A Joia Histórica de Natal: o Palácio Felipe Camarão

0 408

Situado na cidade de Natal, encantadora capital do Rio Grande do Norte, o Palácio Felipe Camarão é um esplêndido marco histórico, que nos remete a uma época de grande riqueza e beleza. Fundado por Felipe Camarão, um dos pioneiros da região, o Palácio tem um papel fundamental para a história e a cultura potiguar.

Neste artigo, descubra os segredos desta joia da história e descubra o significado desta maravilha arquitetônica.

Ficha técnica do Palácio Felipe Camarão

Um resumo das informações sobre:

CaracterísticaDetalheAno
Construção do PrédioMiguel Micussi1922
Inauguração7 de Setembro1922
AdministraçãoAntônio José de Melo e Souza1920-1924
Intendente MunicipalTeodósio Paiva
Nome do PrédioPalácio Felipe Camarão1955
Índio Poti homenageadoAntônio Felipe Camarão1612
Brasão de ArmasConcedido pelo rei de Portugal16 de Maio de 1633
Morte de Felipe CamarãoVárzea, nos arrebaldes de Recife, PE1648

A Joia Histórica de Natal: o Palácio Felipe Camarão

A cidade de Natal é conhecida por suas belezas naturais e sua rica história. Um dos ícones históricos mais emblemáticos da cidade é o Palácio Felipe Camarão.

Posts Relacionados
1 De 5

O Palácio Felipe Camarão foi construído em 1922, pelo construtor Miguel Micussi, para ser inaugurado no dia do Centenário da Independência do Brasil, na administração do governador Antônio José de Melo e Souza e do intendente municipal Teodósio Paiva.

Quem foi Felipe Camarão?

O nome foi em homenagem ao índio Poti, nascido na aldeia de Vila Velha, em Igapó, em 1612, catequizado e batizado com o nome de Antônio Felipe Camarão.

Quem foi Felipe Camarão?
Felipe Camarão, o índio Poti. Fonte/Reprodução: Pernambuco.com

O índio Poti, depois conhecido como Dom Antônio Felipe Camarão, se destacou nas lutas para expulsão dos invasores holandeses na capitania de Pernambuco, sendo presenteado com um brasão de armas pelo rei de Portugal, além da comenda dos moinhos de Soure. Ele morreu em 1648, em Várzea, nos arrebaldes de Recife.

Uma Joia Histórica

O Palácio Felipe Camarão é um importante marco histórico e cultural de Natal, em homenagem ao bravo índio Poti, que lutou heroicamente na defesa de seu povo e teve seu nome reconhecido pelo rei de Portugal. O prédio é uma verdadeira obra de arte arquitetônica natalense, que merece ser preservado e reverenciado.

Por que o Palácio Felipe Camarão é importante para Natal?

O Palácio Felipe Camarão é um importante marco histórico e cultural de Natal, em homenagem ao bravo índio Poti Dom Felipe Camarão, guerreiro potiguar famoso. Tão importante para o povo natalense que pé a sede da Prefeitura da cidade.

Quem ocupa hoje a prefeitura da cidade, talvez não saiba que o prédio é recheado de história.

Deixe um comentário