Doadoras de Leite Materno Salvam Vidas: Estoque em Nível Crítico
Os recém-nascidos do Rio Grande do Norte precisam da sua ajuda! O leite materno é um alimento essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês, mas muitos não têm acesso a esse alimento por diversos motivos.
Assim, doar leite materno pode ser a diferença entre a vida e a morte para muitos bebês. Se você é do Rio Grande do Norte, junte-se a nós e contribua para a saúde dos recém-nascidos da sua cidade! Conheça os locais de doação e faça a sua parte!
Doações de Leite Materno
Natal, capital do Rio Grande do Norte, vive uma situação crítica no que diz respeito ao estoque de leite materno. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), o déficit tem causado prejuízos aos recém-nascidos que necessitam do leite para se desenvolver e crescer de forma saudável.
Em 2022, 3.763 mulheres realizaram doações de leite materno e 8.156 bebês foram beneficiados. Porém, os números apresentam uma queda considerável. A SESAP reforça a importância de novas doações para salvar vidas, pois cada litro doado pode atender até 10 recém-nascidos.
Quem pode Doar?
Qualquer mulher que amamenta pode ser uma possível doadora de leite humano, desde que seja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Alguns locais para doação são:
- A Maternidade Escola Januário Cicco – Natal;
- Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia);
- Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital do Santa Catarina);
- Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró.
Fique atento e tente doar o máximo que conseguir!
Importância das Doações
A Rede de Bancos de Leite Humano (RBLH) recomenda que as doações sejam feitas em maternidades como:
- A Maternidade Dr. Leide Morais, Natal;
- Maternidade Almeida Castro, Mossoró;
- Universitário Ana Bezerra, Santa Cruz, do Seridó;
- Maternidade Divino Amor, Parnamirim.
A SESAP reforça que doar leite é um ato que salva vidas de bebês e que todas as doadoras são extremamente importantes para a saúde dos recém-nascidos.