Descubra a Beleza do Açude Itans: Um Reservatório Artificial no Rio Grande do Norte

0 867

Localizada na cidade de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, o Açude Itans é responsável por uma grande revolução na vida local. Com sua construção, iniciada em 1907 e inaugurada em 1936, o reservatório permitiu aos agricultores, pecuaristas e moradores desfrutarem de um novo padrão de vida.

Além disso, também abasteceu a localidade com água potável e ofereceu um lugar para lazer, tornando Caicó ainda mais bonita e acolhedora. Saiba como o Açude Itans mudou a vida de Caicó!

Descubra a Beleza do Açude Itans

O Açude Itans é um dos mais belos reservatórios artificiais (açude) do Rio Grande do Norte, localizado na bacia do rio Piranhas/Açu, na cidade de Caicó. Seu nome significa “Grande Concha” na língua Janduí-Tapuia e formado por uma barragem de terra, por gravidade, de 23 m de altura. Sua bacia ocupa uma área de 1340 hectares, com capacidade para 81.750.000 m³ de água.

Esta obra foi iniciada em 1907 visando socorrer as regiões tradicionalmente submetidas aos efeitos das secas e clima do Seridó, ou seja, seco, no Rio Grande do Norte. Inicialmente o projeto era para o município de Jardim do Seridó, mas foi transferido para o município de Caicó, no sítio Itans.

Finalmente inaugurada em 1936, Caicó foi a primeira cidade do interior a ganhar um serviço de abastecimento de água do tamanho do açude Itans, em sua maioria, o abastecimento de água era feito por poços e rios.

Posts Relacionados
1 De 72

A CAERN e o açude Itans

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) gerencia e monitora a água distribuída à população da cidade de Caicó desde 1996. Atualmente o abastecimento é feito através da adutora Manoel Torres, captando água potável do rio Piranhas.

As águas do açude também são utilizadas para irrigação do perímetro Itans-Sabugi, para a agricultura e pecuária da região, se tornando assim a principal fonte hídrica.

A CAERN e o açude Itans
Plantação irrigada pelo açude. Fonte/Reprodução: Wikip[edia.

Além disso, há a Estação de Piscicultura Estevão de Oliveira, administrada pelo DNOCS, que produz peixes e alevinos para diversos açudes públicos e privados, que também utiliza das águas do açude Itans para a sua produção.

Quais as atrações do açude Itans?

A beleza natural deste local também permite que as pessoas da cidade se divirtam praticando esportes aquáticos e outras atividades de lazer, tamanha diversão gerou a atenção de empresários para abrir parques aquáticos e clubes sociais, tais como: o Caicó Iate Clube; O Clube Pelicano, o Clube dos Caminhoneiros e a Associação dos Professores Universitários de Caicó (APUC).

Uma visita ao Açude Itans é uma experiência inesquecível para todos os que residem em Caicó e região, o que não impede de outras pessoas irem visitar. Venha descobrir todas as belezas deste lugar incrível!

Deixe um comentário