Conheça as plantas e flores do Rio Grande do Norte
O estado potiguar é um estado rico em natureza, onde se encontra grande a biodiversidade de espécies de animais, além das plantas e flores do Rio Grande do Norte. Dessa flora, boa parte está em sua vasta costa praiana, influenciadas pelos ventos e maresia, incluindo as plantas provenientes dos estuários.
Se você ficou curioso para conhecer um pouco mais as plantas e flores do Rio Grande do Norte, vem comigo e vamos explorar as maravilhas da natureza local!
Quais são as plantas e flores mais comuns do Rio Grande do Norte?
A vegetação ocupa uma grande porção do RN. A vegetação tropical aparece no leste do estado, caracterizando a separação entre o lado úmido e o lado do sertão. Na região costeira são mais comuns plantas herbáceas, rasteiras e mais adaptáveis, que podem germinar por bastante tempo, com um ciclo de vida anual.
Os manguezais também estão presentes nessa região, já que se desenvolvem melhor em locais pantanosos. No interior do estado temos o cerrado como vegetação predominante. Também temos a caatinga, muito comum nas regiões mais quentes do país, por se formar de plantas mais resistentes ao sol, sem tanta necessidade de água, como o pereiro, o angico e Cumaru.
Qual a época do ano em que as plantas e flores do Rio Grande do Norte florescem?
Existe uma grande diversidade entre as plantas e flores do Rio Grande do Norte, por isso não é possível determinar com exatidão a época que acontece o florescimento. Mas, como a maioria da vegetação, essas plantas são de fácil adaptação a regiões desérticas e climas quentes.
Como o Rio Grande do Norte é um estado brasileiro ensolarado quase o ano todo, as plantas e flores adaptadas florescem e frutificam o ano inteiro.
Quais são os cuidados que as plantas e flores do Rio Grande do Norte precisam?
Exstem, conforme o Ministério do Meio Ambiente, em torno de 900 espécies de plantas do cerrado e da caatinga. Por essas plantas serem acostumadas ao clima seco e a pouca água, não exigem muitos cuidados e se dão bem na região. Porém, muitas espécies ainda não foram descobertas e nem catalogadas, então é difícil definir os principais cuidados.
Qual a diferença entre as plantas e flores do Rio Grande do Norte e de outras regiões do Brasil?
As principais diferenças entre as plantas e flores do Rio Grande do Norte e outras regiões do país, são a maior resistência ao sol e o calor, vegetação rasteira e a baixa necessidade de regas. Já as plantas do sul do país, que exigem muito mais cuidado e são muito mais sensíveis aos fatores climáticos, são mais resistentes ao frio e podem suportar maiores períodos de chuvas.
Existem algumas plantas e flores que são típicas do Rio Grande do Norte? Quais são elas?
Existem diversas espécies diferentes de plantas e flores no estado, haja vista os variados tipos de vegetação presente entre as regiões mais áridas, úmidas e litorâneas, podemos destacar os 3 tipos de mangues: Vermelho, Preto e Branco.
O Sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia), árvore tipica do nordeste brasileiro, e o Xique-xique (Pilocereus gounellei), uma espécie de cacto, planta comum da caatinga muito resistente ao ambiente mais seco, também são encontradas facilmente na região. Na Caatinga e região do semi-árido também se destaca o mandacaru, um cacto que pode atingir até 5 m de altura.
Em Natal, temos uma flor que é símbolo da cidade: a chanana. Um flor que floresce e cresce rapidamente ao menor sinal de chuva, aguenta vários meses de seca para no inverno florescer e deixar as ruas e becos da cidade mais lindos.
O cajueiro permeia todo o sertão, mas também enche o litoral suas árvores majestosas, não é à toa que em Pirangi existe o maior cajueiro do mundo.
As plantas e flores do Rio Grande do Norte fazem parte de uma vasta biodiversidade, que possui uma beleza exótica e precisam ser apreciadas com muita dedicação.