Ipanguaçu
Ipanguaçu é um município do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017 sua população é estimada em 15.464 habitantes.

A origem do nome remonta ao radical lingüístico tupi-guarani. A palavra provavelmente se origina de ‘Ypa’ũgûasu, pela combinação das palavras’ ypa’ũ (ilha) + gûasu (grande), que significa “Ilha Grande”.
História de Ipanguaçu
Ipanguaçu é um município que começou em 1815 quando o coronel de Montenegro (Ovídio Montenegro) comprou um terreno e o converteu em uma fazenda de gado. A fazenda foi renomeada para Sacramento e, ao longo dos anos, um núcleo populacional apareceu ao redor da fazenda, que logo se tornou uma vila na cidade de Santana do Matos. A economia desta vila é baseada na agricultura e pecuária de subsistência. Em 23 de dezembro de 1948, de acordo com a Lei nº 146, Sacramento foi separado de Santana do Matos e se tornou a cidade de Ipanguaçu.
O município é banhado em dois rios: Piranhas-Açu, a oeste, e o rio Pataxó, seu tributário que o divide pela metade. Vale lembrar a lagoa de Ponta Grande e o Canadá. O clímax do município é a Serra de Pataxó, com uma altura de 107 metros.
Clima semi-árido, com mais chuvas no outono. Vegetação típica, caatinga e mata ciliar, Carnaúbas, que foi severamente desmatada para dar lugar a enormes plantações de banana, manga e algodão.
O ecoturismo é a principal atividade turística local. Os principais festivais do município são a emancipação, que acontece no dia 23 de dezembro, e a padroeira Nossa Senhora de Lourdes, no dia 11 de fevereiro, para comemorar o patrono, para organizar uma festa de dança no clube da cidade.
Gostou da nossa matéria sobre Ipanguaçu?
Compartilhe