Monte Alegre – RN
Monte Alegre é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, pertencente à Região Metropolitana de Natal.
Segundo o IBGE, a população do município é de aproximadamente 22 451 hab.
História Monte Alegre – RN
A Fazenda Quirambu já existia na região em 1737, era uma propriedade de João Francisco Ribeiro, localizada na margem direita do Rio Trairi.
Em meados do século XIX, um comerciante destacava-se na localidade e com seu estilo próprio fez história no meio do povo.
O comerciante Antônio Miranda tinha um engenho rústico de cana-de-açúcar movido a bois e uma almanjarra para produzir rapadura e aguardente. Mas Antônio Miranda não tinha qualquer tipo de preocupação com os resíduos da cana, espalhava desordenadamente os bagaços restantes das moagens pelos arredores da povoação.
A povoação, que era caminho para Macaíba, trilha natural para o Porto de Guarapes, centro exportador de comércio em 1872, passou a se chamar Monte Alegre no final do século XIX.
O povoado continuou crescendo com a construção da igreja, iniciada em 1905, novas moradias foram erguidas, a escola foi feita, grandes safras foram colhidas e existia fartura na mesa do povo.
Cinco anos depois, em 25 de novembro de 1953, pela Lei número 929, Monte Alegre desmembrou-se de São José do Mipibu e tornou-se município.
Monte Alegre é a terra de Onofre Lopes, fundador e primeiro diretor da UFRN, e Dom Joaquim Antônio de Almeida, o primeiro bispo paroquial de Natal.
Gostou da matéria?
Tenha outras informações e matérias como esta também abaixo.
Compartilhe