Descubrindo o Lajedo de Soledade – Um Tesouro Histórico em Apodi, RN

0 553

Em Apodi, se destaca por uma das suas principais atrações é o Lajedo de Soledade.: um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, cheio de surpresas misteriosas e segredos pré-históricos, o Lajedo de Soledade guarda um tesouro inestimável que merece ser preservado.

Venha descobrir todas as maravilhas deste lugar mágico e conhecer as pinturas rupestres e os animais pré-históricos que ainda existem no local. Prepare-se para uma aventura que vai ficar para sempre na sua memória!

Descubra o Tesouro Histórico do Lajedo de Soledade

O Lajedo de Soledade, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, é considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil.

Descubra o Tesouro Histórico do Lajedo de Soledade
Uma ravina do Lajedo cheia de água no período das chuvas. Fonte/Reprodução: Lajedo de Soledade.

Próximo ao município de Apodi, a 335 km de Natal, o Lajedo de Soledade possui uma história surpreendente.

Uma História de Salvação

Posts Relacionados
1 De 116

O Lajedo de Soledade quase foi destruído por produtores de cal da região, mas a intervenção de geólogos da Petrobras, aliada aos próprios moradores, acabou salvando o sítio. Durante as pesquisas, foram descobertos fósseis de animais pré-históricos, como bicho-preguiça e tatus gigantes, além de pinturas rupestres. Estas foram feitas por índios que habitavam a região no período pré-histórico.

Um Tesouro de Conhecimento

Segundo os geólogos da Petrobras, a área do lajedo estava coberta por um mar raso há 90 milhões de anos, que ao recuar, deu origem a uma extensão de rocha calcária com cavernas e fendas onde estão gravadas as pinturas.

O Lajedo de Soledade tornou-se tema de documentário na BBC de Londres, além de reportagens em veículos de comunicação do Brasil e é fonte de conhecimento científico para centenas de pesquisadores. Recebe cerca de 700 visitantes por mês, sendo a maioria estudantes e professores.

Preservando o Tesouro Histórico

A Fundação Amigos do Lajedo de Soledade e o Centro de Atividades do Lajedo foram criados para preservar e valorizar o sítio arqueológico. O lajedo é considerado um lugar único de extrema importância para a Arqueologia e para a cultura potiguar, sendo o orgulho dos moradores do distrito de Apodi.

O que é o Lajedo de Soledade?

O Lajedo de Soledade é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi.

É constituído por uma área de rocha calcária com cavernas e fendas onde estão gravadas as pinturas rupestres, feitas por índios que habitavam a região no período pré-histórico.

Onde fica o Lajedo de Soledade?

O Lajedo de Soledade fica localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade. O município tem cerca de 33 mil habitantes e fica a cerca de 335 km de Natal (cerca de 4 horas e 30 minutos de carro ) e a 76 km de Mossoró, a segunda maior cidade do Estado.

Quais são as atividades realizadas no Lajedo de Soledade?

No Lajedo de Soledade é possível realizar visitas ao sítio arqueológico, acompanhadas por guias, para ver as pinturas rupestres. Também há diversas atividades culturais, como exposições, palestras, oficinas, shows, cinema, teatro e muito mais. Além disso, pesquisas científicas são realizadas para preservar e valorizar o Lajedo de Soledade.

Deixe um comentário