Como é a gastronomia do Rio Grande do Norte?
A gastronomia do Rio Grande do Norte é um dos aspectos mais fortes do estado, além de suas belezas naturais e litoral encantador. São muitos pratos disponíveis na culinária potiguar e eles são capazes de agradar diferentes paladares. Veja, ao longo deste texto, algumas das comidas mais marcantes da gastronomia do Rio Grande do Norte e também conheça restaurantes onde é possível degustá-las.
Quais as comidas típicas da gastronomia do Rio Grande do Norte?
Recheado com vários tipos de opções, a gastronomia do Rio Grande do Norte tem pratos que possuem diferentes ingredientes e preparos únicos. Essa diversidade ajuda a agradar todos que visitam o estado ou mesmo quem mora nele. Veja abaixo alguns dos preparos mais lembrados quando o assunto é gastronomia do Rio Grande do Norte.
Paçoca de carne de sol
Comida centenária, a paçoca de carne de sol é figura sempre presente na gastronomia do Rio Grande do Norte por ser saborosa e fácil de encontrar. O preparo consiste, basicamente, da carne desfiada misturada com farinha de mandioca.
O tempero varia, mas podem ser usados alho, cebola, coentro, manteiga e cebolinha. A paçoca é ideal para acompanhar outros pratos, como churrasco ou arroz.
Escondidinho de carne de sol
Mais uma delícia feita à base de carne de sol, o escondidinho é realizado com o uso do purê de macaxeira que “esconde” o recheio. Este, pode ser a própria carne de sol, mas também é possível encontrar versões com carne seca, frango, bacalhau e camarão, por exemplo.
Caranguejada
Outro alimento presente na gastronomia do Rio Grande do Norte, a caranguejada, como o nome sugere, tem como estrela o caranguejo. Esse crustáceo é facilmente encontrado nos estabelecimentos potiguares, como os restaurantes, e é servido com um caldo. Sua composição lembra bastante a peixada (mas com o caranguejo no lugar do peixe). Cai muito bem acompanhado de arroz ou pirão.
Arroz de leite
O Arroz de leite é uma opção bem interessante na gastronomia do Rio Grande do Norte e, apesar do nome lembrar o arroz doce, esse prato é salgado. Na prática ele é bem simples de preparar, basta adicionar leite ao final do cozimento do arroz. Isso dá a ele uma textura cremosa e leitosa.
Cartola
Uma boa opção presente na gastronomia do Rio Grande do Norte para quem gosta de doce é a Cartola. Os ingredientes básicos são a banana, canela, açúcar e queijo, e o preparo final é irresistível para quem não dispensa uma comidinha mais doce.
Cuscuz refogado
O cuscuz refogado é uma comida de presença marcante na gastronomia do Rio Grande do Norte e quase todo potiguar já experimentou. Também conhecido como “cuscuz potiguar” ou “cuscuz temperado” seu preparo é muito simples: basta adicionar alguns elementos, como temperos e carnes, ao tradicional cuscuz. Coisas como cebola, tomate, pimentão, calabresa e carne de sol são bastante usadas nesse contexto.
Ginga com tapioca, patrimônio cultural imaterial do RN!
Ao se falar da gastronomia do Rio Grande do Norte é impossível não mencionar a ginga com tapioca e a sua importância cultural. Essa comida típica, que consiste num peixe pequeno (manjubinha) frito com tapioca, além de ser muito popular entre os potiguares, também é um traço basilar do que é a culinária local.
Sua importância é tanta que, em 2019, o Governo do Estado reconheceu oficialmente o prato como Patrimônio Cultural Imaterial do RN. Além disso, essa combinação simples e saborosa, também é fundamental para ajudar a movimentar a economia local.
Opções de restaurantes em Natal RN para saborear a gastronomia do RN
Para saborear o melhor da gastronomia do Rio Grande do Norte nada melhor do que ir a um lugar agradável e com um cardápio recheado de boas opções. O estado potiguar tem excelentes restaurantes que oferecem o melhor da culinária local e também de outros lugares. Veja alguns deles a seguir.
Camarões Potiguar
O Camarões Potiguar é uma rede de restaurantes bastante popular no estado e que possui uma tradição bastante consolidada. Os pratos feitos com frutos do mar são a grande atração, mas o Camarões também oferece várias outras opções. Ele funciona em diferentes unidades espalhadas em Natal.
Mangai
O Mangai é um restaurante para quem quer apreciar a culinária nordestina e também a gastronomia do Rio Grande do Norte, pois essas são as especialidades da casa. O espaço também conta com sistema de buffet com foco nas comidas locais.
Manary
O Manary conta com opções de refeições que contemplam os sabores de todo o Brasil. No ambiente, é possível almoçar, jantar ou simplesmente beber algo acompanhado de petiscos. As opções disponíveis no cardápio são bem variadas e prometem agradar qualquer paladar.
Fogo e Chama
O Fogo e Chama é uma alternativa para quem não dispensa a carne. O restaurante conta com opções que englobam vários tipos de cortes (são mais de 20 disponíveis) e ainda possui sushi, frutos do mar, frios e queijos.
Como visto, a gastronomia do Rio Grande do Norte é bem rica e diversificada. Tem comidas para todos os gostos e que, entre outras coisas, ajudam a representar a cultura local e a moldar o que é ser potiguar.