João Câmara RN e sua história!
A região da Baixa Verde do Rio Grande do Norte é conhecida por ser o local onde fica a cidade de João Câmara RN. Inicialmente, este não era o nome inicial do município potiguar, que só teve este nome alterado em meados da década de 50 em homenagem ao político potiguar.
Nos anos 80, todavia, a cidade de João Câmara RN ficou conhecida pelo fenômeno do terremoto. O primeiro abalo aconteceu em agosto de 1987, mas o que virou notícia nacional aconteceu no dia 30 de novembro, quando sismólogos registraram o tremor acima de 5.1 graus da escala Richter.
Além disso, os tremores destruíram milhares de casas e veículos nacionais vieram para região com objetivo de registrar o acontecimento. Até hoje os geólogos estudam os tremores de terra.
Naquela região são formadas fazendeiros, agropecuária e plantação de algodão. Mas, a região foi emancipada na década de 1920, quando surgiu o primeiro prefeito da região, João Câmara. Vamos contar a seguir, a história do político João Câmara.
Quem foi João Câmara?
João Câmara nasceu no dia 8 de março de 1895, na cidade de Taipu. Era um importante fazendeiro e industrial, além de ser uma das figuras importantes de Baixa Verde. Por falar na região, ele foi o primeiro prefeito, sendo que deixou o cargo em 1933. No ano seguinte, todavia, foi membro da Assembleia Constituinte do RN, mas foi cassado em 1937.
Durante o fim da década de 40, ele se torna senador, mas faleceu em 1948 após ser um dos nomes para concorrer ao governo. Somente em 1954, a cidade mudou o nome de Baixa Verde para João Câmara.
Qual a história de João Câmara RN?
Baixa Verde surgiu em meados do século XIX, quando era um vilarejo no distrito de Taipu, que na época pertencia à Ceará-Mirim. No ano de 1891, Taipu virou município e o vilarejo se tornou um distrito da região.
Logo, Baixa Verde (nome antigo de João Câmara RN) se tornou exemplo de produção agropecuária e várias pessoas migraram para a região próxima do açude, fazendo com que a região ficasse próspera.
No ano de 1910 surgiu a estação ferroviária, fazendo a população escoar as mercadorias para Natal e outras cidades potiguares. Em 1915, foi construída a capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens dando a reestruturação do distrito. Neste mesmo período, um homem chamado João Câmara se mudou para a região, onde instalou fazendas. E rapidamente entrou para a política.
Graças a João Câmara, a região de Baixa Verde finalmente se tornou uma cidade em 1928, sendo a Igreja Matriz a de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Somente mudou a cidade para João Câmara apenas na década de 40.
Após a derrocada do algodão, a população de João Câmara RN destaca-se a produção de sisal e comércio local. Sem contar que tem um parque eólico, tornando um dos maiores produtores de energia elétrica.
Em 1987, a cidade sofreu com um conjunto de abalos sísmicos, algo inédito até então no Brasil. O terremoto fez com que a cidade ficasse famosa nacionalmente, sendo que pegou toda a população de surpresa e milhares de pessoas perderam as suas casas.
Conforme os cientistas, o local fica na Falha da Samambaia, sendo uma ruptura responsável pelo deslocamento de rochas na região e essas movimentações geram um terremoto.
O que fazer em João Câmara RN?
João Câmara RN é uma cidade conhecida pelo turismo de aventura, além de museus, faróis, e está próximo das principais praias do Litoral Norte. Sem contar que tem festas da padroeira e da emancipação da cidade.
Quais os pontos turísticos de João Câmara RN?
João Câmara tem como seu principal ponto turístico a Serra do Torreão, onde traz uma vista panorâmica do município. Em volta da serra, João Câmara também é exemplo de turismo ecológico, com rapel e passeio de trilhas.
A cidade ainda tem uma Estação Ferroviária, com inauguração em 1910, e tornou-se o marco da fundação de João Câmara, assim como a capela Nossa Senhora de Fátima. Sem contar que o espaço tem um dos parques eólicos instalados no RN, o parque Morro dos Ventos. Ótimo para registrar imagens bonitas dos cataventos.
Além disso, a cidade fica próxima de cidades litorâneas, como Touros, que tem uma das praias mais bonitas do Litoral Norte. Além disso, está perto de Pureza, com uma represa de águas cristalinas que cada vez mais está chamando a atenção dos turistas.
Como é a economia de João Câmara RN atualmente?
A economia de João Câmara RN é movida pela agropecuária e também por atividades comerciais. O salário mensal dos trabalhadores da região é de dois a cinco salários mínimos, sendo o Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 27,173 mil.
Sabia a origem da cidade de João Câmara RN? Compartilhe este texto para mais pessoas e não se esqueça de deixar o seu comentário.