Exército Suíço Proíbe O Uso Do WhatsApp E Telegram Por Motivo De Segurança
O Exército Suíço proibiu o pessoal de serviço de usar WhatsApp, Signal, Telegram e aplicativos de mensagens semelhantes e quer que eles usem o aplicativo suíço Threema.
As regras significarão que os recrutas suíços servindo nas forças armadas e aqueles que retornam para cursos de atualização não divulgarão inadvertidamente informações militares a estrangeiros.
O porta-voz Daniel Reist explicou à Sky News que os profissionais do Exército Suíço já estão usando a versão empresarial do aplicativo, Threema Work.
Embora seja impossível visualizar o conteúdo de mensagens criptografadas de ponta a ponta, os provedores de serviços podem coletar metadados que revelam quem enviou a mensagem para quem e quando.
A regra se aplica a soldados que usam aplicativos em seus telefones pessoais durante o serviço, disse Rester.
As agências de notícias suíças locais informaram que os soldados que continuassem a usar outros serviços não seriam punidos.
A Suíça continua sendo um dos estados neutros armados mais antigos do mundo. Apesar de não ter lutado em nenhuma guerra estrangeira desde 1815, o país mantém o serviço militar obrigatório e todos os cidadãos do sexo masculino gozam de boa saúde.
Ele disse à Sky News que o Exército Suíço estava recomendando o Threema, um aplicativo de mensagens suíço pago que é criptografado de ponta a ponta e baseado em servidores na Suíça. O Exército Suíço cobrirá os custos de download para os recrutas.
Ao contrário dos aplicativos baseados nos EUA, o Threema não é protegido pelo U.S. Cloud Act, que pode permitir que as autoridades dos EUA exijam que as empresas entreguem as informações do usuário conforme exigido por lei.
Criptografia ponta a ponta
Para aplicativos criptografados de ponta a ponta, essas informações não podem conter o conteúdo da mensagem, mas os provedores de serviços podem revelar detalhes de quem é o usuário e quem está falando com quem, bem como o tamanho da mensagem compartilhada.
A análise desse tipo de metadados foi fundamental para o trabalho de inteligência militar em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial, mesmo antes que os analistas conseguissem encontrar uma maneira de decifrar as informações alemãs em grande escala.
A chamada “análise de tráfego” era a especialidade da Cabine Six em Bletchley Park no início da guerra para desenvolver inteligência sobre os movimentos inimigos.