Conheça As Novas Regras Para O Crédito Consignado
Uma medida para aumentar as margens de lucro dos empréstimos salariais para 40% não entrou em vigor até dezembro, em um esforço para facilitar o emprego para os afetados pela pandemia.
A medida expira em 31 de dezembro de 2021, no início deste ano, quando entrarem em vigor as novas regras de empréstimo salarial.
Um dos principais fatores foi a redução das margens de empréstimos, voltando para 35%. A partir de janeiro de 2022, os candidatos só podem gastar até 35% de sua renda na conclusão de contratos.
Confira abaixo todas as novas regras do empréstimo consignado para 2022.
Limite do crédito consignado
Até o início do ano, os candidatos podem utilizar 35% do salário ou benefícios em um empréstimo regular e 5% no cartão de crédito consignado, perfazendo um total de 40% como caução.

Até 2022, as novas regras permitem que você use apenas 30% do seu salário ou benefícios em empréstimos tradicionais e 5% em cartões de crédito, totalizando 35% no depósito caução.
Prazo para quitação
O prazo para quitação total da dívida mudou. Anteriormente, as empreiteiras tinham até 84 meses (sete anos) para quitar suas dívidas. Agora, esse período foi reduzido para 72 meses (6 anos).
Juros do empréstimo consignado
As taxas de juros cobradas sobre empréstimos salariais aumentaram. Anteriormente, os juros dos empréstimos convencionais eram de 1,8%, passando para 2,4% ao mês. Os juros dos cartões de crédito aumentaram de 2,7% para 3,06% ao mês.
Redução do tempo de carência
Este ano também encerrou uma regra que permitia que o período de carência entre solicitar um empréstimo consignado e outro fosse reduzido para 30 dias. O prazo voltou para 90 dias.