O Cajueiro de Pirangi

1 429

O Cajueiro de Pirangi é um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte.  localizado na bela Praia de Pirangi do Norte, a árvore imensa entrou para o livro dos recordes mundiais, o Guinness Book por seu imenso tamanho, como a maior árvore do mundo.

Quem passeia pelo Cajueiro tem a sensação que está em Um Bosque e fica maravilhado ao saber que é uma árvore só!

Quer saber mais sobre essa maravilha? Então acompanhe a seguir.

O Cajueiro de Pirangi

Essa Linda árvore gigante é uma das principais atrações turísticas da cidade de Parnamirim RN vizinha da capital Natal no Rio Grande do Norte. 

o cajueiro de Pirangi
Passarela no cajueiro de Pirangi, RN.

Quando você visitar Natal Rio Grande do Norte não deixe de conferir o maior cajueiro do mundo. Visitar o Cajueiro e ouvir as histórias dos moradores locais sobre a árvore é uma experiência única.

Posts Relacionados
1 De 144

Os moradores podem contar curiosidades e até mesmo lendas locais que giram em torno do Cajueiro,  algo que o visitante só consegue saber se conversar com os potiguares.

Além disso árvore fica as praias mais bonitas do Estado,  ou seja, é diversão em dobro para você e sua família 

Vamos conhecer melhor o Cajueiro!

O Cajueiro de Pirangi –  a maior árvore frutífera do mundo

A praia de Pirangi Onde fica o Cajueiro está aproximadamente 22 km de distância da capital Natal RN. Com 8.500 metros quadrados de área total árvore entrou para o Guinness Book em 1994 levando o título de maior cajueiro do mundo e também de maior árvore frutífera do mundo. 

Árvore foi plantada pelo pescador Luiz Inácio de Oliveira no ano de 1888.  sem nenhum aditivo químico ou método de cultivo complexo, árvore cresceu de forma anômala e acabou por se tornar um dos principais legados culturais da cidade.

Luiz Inácio faleceu aos 93 anos deixando um legado indescritível de valor e cultura para cidade de Parnamirim RN.

Algumas versões da história  contudo, afirmam que o Cajueiro foi plantado Sylvio Pedroza  ex-prefeito da cidade e o antigo proprietário do terreno. a versão mais aceita, no entanto,  é a de que o Cajueiro realmente foi cantado pelo pescador Luiz Inácio de Oliveira.

 Quando pensamos nas condições simples de cultivo  e na total falta de uma técnica que potencializasse se o crescimento do Cajueiro,  percebemos que Independente de quem tenha plantado, seja ex-prefeito Sylvio ou pescador Luiz,  foi realmente um feito notório e que dificilmente será indicado no futuro.

O Cajueiro é muito amado pelos moradores locais,  não apenas que eu retorno turístico que proporciona,  mas pelo seu valor histórico, cultural e até mesmo sentimental que esta árvore possui para todos os locais.

É claro,  os visitantes também se impressionam com o Cajueiro e quem visita Pirangi nunca mais esquece o passeio por essas para o incrível!

Portanto:

  1.  O Cajueiro de Pirangi é a maior árvore do mundo com 8.500 metros quadrados;
  2.  É também a maior árvore frutífera do mundo;
  3.  Provavelmente plantado por um pescador,  sem nenhuma técnica especial de cultivo;
  4.  É uma árvore Centenária cantaram no final do século XIX. 

Por que o Cajueiro cresceu tanto?

A explicação científica para o crescimento anormal do Cajueiro de Pirangi está em uma anomalia genética.

O Cajueiro de Pirangi, foto por @assis8225 .

O que perceberam que a árvore crescia desproporcionalmente e não parava de crescer os cientistas e pesquisadores começaram a estudar o fenômeno procurando suas causas.  E após muitos estudos e pesquisas acabaram encontrando duas anomalias genéticas que explicam o crescimento desordenado do Cajueiro.

