+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Qual cidade é a maior produtora de granito no RN?

0

O Brasil é conhecido como um grande produtor de granito em todo o mundo, o mercado mundial dessas rochas ornamentais a cada dia mais vem se expandindo no território nacional, tornando o Brasil um protagonista neste segmento. 

O Rio Grande do Norte é um dos Estados brasileiros que mais produz granito, neste post, veja qual cidade é a maior produtora de granito no RN.

O que é o granito?

Encontrado em reservas de montanhas rochosas, o granito é uma rocha magmática composta principalmente por três minerais que se destacam em sua composição, que são o quartzo, a mica e o feldspato. Mas, ainda assim, é possível encontrar outros minerais como: piroxenas, anfíbolas, zircão, olivina, entre outros.

Além disso, o granito também possui alto grau de absorção de líquido, por isso melhor não usar ele como bancadas de pia e afins, pois ele pode manchar muito com alimentos líquidos.

O que é o granito?
Pedra de granito. Fonte/Reprodução: original.

O granito é muito comparado ao mármore por conta do material semelhante, por serem rochas formadas por minerais, mas o mármore tem sua formação diferente do granito, sendo formado por calcita, além disso o mármore risca e o granito não.

Quais minerais fazem parte do granito?

Os três minerais mais presentes no granito são: o quartzo, a mica e o feldspato. O quartzo é um mineral incolor que possui partes parecidas com figuras geométricas, no granito ele está presente com grãos acinzentados que formam cristais. A mica fica responsável pelo brilho do granito e é um bom isolante de eletricidade, já o feldspato possui diversas tonalidades o que faz o granito variar também.

Quais as características do granito?

A principal característica do granito é que ela é uma rocha de alto grau de dureza, sendo muito resistente a materiais químicos, manchas e riscos. E por causa do feldspato, possui diversas variedades de cor e tonalidades.

O Brasil é o 5° maior produtor e exportador de granito do mundo, atrás apenas da China, Itália, Turquia e Índia. 

Como o granito é extraído?

O granito é extraído em sua forma natural em jazidas em blocos grandes, cortado por ferramentas com discos de diamante e logo em seguida polido. Esse preparo é essencial para sua comercialização.

Para que o granito serve?

Por conta de sua alta resistência e durabilidade, o granito é muito utilizado em áreas externas e internas, se encaixando em diferentes tipos de ambiente.

Para que o granito serve?
Mesa de granito. Fonte/Reprodução: original.

Seus usos comuns são como lavatórios de cozinhas e banheiros, pisos, soleiras e revestimentos de áreas que fiquem à exposição de sol.

Qual a maior produtora de granito no RN?

São diversas empresas produtoras de granito no RN, mas entre elas o destaque vai para Macaíba, localizada na zona urbana de Natal. Inclusive a cidade possui um roteiro pelo centro histórico para conhecê-la, já que existem igrejas, construções e monumentos nos quais foram utilizadas rochas que foram extraídas das pedreiras, entre elas o granito.

Então, concluímos que o Brasil é um dos maiores produtores de granito do mundo e que essa produção nacional está diretamente ligada ao Rio Grande do Norte,  que possui diversas empresas produtoras de granito também. O nosso maior e principal comprador de granito é os Estados Unidos, seguido por outros países como China, Itália, México, Reino Unido e Canadá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.