititinga RN

A praia de Pititinga é ainda desconhecida pelos turistas. Contudo, não quer dizer que esta praia seja menos bonita que comparada as outras do Litoral Norte do RN. Ela fica em uma vila de pescadores e fica próximo até o Rio Punaú. Além disso, ela tem um mar calmo e ideal para passeios românticos ou familiares. 

Quais os rios e lagoas de Rio do Fogo RN? 

A cidade que fica há mais de uma hora de Natal não é conhecida apenas por belas praias, o local também é cheio de rios e lagoas. Vamos apresentar algumas. 

Lagoa do Gravatá 

A Lagoa do Gravatá corta as cidades de Touros e Rio do Fogo, o espaço também fica próximo de importantes praias do Litoral Norte. Mas, entre um passeio e outro é bom descansar nesta beleza escondida no estado. 

Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo foi que ajudou a nomear a cidade e onde se instalaram os primeiros habitantes da região. O local é ótimo para realizar as técnicas de mergulho. 

Rio da Praia

O Rio da Praia fica próximo da Praia do Rio do Fogo, a mais central da região. Lá, os turistas ficam contemplando o encontro do rio com o mar. 

Rio Tatu

Sua nascente fica em Pureza, mas seu corpo hídrico corre entre as cidades de Touros e Rio do Fogo. O local é usado para agropecuária, mas também existem pessoas que frequentam a região para passeios e tomar banho. 

Rio Catolé

Sua nascente fica em Pureza, mas seu curso d’água passa pela cidade do Rio Grande. O local é bonito, cuja sua nascente fica próxima de um bananal em uma fazenda que foi montada para deixar no estilo tailandês. 

Rio Punaú

O Rio Punaú é o principal da região e é bastante frequentado para a realização de pesca esportiva e de subsistência. O seu balneário também é bastante frequentado e o seu destaque é o seu encontro com o Oceano Atlântico, no qual este encontro da natureza traz um espetáculo aos olhos.  

Rio Punaú
Como visitar e o que fazer em Rio Punaú. Fonte/Reprodução: original.

Além de ser um pontos turísticos, os nativos de Rio do Fogo usam o local para plantar alimentos como jerimum, também conhecido como abóbora. 

Lagoa do Catolé

Próximo do Rio Catolé, existe a lagoa de mesmo nome. O seu balneário é uma parada obrigatória antes de conhecer as praias do Litoral Norte. Além disso, as suas águas são bastante transparentes e é local de refúgio para quem não gosta de agitação. 

Lagoa da Cotia

Lagoa da Cotia é uma parada obrigatória para quem vai passar o fim de semana em Rio do Fogo. Fica pertinho do resort Punaú Praia Hotel. Mas, existe o caminho próximo do trevo da BR-101. O local tem águas mornas e cristalinas, além de uma estrutura com barracas, cabanas e mesas na orla. 

Rio Guaxinim

Próximo da praia de Pititinga existe a Lagoa do Guaxinim, onde as águas do rio e dos mares se cruzam. Além disso, o local só tem acesso a partir de trilhas e passeios de 4×4 ou quadriciclos. 

Rio da Mutuca

O nome é uma referência ao mosquito local e fica em uma área local. As águas da lagoa são banhadas pelas dunas locais e fica a dois quilômetros de Zumbi. 

Lagoa Grande

Entre Maxaranguape e Rio do Fogo, existe a Lagoa Grande. O seu acesso é difícil, mas vale a pena a dificuldade, pois as suas águas mornas trazem uma sensação relaxante, limpa e ideal para quem deseja conhecer um RN ainda desconhecido dos turistas. 

Quais outros pontos turísticos de Rio do Fogo? 

Vimos que a cidade é bem tranquila, por ser uma cidade com moradores em sua maioria trabalhar apenas com o pescado e turismo. Lá você pode conhecer os Parrachos de Rio do Fogo, onde um passeio de barco levará a 5 quilômetros da costa para conhecer os parrachos e mergulhar com os peixes da região. 

Além disso, pode tirar um dia, o “day use”, para descançar em um belo resort, como o Punaú Praia Hotel, que tem piscinas, restaurantes e atividades de lazer, como skibunda e tirolesa. 

Nas vilas de pescadores de cada praia, você pode ter o contato com a arte local e comprar um produto feito pelas próprias artesãs, como chapéus, vestidos e a renda em labirinto. 

Ou seja, é possível turista por dentro do Rio Grande do Norte e conhecer as suas belezas. 

Compartilhe este texto para quem quer conhecer um pouco mais do Litoral Norte do RN.

Deixe um comentário