Maiores jogadores do futebol potiguar da história!

0 2.620

O Rio Grande do Norte, diferente do que muitos pensam, possui uma longa história com o futebol. Nessa trajetória, o estado já revelou grandes nomes do esporte, com destaque nacional e até mesmo internacional. Aqui você confere os maiores jogadores do futebol potiguar e suas inspiradoras histórias. Confere aí!

Didi: revelado pelo Potiguar e Campeão Brasileiro em 1998 pelo Corinthians

Didi é, um dos maiores jogadores do futebol potiguar. Natural de Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte, nasceu em 24 de fevereiro de 1976 e iniciou profissionalmente aos 19 anos, em 1995, no time paraibano Nacional de Patos. 

Com destaque na habilidade com a bola e com fama de goleador, sua ascensão no esporte não demorou muito. Em 1997 já integrava o time do Sport de Recife e, um ano depois, foi transferido para o Corinthians. 

Didi: revelado pelo Potiguar e Campeão Brasileiro em 1998 pelo Corinthians
Jogador Didi. Fonte/Reprodução: original.

No timão paulista Didi fez história! Ele foi um dos destaques na final do campeonato paulista de 1998, que rendeu título ao rival São Paulo, e ainda participou da conquista do Brasileirão daquele ano. O atleta se aposentou em 2012.    

Souza: Meio-campo e um dos maiores ídolos do futebol natalense

Posts Relacionados
1 De 15

Ídolo do futebol natalense, especialmente para os torcedores do América de Natal, Souza é outro que integra o time de melhores jogadores do futebol potiguar. Nascido em Itajá, na região central do estado, em 1975, possui uma história bastante parecida com a de Didi.

Começou sua carreira no alvirrubro de Natal, mas ganhou destaque nacional quando defendeu, em 1994, o time paulista Rio Branco de Americana. Não demorou muito e naquele mesmo ano o potiguar já integrava a equipe do Corinthians.

O jogador era muito querido pelo Time da Fiel, inclusive com títulos importantes pelo clube. Jogou junto com Didi, quando conquistaram o segundo lugar do paulista de 1998. Naquele mesmo ano foi para o São Paulo, mas não rendeu muito. Aposentou-se no América de Natal, em 2008.  

Sinhá: jogador de vários times do México, inclusive Seleção Mexicana

Mais um destaque de Itajá! Nascido em 1976, primo do jogador Souza, também deu os primeiros passos da carreira no América de Natal. Entretanto, diferente dos outros potiguares desta lista, Sinhá se destacou fora do país. 

Em 1998 partiu para o México para jogar no Monterrey, mas foi no ano seguinte que se firmou no Deportivo Toluca, onde jogou por 16 anos e é considerado um dos heróis do time. Casou-se com uma mexicana e, com a naturalização, atuou na seleção do país na copa de 2006.

Sinhá aposentou-se em 2017, após atingir a marca de 600 jogos pelo Toluca do México, país que mora até hoje.

Nonato: Jogador do Cruzeiro por 7 temporadas e Seleção Brasileira em 1993

Nonato é outro dos grandes nomes do esporte e um dos maiores jogadores do futebol potiguar. Original de Mossoró, onde nasceu em 1967, começou a carreira no Baraúnas, time local, em 1988. Chegou a defender o ABC de Natal, mas ganhou destaque nacional quando integrou o time do Cruzeiro, em 1990. 

Foram 7 temporadas no time mineiro, onde conquistou importantes títulos, como a Libertadores de 1996. Foi pelo destaque na Raposa que o potiguar conseguiu uma vaga para a seleção nacional em 1993. Se aposentou em 2002 pelo alvinegro de Natal.

Dedé de Dora: o maior ídolo da história do Potyguar

Dedé de Dora é o grande ídolo do Potyguar de Currais Novos, no Seridó do Rio Grande do Norte. Iniciou a carreira no time em 1979, mas ganhou destaque nos rivais ABC e América, clubes da capital Natal. 

Jogou no Cruzeiro em 1985, quando teve bom resultado e chegou a ser cotado para a Seleção Brasileira. Não demorou muito e retornou para o ABC, seu time do coração, onde encerrou a carreira em 1994 após uma lesão. Faleceu em 2017, em Natal, após lutar contra um câncer de pulmão.

O dia em Mané Garrincha vestiu a camisa do Potyguar contra o Centenário de Parelhas

Sabia que o ídolo nacional Mané Garrincha já foi potiguar? É isso mesmo! Por um dia, o craque vestiu a camisa do Potyguar de Currais Novos contra o Centenário de Parelhas em um jogo beneficente em 1970. Já no fim de carreira, o gênio das pernas tortas, como era conhecido, arrastou multidões pelo Rio Grande do Norte. Todos queriam ver de perto o ídolo da copa de 1962. 

Em síntese, esses são alguns entre os maiores jogadores do futebol potiguar – motivos de orgulho para o estado e inspiração para os novos nomes do esporte que surgem no Rio Grande do Norte. Apesar de não ter tanta tradição no futebol, o RN revelou grandes nomes para o Brasil e mundo.

Deixe um comentário