Lagoa Nova – RN

2 602

Lagoa Nova é o município brasileiro do Rio Grande do Norte. Siga pela RN-203, atravesse o Cerro Corá, a 156 km de Natal; siga a BR-226, atravesse Currais Novos, a partir de Natal (198).

Lagoa Nova – RN

Está ligado ao município de Bodó, ao norte, ao Cerro Corá, a leste, a Currais Novos, ao sul, a São Vicente, a oeste, e a Santana do Matos, a noroeste. Segundo o censo de 2010, a população era de 13.990 habitantes, dos quais cerca da metade vivia em áreas rurais.

História de Lagoa Nova – RN

O assentamento da comuna ocorreu em meados do século XVIII, quando o coronel Cipriano Lopes Galvão, em 1755. Ele veio de Igaraçu, Pernambuco, para a região de Seridó, comprando terras na cidade de Totoró, onde mantinha uma fazenda de gado que residia até sua morte em 1765. Em 1777, em um ano condenado à grande seca no Sertão, os rebanhos da região foram quase totalmente dizimados. D. Adrian de Holand e Vasconcelos, viúva de Cel. Cipriano era um grande fazendeiro. Devido à seca, houve uma escassez de alimentos para gado que saíram de Totoró em busca de um pasto, subindo a Serra Azul, agora Serra de Sant’Ana. O gado teve que ser dividido, como os escravos, por ordem de D. Adriana. Seguindo os caminhos deixados pelo gado, os escravos alcançaram a margem do lago, onde muitos animais pastavam ao seu redor.

No dia seguinte, eles descobriram a área, mas uma lagoa onde muitas raízes pastavam. Daí o nome “Lagoa Nova”. Ciente da descoberta de D. Adrian, ele ergueu uma fazenda perto da lagoa para que o gado pudesse ficar ali, verificando se essas terras retornavam. Foi para Natal e solicitou o registro da Lagoa Nova sesmaria, datada de 1793, de acordo com a aquisição da 1. Cartório de Currais Novos.

No século XVIII

Posts Relacionados
1 De 212

No século XVIII, chegaram os primeiros colonos, entre eles José Peixoto, que vivia no cultivo de cana de açúcar, feijão, milho e arroz. Por causa da grande seca, ele abandonou sua terra e emigrou para outra região. Nos anos de 1904-1925, outras famílias se estabeleceram na área, incluindo Martins Francisco dos Santos, José Pereira de Lima, Joaquim Félix Pequeno e Ezequiel Serafim.

Gostou da matéria?

Nos acompanhe

Compartilhe

Siga nosso Instagram

Mostrar comentários (2)