Geografia do Rio Grande do norte

1 196

A geografia do Rio Grande do norte pode revelar muito de sua história, claro que se falando de fauna, flora e formações geológicas, por ser uma área que tem uma pegada costeira litorânea e conforme vamos adentrando podemos encontrar mares de morros, planícies, serras, chapadas dentre outras formações características do território nordestino.

Quando estamos estudando a Geografia do Rio Grande do norte temos que adentrar em outros contextos como por EX: economia, densidade populacional, história da formação de cidades, vegetação e hidrografia.

Claro que o objetivo desta matéria não é mostrar com precisão a geografia do Rio Grande do Norte em sua versão contemporânea, iremos detalhar informações que servirão como introdução para clarear a mente de quem procura conhecer o local.

Quais são as subdivisões do Rio Grande do Norte?

Geografia do Rio Grande do norte
Geografia do Rio Grande do norte

O estado do Rio Grande do Norte é extenso e dividido em quatro mesorregiões e 19 microrregiões, para entender melhor essas divisões iremos detalhá-las logo a baixo.

Conhecer como uma região é dividida por divisões é muito importante para ajudar na localização e no reconhecimento da área, de acordo com cada subdivisão podemos encontrar diferentes tipos de terrenos, florestas, animais e hidrografia.

Posts Relacionados
1 De 84
  • Agreste Potiguar: microrregiões Agreste Potiguar, Baixa Verde e Borborema Potiguar
  • Central Potiguar: microrregiões Angicos, Macau, Seridó Ocidental, Seridó Oriental, Serra de Santana
  • Leste Potiguar: microrregiões Litoral Nordeste, Litoral Sul, Macaíba, Natal
  • Oeste Potiguar: microrregiões Chapada do Apodi, Médio Oeste, Mossoró, Pau dos Ferros, Serra de São Miguel, Umarizal e Vale do Açu

Observando as divisões podemos identificar que é ampla a mudança de relevo e vegetação chega a ser impossível não notar a riqueza de informações que cada área passa visualmente.

População do estado do Rio Grande do Norte

A origem do povo potiguar está ligada à união dos povos indígenas, negros e portugueses. A influência cabocla e portuguesa é bastante visível no interior do estado, enquanto a ascendência africana é notável na zona litorânea.

Há, também, a questão da migração, especialmente, da Paraíba, com pessoas se concentrando em municípios como Coronel Ezequiel e Campo Redondo. Os gentílicos do estado são chamados de potiguares e norte-rio-grandenses.

como em todo lugar a imigração e miscigenação acabou dando origem a outro povo com suas características, costumes, cultura, culinária e importância histórica.

Existem turismo para as praias do Rio Grande do Norte?

Você pode combinar um pacote com seu agente de viagens para curtir o máximo de atividades que o Rio Grande do Norte tem a oferecer, lembrando sempre de estar acompanhado de um guia de turismo credenciado para ter melhor aproveitamento de sua viagem com todo o conforto e segurança que você precisa.

Aqui abaixo podemos conferir algumas das praias mais procuradas para o turismo no Rio Grande do Norte, aproveite para conhecer um pouco mais do que esse estado lindo tem a oferecer e já comece a planejar sua viagem.

  • Baía dos Golfinhos – Tibau do Sul
  • Península de Galinhos
  • Praia do Maceió – São Miguel do Gostoso
  • Praia do Amor – Pipa
  • Praia de Tourinhos – São Miguel do Gostoso
  • Ponta Negra – Natal
  • Barra do Cunhaú
  • Praia de Maracajaú

Todas as praias que estão nessa categoria estão devidamente capacitadas para receber todos os tipos de turistas, oferecendo o máximo de diversão, segurança e conforto para tornar sua estadia inesquecível, não deixe de visitá-las e deliciar-se com essas maravilhas naturais.

Quero conhecer mais sobre a geografia do Rio Grande do norte!

Se você gostou de conhecer um pouco sobre a geografia do Rio Grande do norte, não perca a chance de conhecer pessoalmente todas as maravilhas que essa terra tem a oferecer, e aproveite também para ler nosso artigo sobre: Turismo no rio grande do norte.

Mostrar comentários (1)