Descubra a história por trás do Forte dos Reis Magos: o primeiro documentário!
É um mistério que fascina a todos. O Forte dos Reis Magos, um dos locais mais icônicos e famosos do Brasil, tem sua história preservada há mais de 300 anos. Agora, finalmente, chegou a hora de conhecermos a verdadeira história deste lugar incrível em um documentário inédito.
Não perca a oportunidade de descobrir o mistério que envolve o Forte dos Reis Magos!
O Forte dos Reis Magos
Nesta terça-feira, dia 31 de maio, será lançado no Youtube o primeiro documentário sobre a história da construção de 425 anos da Fortaleza dos Reis Magos, sendo o monumento histórico número um do Rio Grande do Norte e símbolo maior de Natal.
O filme intitulado “A Dança da História – Vida e Obra de uma Fortaleza”, foi escrito e dirigido por Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna, e tem quase 25 minutos de duração.
O que esperar do documentário?
O filme conta com diversas camadas repletas de informações sobre a Fortaleza dos Reis Magos, além de imagens filmadas durante a obra, imagens de arquivos variados (do Iphan à PS Engenharia e Facebook) e depoimentos de pessoas dos mais diversos segmentos.
Entre os depoentes, estão Carmen Alveal, professora de história da UFRN; os arquitetos e urbanistas Haroldo Maranhão, Nilberto Gomes e Carlos Suassuna; Onésimo Santos, arqueólogo; Mirabô Dantas, músico; Pablo Capistrano, professor, escritor e filósofo; o engenheiro Álcio Pereira; a bailarina Thaíse Galvão, entre outros.
O que esse documentário significa para o Rio Grande do Norte?
Para Carito Cavalcanti, o filme é um resgate da memória afetiva potiguar ligada ao marco de fundação da capital. Além disso, é um meio para descobrir as fortalezas que existem dentro de cada um, segundo Carito.
O próprio Carito também tem uma história antiga com a fortaleza da barra: ele alcançou os históricos festivais contraculturais que aconteceram por lá entre o final dos anos 70 e começo dos 80.
Pergunta Rápidas
Quando será lançado o documentário?
O documentário será lançado no Youtube nesta terça-feira (31/05).
Quem são os depoentes do filme?
Entre os depoentes estão Carmen Alveal, professora de história da UFRN; os arquitetos e urbanistas Haroldo Maranhão, Nilberto Gomes e Carlos Suassuna; Onésimo Santos, arqueólogo; Mirabô Dantas, músico; Pablo Capistrano, professor, escritor e filósofo; o engenheiro Álcio Pereira; a bailarina Thaíse Galvão.
Qual foi a motivação do diretor para produzir o filme?
Carito Cavalcanti teve a ideia de produzir um registro não só das obras da Fortaleza dos Reis Magos como também um filme sobre ela mesma. Além disso, segundo Carito, é uma forma de descobrir as fortalezas que existem dentro de cada um.