Natal e a segunda guerra mundial

0 459

Natal e a segunda guerra mundial, essa é uma conexão que poucas pessoas fazem, Geralmente não paramos pra pensar no impacto que o nordeste teve durante a segunda guerra mundial, por ter grande áreas litorâneas o rio grande do norte assim como outros estados serviu de palco para alguns pequenos fragmentos dessa história que sempre vai ser lembradas nos livros de história .

Natal não é apenas sol, praia e dunas. A cidade guarda muitas histórias e curiosidades ao longo dos seus mais de 400 anos. Por sua localização estratégica, facilitando deslocamentos para África e Europa, a capital potiguar foi base de tropas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial. No começo de 2020, a cidade vai inaugurar o Complexo Cultural da Rampa, museu que contará um pouco sobre a aviação e a participação de Natal no conflito mundial.

Rampa é uma antiga estação de passageiros e de transporte de correspondências utilizada como base para receber hidroaviões. Seu posicionamento privilegiado a tornou de imenso valor durante o transcorrer da Segunda Guerra, quando veio a se tornar a primeira base a operar missões da guerra na América do Sul.

Natal foi a primeira cidade do país a ter coca-cola?

Natal e a segunda guerra mundial
Natal e a segunda guerra mundial

Foi ali que se registrou uma das fotos mais emblemáticas da história do Brasil. O encontro em janeiro de 1943 entre o presidente americano Franklin Delano Roosevelt e o presidente brasileiro Getúlio Vargas.

“Esse prédio histórico está sendo reformado, onde teremos não só um museu, mas um bistrô. Uma nova construção que vai fazer parte do complexo vai abrigar um auditório e um espaço para exposições”, revela a secretária de Turismo do rio grande do norte, Aninha Costa.

Posts Relacionados
1 De 116

Ela acrescenta que a Segunda Guerra Mundial foi um momento importante para a cidade e o estado e deixou marcas na história, costumes e no desenvolvimento. “Natal foi a primeira cidade do país a ter Coca-Cola, jeans, ray-ban.

A influência norte-americana ainda é forte. Temos uma praia chamada Miami, outra chamada Praia dos Artistas, já que os norte-americanos eram chamados de artistas e uma das gírias mais utilizadas pelos natalenses é boy”.

Entre os aviadores que estiveram em Natal está o francês Antoine de Saint-Exupéry. Piloto da empresa de correio aéreo Aeropostale, ele esteve em algumas cidades brasileiras entre 1929 e 1930. Reza a lenda que o escritor ficou encantado com um centenário baobá que conheceu na capital do Rio Grande do Norte e o incluiu em seu livro mais famoso, O pequeno príncipe.

Natal abrigou tropas norte americanas?

Natal esteve envolvida na guerra, por tanto teve contato com outros países e forneceu abrigo a algumas tropas, abaixo podemos ver uma lista com alguns países que refugiaram algumas tropas pelas terras do Rio grande do norte.

  • Estados unidos
  • França
  • Reino Unido

Como é de conhecimento geral, o Brasil não teve grande participação na Segunda Guerra Mundial, tendo apenas auxiliando os Aliados (Reino Unido, França e Estados Unidos) em algumas ações.

Como parte deste apoio, foi instalada uma base militar dos Estados Unidos em Natal, em 1942. A capital potiguar foi escolhida por ter uma posição geográfica privilegiada, facilitando deslocamentos para África e Europa.

Criado para proteger o continente americano das investidas do composto por Alemanha, Itália e Japão, o Parnamirim Field era, na década de 1940, a maior base aérea estadunidense em território estrangeiro. Ao fim da guerra, o fato rendeu à capital potiguar o apelido de “Trampolim da Vitória”.

Quero conhecer mais sobre Natal e a segunda guerra mundial!

Conhecer a cidade de natal e sua historia é sempre fascinante, essa é uma cidade que participou de eventos inesquecíveis e continua cheia de historias para serem contadas, aproveite a chance e leia nosso artigo sobre: Prefeitos de Natal.

Deixe um comentário