A primeira anomalia está nos galhos do Cajueiro,  ao invés de crescerem para cima como deve ser nas árvores, eles crescem para os lados e devido ao peso acumulado por esse crescimento incomum os gases acabam descendo em direção ao solo.  

É por isso que apesar de ter uma grande área total árvore não é tão alta quanto que imaginaria que ela poderia ou deveria ser.

Já a segunda anomalia  ocorre justamente por causa da primeira.  ao atingir o solo os galhos entraram na terra e começaram a desenvolver raízes, imitando novos troncos no entanto são a mesma árvore.

E por causa disso, ao visitar o Cajueiro de Pirangi temos a sensação de estar em um grande Bosque caminhando  entre muitas árvores.

Toda esta exuberância de galhos faz com que o Cajueiro produza entre 70 a 80 mil cajus por  Safra, o equivalente a 2,5 toneladas de caju. Não é à toa a árvore também leva a alcunha de maior árvore frutífera do mundo.

Em resumo:

  • O Cajueiro cresce tanto por conta de duas anomalias; 
  • A anomalia genética faz os seus Galhos crescem para os lados e ao atingir o solo eles desenvolvem raízes;
  • A árvore produz uma quantidade imensa de cajus,  com certeza uma safra digna de respeito.

O que fazer ao visitar o Cajueiro de Pirangi

Obviamente, o Cajueiro é a principal atração. Você pode passear por entre os galhos da árvore e sentir-se um verdadeiro Bosque. 

Há passarelas de madeira  quando você pode caminhar entre os galhos,  e desfrutar da sombra do Cajueiro.

Além disso também  há um Mirante onde você pode subir e ter uma vista completa da copa da árvore, vislumbrando finalmente toda sua extensão. A experiência de subir no Mirante em incrível,  é nessa hora que o visitante você dá conta de que se trata de uma única árvore e da sua imensidão.

Você também pode aproveitar a praia de Pirangi,  uma das mais belas e atrativas do estado.

E ao concluir sua visita no Cajueiro existe uma feira de artesanato local, onde pode comprar peças artesanais produzidas por artistas locais e castanhas produzidas pelo Cajueiro.

 Ou seja quando visitar o Cajueiro de Pirangi;

  1.  você dá um belo passeio em um Bosque que na verdade é uma árvore só;
  2.  poderá escutar de uma vista linda do Mirante;
  3.  poderá aproveitar a praia de Pirangi;
  4.  poderá comprar artesanato na feirinha local.

Como chegar ao Cajueiro de Pirangi 

O Cajueiro é muito fácil de ser acessado, como ele fica na cidade de Parnamirim Rio Grande do Norte ,  que é vizinha de Natal RN, tudo que você precisa é pegar um ônibus para praia de Pirangi, ou se preferir pode comprar um passeio que leva você pelo Cajueiro.

O cajueiro. Foto por Assistendeviagem.

Os passeios são a melhor forma de conhecer o lugar, pois eles deixam você lá e depois trazer você de volta Natal dando toda assistência que você precisar durante o trajeto e durante a visita.

Mas,  como este é um ponto turístico muito conhecido,  não é difícil de ir até lá sozinho caso você não queria comprar um passeio.  basta se informar com os moradores locais pegar um táxi Uber ônibus ou alugar um caro, e você chegará sem grandes dificuldades até Parnamirim e depois a praia de Pirangi.

Ou seja:

  •  visitar o Cajueiro é muito fácil; 
  • Uma boa forma de conhecer o local é comprar um passeio bate e volta saindo de Natal.

 O Cajueiro de Pirangi

Essa árvore é  é mesmo impressionante, não concorda?  Esse é um daqueles locais praticamente obrigatório para qualquer visitante, afinal você não vai encontrar o maior cajueiro do mundo e nenhum outro lugar.

 E se quiser conferir mais passeios acesse o nosso

 Até a próxima!

Mostrar comentários (1)