Conheça a Fortaleza dos Reis Magos em Natal

1 422

A Fortaleza dos Reis Magos é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Natal. Não é para menos, o lugar tem uma importância histórica inestimável! É bem verdade que o Rio Grande do Norte é famoso por suas praias e recifes de corais. No entanto, há muito mais para ver por aqui além do mar!

Acompanhe.

A Fortaleza dos Reis Magos

Também conhecido como Forte, é uma construção militar histórica localizada na Praia do Forte em Natal. Sua administração fica a cargo da Fundação José Augusto, fundação do Governo do Rio Grande do Norte.

Quando se trata de história potiguar e da história do Brasil, esse é um lugar que não pode deixar de ser mencionado. A Fortaleza dos Reis Magos é o marco inicial da cidade de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599, na margem direita da barra do rio Potengi.

Saiba mais sobre esse incrível ponto turístico de Natal a seguir!

A Fortaleza dos Reis Magos em Natal

Posts Relacionados
1 De 72

A construção está localizada na linda praia urbana de Natal, a Praia do Forte. Construída as margens do Rio Potengi, hoje fica próxima a Ponte Newton Navarro. Se você pretende conhecer a capital potiguar, esse é um dos lugares que não podem ficar fora do seu roteiro de viagem.

A barra do rio Grande do Norte foi sob o comando do Capitão-mor da Capitania de Pernambuco chamado Manuel de Mascarenhas. Com ordens de tomar posse das terras ele deu a ordem para construir o forte.

Igreja no centro da Fortaleza dos Reis Magos. Natal – RN. Foto por Canindé Soares.

A construção foi iniciada em 06 de janeiro de 1598 (dia dos Santos Reis), por isso sendo batizada de Fortaleza dos Reis Magos.

As dependências desta construção inicialmente defendiam o território brasileiro de invasores. E foram até mesmo usadas como prisão política para os implicados na Revolução Pernambucana de 1817.

Quer saber mais sobre a história do Forte? Dá uma olhada nesse artigo Fortaleza dos Reis Magos.

O que ver na Fortaleza dos Reis Magos em Natal

A Praia do Forte onde fica a fortaleza já é um atrativo por si mesma. O local é lindíssimo e com certeza vai propiciar fotos maravilhosas. Então, não esqueça a sua câmera fotográfica e celular!

No forte o principal atrativo do local é antiguidade de sua construção. É possível observas muros e pisos originais da época em que o forte foi construído.

Além disso, dentro do forte é possível ver canhões originais, que estão posicionados a séculos no local. Resquícios da época em que a fortaleza era um abrigo de militares e ponto estratégico da defesa do nosso território. A beleza arquitetônica permite que o turista possa conhecer bem de perto o estilo das construções coloniais brasileiras. Um verdadeiro pedaço da nossa história!

No centro da Fortaleza o visitante ainda pode conferir uma pequena igreja, muito antiga. Um símbolo da fé e da religiosidade dos antigos colonizadores portugueses, e que foi herdada pelos brasileiros.

O forte tem uma formato estelar. Aqui também esta a Pedra do Marco, trazida da praia de Touros. Um artefato histórico que marca a posse das terras brasileiras pelos portugueses.

Como bônus, do alto da fortaleza o visitante pode contemplar uma linda vista do Rio Potengi e da Praia de Genipabu. Imperdível!

Como visitar a Fortaleza dos Reis Magos

A fortaleza fica na Praia do Forte, zona urbana de Natal. Para entrar é preciso pagar um valor símbolo de 3 reais por pessoa. Super barato!

O lugar permite visitação das 8 horas da manhã até as 16 horas e 30 minutos da tarde. Mas, antes de ir visitar, aconselhamos se informar se o forte estará funcionando no dia escolhido.

Portanto, programe sua férias e não deixe de conhecer a Fortaleza dos Reis Magos!

Para conhecer mais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, acesse Guia Natal.

Mostrar comentários (1)